Várias pessoas me aconselharam a visitar Alba Iulia, e até li num guia de viagens que Alba Iulia é das cidades mais subavaliadas da Transilvânia. Ambas as coisas me deixaram curioso e com grandes expectativas. Foi meio caminho para a desilusão (tal como quando decidi visitar Rasnov).
Manda a verdade dizer que a importância histórica de Alba Iulia é inegável. Foi ali, por exemplo, que a 1 de dezembro de 1918, logo após o final da Primeira Grande Guerra, representantes da população romena do Principado da Transilvânia se reuniram para proclamar a união da Transilvânia com o Reino da Roménia.
Ainda hoje, a sua imponente e bem preservada cidadela, palco desse encontro, chama a atenção do viajante. Foi precisamente esse pedaço da antiguidade, em forma de estrela e sobranceiro à cidade nova, que me levou a Alba Iulia.
A minha visita a Alba Iulia
Cheguei a Alba Iulia oriundo de Sibiu, uma cidade bonita e fervilhante, pousei as coisas no hotel e fui imediatamente conhecer a cidadela. Fiz alguns quilómetros, espreitei alguns monumentos e catedrais, tentei deixar-me ficar a absorver qualquer coisa. Mas não deu certo.
Talvez eu tenha falhado em alguma coisa, talvez estivesse saturado de urbanidade, ou – porventura o mais certo – talvez tivesse criado expectativas desajustadas. Certo é que Alba Iulia foi uma das maiores desilusões do roteiro que fiz na Roménia. Sim, visitei a cidadela em forma de estrela, principal atração da cidade, mas não consegui estabelecer qualquer ligação emocional com o local.
No fundo, pareceu-me um lugar um pouco pretensioso, com museus gigantescos e catedrais imponentes, mas despido de emoção e de gente. Mais cimento do que alma, mais fachada do que coração. Um espaço austero e frio, mesmo debaixo de 37 graus centígrados. Não gostei.
Deixo, por isso, apenas mais algumas fotografias da cidadela para que possa visualizar o ambiente e perceber que não é beleza que lhe falta. É alma. Ou, pelo menos, foi isso que eu senti em Alba Iulia.
Guia para visitar Alba Iulia
Como chegar
Eu cheguei a Alba Iulia vindo de Sibiu e, nesse caso, o autocarro era a opção mais conveniente. O mesmo acontece para quem chega de Brasov ou Bucareste. Há comboios com passagem em Alba Iulia de cidades como Cluj-Napoca e Suceava (para visitar os mosteiros pintados de Bucovina); tanto mais recomendáveis quanto maiores forem as distâncias a percorrer.
Dito isto, alugar carro na Roménia pode ser uma opção muito mais cómoda. Simule o custo do aluguer no link abaixo e decida em conformidade.
Calcular preço do aluguer de um carro
Onde ficar
Muitos viajantes visitam Alba Iulia a meio da viagem entre Brasov (ou Sighisoara) e Sibiu, sem pernoitarem na cidade. É uma hipótese que permite otimizar o roteiro de viagem na Roménia mas, caso opte por dormir em Alba Iulia, recomendo o hotel Pension Marylou. Fica localizado no centro da cidade, a dois passos da cidadela.
Eu fiquei alojado num pequeno hostel chamado Citadel Hostel, mas a sua localização – ao contrário do que o nome possa sugerir – não é muito prática.
Pesquisar hotéis em Alba Iulia
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe uma resposta