Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Ásia » Tailândia » Koh Samet

As Mãos de Génio dos Massagistas Tailandeses (VM #23)

Por Filipe Morato Gomes | Volta ao Mundo Ásia Bangkok Koh Samet Tailândia
Atualizado em 24.12.2018 | Tempo de leitura: 4 minutos

Koh Samet, Tailândia
Praia em Koh Samet, Tailândia

Passo algum tempo na mega cidade de Bangkok, Tailândia, onde assisto ao festival da lua cheia, nas proximidades do gueto mochileiro de Khao San Road. Mas não demoro a seguir para a ilha de Samet, onde me entrego aos cuidados de uma massagista tailandesa. Sem malandrices…

Deixei o Camboja com a sensação de que haveria bastante mais para assimilar sobre a terrível história recente daquele país e sobre o seu povo indulgente. Mas decidi prosseguir viagem em direcção à Tailândia. Onze horas depois de me sentar numa carrinha de passageiros haveria de chegar a Bangkok, bem a tempo de assistir ao festival da lua cheia que nessa noite tinha lugar.

O maior Buda reclinado da Tailândia, no templo de Pho, Banguecoque, Tailândia
O maior Buda reclinado da Tailândia, no templo de Pho, Bangkok

Encontrei uma cidade profusamente iluminada, milhares de pessoas acotovelando-se na rua tal e qual um normal S. João tripeiro. Pequenos arranjos florais embrulhados em folhas de bananeira contendo velas, incensos e uma moeda eram lançados ao rio. Toda a cidade estava em festa, as pessoas alegres, os comerciantes sorridentes. Não poderia ter escolhido melhor forma para rapidamente esquecer os solavancos de tantas horas na estrada.

Feliz pela oportunidade de desenferrujar o português percorri sem destino definido, com um recém-amigo brasileiro, as margens do Rio Chao Phraya e as ruas em redor de Khao San Road – o mais famoso, amado e odiado gueto de viajantes independentes em todo o mundo. Nas ruas, por entre a multidão de transeuntes, algo bastante anormal era possível observar. Homens barrigudos, velhos, se não no espírito pelo menos na idade, a pele branca a denunciar a sua origem europeia, seguiam invariavelmente acompanhados mão na mão por belas, jovens e atraentes tailandesas. Nada que eu não soubesse de antemão. Mas ver as suas faces de galantes conquistadores ao lado de quem procurará tão-somente a oportunidade de uma vida melhor não é uma visão de todo agradável. Involuntariamente, acabaria por seguir dias depois para um popular refúgio onde muitos desses casais se dedicam, digamos, ao amor: a ilha Samet, a escassas quatro horas de viagem de Bangkok.

Praia de Phutsa, Koh Samet, Tailândia
Praia de Phutsa, Koh Samet, Tailândia

Koh Samet é uma pequena ilha de apenas treze quilómetros quadrados. Mas está convenientemente localizada para quem vive na capital tailandesa. Não consta que as suas praias rivalizem em beleza com as do sul da Tailândia mas, ainda assim, Samet é um local que justifica um par de dias de atenção. Seja pelas águas tépidas e cristalinas ou pela atmosfera acolhedora dos bungalows que se espraiam pelas diversas baías da costa leste da ilha. Ou seja ainda pela intimidade de um jantar à luz tosca de um candeeiro a petróleo em pleno areal. E, claro, pela oportunidade de sentir no corpo as mãos de génio de mulheres e homens que se dedicam à milenar arte da massagem tailandesa e que, em Samet, colocam à disposição dos visitantes todo o seu talento. Não podia deixar de experimentar.

Deitado no areal da praia de Phutsa, protegido pela sombra de uma palmeira, acabaria dormitando não fora um ou outro esporádico movimento a roçar o doloroso. A massagista usava maioritariamente as mãos para executar o seu ofício. Mas também os braços, os cotovelos, as pernas e os pés. Em movimentos nem sempre agradáveis e indolores. Mas dois euros e trinta minutos depois, o meu corpo como que parecia rejuvenescido e até uma pequena dor muscular havia desaparecido. Excepcional.

De volta a Bangkok, preparo-me agora para rumar a norte e saciar a vontade de conhecer o modo de vida de algumas minorias étnicas que habitam aquela região da Tailândia. Depois de uma experiência similar no noroeste do Vietname, sei que valerá a pena. Entro num autocarro a cair de podre e apronto-me para outra noite de desconforto.

Esta é a capa do livro «Alma de Viajante», que contém as crónicas de uma viagem com 14 meses de duração - a maioria das quais publicada no suplemento Fugas do jornal Público. É uma obra de 208 páginas em papel couché, que conta com um design gráfico elegante e atrativo, e uma seleção de belíssimas fotografias tiradas durante a volta ao mundo. O livro está esgotado nas livrarias, mas eu ofereço-o em formato ebook, gratuitamente, a todos os subscritores da newsletter.

SUBSCREVER NEWSLETTER

Saiba mais sobre: Volta ao Mundo Ásia Bangkok Koh Samet Tailândia

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Bangkok e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« O Lado Esquecido de Angkor Wat, Camboja (VM #22)
Tsunami Altera Planos da Volta do Mundo (VM #24) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Bangkok

Reserve um hotel em Bangkok ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens