Coimbra

Alta de Coimbra vista do rio Mondego
Alta de Coimbra vista do rio Mondego

Coimbra

Coimbra é uma cidade portuguesa, capital do distrito homónimo, situada na província da Beira Litoral. É a maior cidade da região Centro de Portugal. Historicamente uma cidade universitária: a Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa e das maiores do país, fundada em 1290. Uma das urbes mais antigas do país, foi a capital de Portugal antes de Lisboa, até 1255, e nela está o primeiro Panteão Nacional, o Mosteiro de Santa Cruz. No dia 22 de Junho de 2013, a Universidade de Coimbra – Alta e Sofia, foram declaradas Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Merecem visita obrigatória o referido Mosteiro de Santa Cruz que alberga o túmulo do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, e na outra margem o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, recuperado e resgatado das águas do rio que o invadiram ao longo dos séculos. Ou ainda a Sé Velha, em cujas escadas tem lugar a serenata monumental em que os estudantes trajando capas negras cantam com muito sentimento o Fado de Coimbra. Mas há muito mais para ver. São muitos os jardins a não perder como o do Choupal, o da Quinta das Lágrimas, cenário do romance de D. Pedro e Inês de Castro, ou o Jardim Botânico. As crianças (e não só) vão adorar o Portugal dos Pequenitos, um parque que reproduz à escala dos mais pequenos, os principais monumentos portugueses.

O grande espaço museológico de Coimbra é o Museu Nacional de Machado de Castro junto à Sé Nova, instalado no Palácio Episcopal de Coimbra. Considerado um dos mais importantes museus do país, possui coleções de pintura, escultura, ourivesaria, cerâmica e têxteis. Conserva também o Criptopórtico romano, entre um acervo de grande valor e dá a conhecer a história da cidade. Mas Coimbra não é só tradição; possui estruturas modernas que vale a pena conhecer como o Pólo II da Universidade, a Ponte Pedonal Pedro e Inês, ou o Pavilhão Centro de Portugal no Parque Verde do Mondego. E para ter uma perspetiva diferente de toda a cidade nada como um passeio de barco no Rio Mondego.

De resto, a Figueira da Foz e suas praias ficam a dois passos de Coimbra.