Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Roménia » Transilvânia » Alba Iulia

Alba Iulia, cidadela sem alma

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Alba Iulia Europa Roménia Transilvânia
Atualizado em 1.09.2022 | Tempo de leitura: 4 minutos

Cidadela de Alba Iulia, Roménia
Uma das entradas na cidadela de Alba Iulia

Várias pessoas me aconselharam a visitar Alba Iulia, e até li num guia de viagens que Alba Iulia é das cidades mais subavaliadas da Transilvânia. Ambas as coisas me deixaram curioso e com grandes expectativas. Foi meio caminho para a desilusão (tal como quando decidi visitar Rasnov).

Manda a verdade dizer que a importância histórica de Alba Iulia é inegável. Foi ali, por exemplo, que a 1 de dezembro de 1918, logo após o final da Primeira Grande Guerra, representantes da população romena do Principado da Transilvânia se reuniram para proclamar a união da Transilvânia com o Reino da Roménia.

Ainda hoje, a sua imponente e bem preservada cidadela, palco desse encontro, chama a atenção do viajante. Foi precisamente esse pedaço da antiguidade, em forma de estrela e sobranceiro à cidade nova, que me levou a Alba Iulia.

A minha visita a Alba Iulia

Alba Iulia Roménia
Avenida no interior da cidadela de Alba Iulia

Cheguei a Alba Iulia oriundo de Sibiu, uma cidade bonita e fervilhante, pousei as coisas no hotel e fui imediatamente conhecer a cidadela. Fiz alguns quilómetros, espreitei alguns monumentos e catedrais, tentei deixar-me ficar a absorver qualquer coisa. Mas não deu certo.

Talvez eu tenha falhado em alguma coisa, talvez estivesse saturado de urbanidade, ou – porventura o mais certo – talvez tivesse criado expectativas desajustadas. Certo é que Alba Iulia foi uma das maiores desilusões do roteiro que fiz na Roménia. Sim, visitei a cidadela em forma de estrela, principal atração da cidade, mas não consegui estabelecer qualquer ligação emocional com o local.

No fundo, pareceu-me um lugar um pouco pretensioso, com museus gigantescos e catedrais imponentes, mas despido de emoção e de gente. Mais cimento do que alma, mais fachada do que coração. Um espaço austero e frio, mesmo debaixo de 37 graus centígrados. Não gostei.

Deixo, por isso, apenas mais algumas fotografias da cidadela para que possa visualizar o ambiente e perceber que não é beleza que lhe falta. É alma. Ou, pelo menos, foi isso que eu senti em Alba Iulia.

Catedral da Coroação, Alba Iulia
Catedral da Coroação, em Alba Iulia
Catedral da Coroação, Alba Iulia
Interior da Catedral da Coroação
Alba Iulia - Catedral São Miguel
Cidadela de Alba Iulia, com a Catedral de São Miguel à direita

Guia para visitar Alba Iulia

Como chegar

Eu cheguei a Alba Iulia vindo de Sibiu e, nesse caso, o autocarro era a opção mais conveniente. O mesmo acontece para quem chega de Brasov ou Bucareste. Há comboios com passagem em Alba Iulia de cidades como Cluj-Napoca e Suceava (para visitar os mosteiros pintados de Bucovina); tanto mais recomendáveis quanto maiores forem as distâncias a percorrer.

Dito isto, alugar carro na Roménia pode ser uma opção muito mais cómoda. Simule o custo do aluguer no link abaixo e decida em conformidade.

Calcular preço do aluguer de um carro

Onde ficar

Muitos viajantes visitam Alba Iulia a meio da viagem entre Brasov (ou Sighisoara) e Sibiu, sem pernoitarem na cidade. É uma hipótese que permite otimizar o roteiro de viagem na Roménia mas, caso opte por dormir em Alba Iulia, recomendo o hotel Pension Marylou. Fica localizado no centro da cidade, a dois passos da cidadela.

Eu fiquei alojado num pequeno hostel chamado Citadel Hostel, mas a sua localização – ao contrário do que o nome possa sugerir – não é muito prática.

Pesquisar hotéis em Alba Iulia

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Alba Iulia Europa Roménia Transilvânia

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Alba Iulia e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Sibiu, onde os telhados têm olhos
Património Mundial da UNESCO na Albânia »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Alba Iulia

Reserve um hotel em Alba Iulia ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens