Destino: Europa » Roménia » Suceava

Os mosteiros pintados de Bucovina

Por Filipe Morato Gomes
Igrejas da Moldávia: Moldovita
Vista geral da belíssima igreja do mosteiro de Moldovita, na região de Bucovina, nordeste da Roménia

Desde há muitos anos que os chamados mosteiros pintados de Bucovina – ou, melhor dizendo, as igrejas pintadas dos mosteiros da região da Moldávia – fazem parte do meu imaginário de viajante. Já cheguei a ter voos marcados para a Roménia mas acabei por adiar a viagem. Até agora. E, sem surpresa, decidi incluir as igrejas de Bucovina no meu roteiro de viagem à Roménia.

A região histórica da Moldávia está atualmente dividida. O lado oriental pertence à República da Moldávia; as zonas norte e sudeste são territórios da Ucrânia; e a metade ocidental é agora parte da Roménia. É lá, na região de Bucovina, que se encontram os mosteiros com igrejas pintadas – que a UNESCO, em nome do rigor histórico, inclui na lista de Património Mundial da Roménia sob o nome de “Igrejas da Moldávia”.

“As igrejas com pinturas murais exteriores do norte da Moldávia (…), são obras-primas inspiradas na arte bizantina. Estas oito igrejas do norte da Moldávia são únicas na Europa. Elas são autênticas e particularmente bem preservadas. Longe de serem meras decorações de parede, as pinturas formam uma cobertura sistemática de todas as fachadas e representam ciclos completos de temas religiosos. Sua composição excepcional, a elegância dos personagens e a harmonia das cores combinam perfeitamente com a paisagem envolvente.”, in UNESCO.

Tinha, pois, muita curiosidade em conhecer a região romena da Moldávia; e, muito especialmente, as igrejas pintadas dos mosteiros de Bucovina. Tendo por base a cidade de Suceava, eis a minha experiência.

A minha visita às igrejas da Moldávia (mosteiros pintados de Bucovina)

O dia começou cedo e chuvoso. Ainda não eram 8:00 quando o motorista da Hello Bucovina apareceu à porta do hostel onde me alojei em Suceava. Não me recordo do seu nome, mas vinha referenciado como sendo o meu “guia”. Explicou-me o roteiro previsto e os quatro mosteiros que iríamos visitar durante o dia: Humor, Voronet, Moldovita e Sucevita.

O pequeno mas belíssimo mosteiro de Arbore iria ficar de fora – a não ser que eu “pagasse um extra”, disse-me o guia. “São as ordens do meu patrão”. Confirmei o programa do tour contratado e confirmei a ausência de Arbore na lista de visitas programadas. Paciência.

Mosteiro de Humor

Mosteiro de Humor
O pequeno mas elegante mosteiro de Humor

O mosteiro de Humor, localizado muito perto da povoação de Gura Humorului, foi o primeiro mosteiro que visitei em Bucovina. Quando lá cheguei, a porta estava entreaberta e não havia ninguém para me receber e cobrar bilhete. Entrei, ainda assim, com vontade de aproveitar os repentinos raios de sol que aqueciam naquele momento a fachada, antes que o céu se pintasse novamente de branco.

Pequeno mas muito bonito, o mosteiro de Humor foi um dos primeiros mosteiros pintados da Moldávia a ver as suas paredes cobertas por frescos; e, juntamente com Voronet, é hoje em dia um dos mais bem preservados mosteiros da região. Os frescos, cuja cor dominante é um peculiar castanho avermelhado, retratam cenas comuns a outros mosteiros da região – como o Cerco de Constantinopla e o Juízo Final.

O interior é igualmente arrebatador; ainda para mais se for tão de manhã que não se encontre mais ninguém a visitar o mosteiro de Humor. Não poderia ter começado de melhor forma esta visita às igrejas pintadas de Bucovina. Próxima paragem: Voronet.

Mosteiro de Voronet

Mosteiro de Voronet, Bucovina
Porta de entrada na igreja do mosteiro de Voronet

Seguimos então para Voronet, o chamado “mosteiro azul” de Bucovina, onde me foi solicitado que cobrisse as pernas antes de entrar (estava de calções).

No interior do mosteiro, encontrei uma igreja verdadeiramente impressionante; tanto por fora como por dentro. Há quem lhe chame a “Capela Sistina do Leste”, seja lá o que isso queira dizer. Certo é que a igreja principal de São Jorge, localizada no interior do mosteiro de Voronet, é uma das mais famosas e fotografadas igrejas da Moldávia – senão mesmo de toda a Roménia.

E tudo por causa dos incríveis frescos do exterior, retratando centenas de figuras contra um distintivo fundo azul com cores vivas e bem preservadas. Uma verdadeira obra-prima – seguramente um dos mais espetaculares mosteiros pintados de Bucovina.

Mosteiro de Moldovita

Igrejas da Moldávia: Moldovita
Moldovita, provavelmente o mosteiro pintado de Bucovina de que mais gostei

Seguimos então para o mosteiro de Moldovita, localizado na aldeia de Vatra Moldovitei. Lá dentro, uma das mais elegantes igrejas pintadas de Bucovina entre todos os mosteiros de Bucovina. Nos frescos das paredes exteriores, absolutamente espetaculares, predominam os tons azuis e dourados. Têm quase 500 anos de existência e estão incrivelmente bem conservados.

Mosteiro de Moldovita, Roménia
Pormenor da entrada na igreja do mosteiro de Moldovita

Segui depois para a entrada da igreja, e de novo fiquei boquiaberto com a vivacidade dos frescos. Dei voltas e voltas ao mosteiro de Moldovita; vi dois grupos de turistas chegarem e partirem; e não me apetecia sair dali.

Era de Moldovita a imagem das igrejas pintadas de Bucovina que guardava na memória. É esta imagem que levo no coração. Lindo, lindo!

Mosteiro de Sucevita

Mosteiros pintados de Bucovina: Sucevita
Mosteiro de Sucevita, na região romena de Bucovina

Depois de apreciar o mosteiro de Moldovita poderia ter ido embora e regressado a Suceava; estava plenamente satisfeito com o que tinha visto até aí. Mas faltava ainda a igreja pintada de Sucevita, e eu não queria desaproveitar a oportunidade para conhecer outro dos mosteiros de Bucovina.

O guia tinha-me dito, aliás, que para ele Moldovita e Sucevita eram os “melhores mosteiros de Bucovina”. Entrei, por isso, com as expectativas em alta.

O mosteiro de Sucevita é de facto imponente. Infelizmente, parte do seu interior beneficiava de obras de restauro, pelo que não me foi possível apreciar condignamente os maravilhosos frescos. Tal como nos outros mosteiros, os frescos das paredes da igreja – tanto no exterior como no interior – são verdadeiras “obras-primas inspiradas na arte bizantina”. Palavras da UNESCO, que integra as oito igrejas da Moldávia na lista de Património Mundial da UNESCO na Roménia.

Satisfeito, dei por finda a missão de visitar os mosteiros pintados de Bucovina. O céu, esse, voltou a pintar-se de branco; e até umas pingas de chuva começaram a cair.

Uma hora depois, regressava à minha base em Suceava, com uma igreja preferida: Moldovita.

Mapa com os mosteiros pintados de Bucovina

Guia prático

Como chegar a Suceava

A partir de cidades como Bucareste, Alba Iulila ou Cluj-Napoca, a melhor forma de chegar a Suceava é de comboio. Especialmente se não se importar de fazer a viagem de noite – poupa tempo e dinheiro. Outra alternativa, mais frequente, são os autocarros. Tal como explico no meu roteiro na Roménia, usei muitas vezes o site www.virail.pt para verificar os horários dos transportes na Roménia – autocarros e comboios – e nunca falhou.

Dito isto, alugar carro na Roménia pode ser uma opção muito mais cómoda. Simule o custo do aluguer no link abaixo e decida em conformidade.

Calcular preço do aluguer de um carro

Como organizar a visita às igrejas pintadas de Bucovina

Caso tenha dois ou três dias para visitar os mosteiros de Bucovina, pode considerar usar os transportes públicos; mas se quiser visitar num só dia os quatro ou cinco mosteiros referidos neste post, só mesmo com transporte próprio.

Nesse caso, restam duas opções: alugar um carro (mesmo que chegue de comboio pode alugar carro em Suceava por um dia) ou recorrer a uma agência. Eu escolhi fazer o Full Day Bucovina Tour da Hello Bucovina que, na verdade, é o eufemismo de alugar um carro com motorista. Ou seja, pelo preço não compensa.

Onde ficar

A vantagem de ficar em Bucovina é desfrutar da beleza rural das zonas montanhosas, fora dos centros urbanos como Suceava. Dito isto, recomendo sem reservas a Agropensiunea Ioana e a Pensiunea Agroturistica Floare de Camp; são alojamentos rurais absolutamente irrepreensíveis.

Pesquisar hotéis em Suceava

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.