Bangkok
Bangkok
Bangkok é a capital e a cidade mais populosa da Tailândia, além de principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do país. Fica situada na margem esquerda do rio Chao Phraya, nas proximidades do golfo da Tailândia, e aproximadamente 13% da população do país vive na sua área metropolitana. Cobrindo cerca de 1500 km2, a metrópole de Bangkok encaixa-se com facilidade na “liga das cidades grandes”, contribuindo para isso uma estimativa de dez milhões de habitantes, mais de 30 000 táxis e um número cada vez maior de turistas. Lidar com uma selva de cimento tão vasta não é tarefa fácil, especialmente numa primeira visita.
Certas zonas do perímetro urbano tornaram-se mais populares do que outras, em grande parte devido à sua boa localização e às coisas para ver e fazer – sejam atrações tradicionais, pontos turísticos para compras ou uma vida noturna notoriamente famosa. Circular nesta metrópole emocionante também se tornou muito mais fácil graças aos sistemas Skytrain (BTS) e subterrâneos (MRT) que conectam grandes áreas, como são exemplo:
– Sukhumvit. A estrada mais longa da Tailândia. Tanto a própria como as suas muitas “sois” (sub-ruas) adjacentes são pobres em atrações turísticas tradicionais, mas ricas em compras, restaurantes e vida noturna. Os muitos restaurantes da moda, bares, centros comerciais com ar condicionado, hotéis luxuosos e clubes famosos conferem à zona um toque cosmopolita e moderno;
– Silom. Sem dúvida um dos bairros financeiros mais importantes da cidade, com muitas sedes de bancos, instituições financeiras e edifícios de escritórios. Hotéis finos, shoppings mais pequenos e ótimos restaurantes também abundam nesta zona – e, claro, é onde se encontra a famosa vida noturna de Patpong;
– Siam. O centro de compras de Bangkok, lar de alguns dos centros comerciais mais populares e importantes da cidade, como o MBK Centre, o Siam Discovery Centre, o Siam Centre ou o Siam Paragon. Dentro do próprio Siam Square há uma grande variedade de lojas e serviços, incluindo restaurantes, cafés, boutiques de roupa de marca, lojas de discos, cinemas, livrarias, o Hard Rock Cafe, hotéis e bancos. Os compradores variam entre jovens estudantes, funcionários de escritórios, moradores e, é claro, multidões de turistas.
Excessiva e cosmopolita, caótica e apaixonante, Bangkok é tudo e o seu oposto em simultâneo. A capital tailandesa é uma cidade diversa, hiperativa e multifacetada, que não deve deixar de visitar.
Visitar Bangkok: guia prático
Se está a pensar viajar para Bangkok, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.
VOOS | Comece por pesquisar voos para Bangkok. Caso lhe seja útil, veja um texto sobre como comprar voos baratos, aplicável a qualquer destino.
TRANSFERS | À chegada ao aeroporto, e como nem sempre os transportes públicos são a opção mais adequada para ir até ao hotel (se viajar em família ou aterrar muito tarde, por exemplo), deixo aqui a sugestão de um serviço de confiança onde pode reservar um transfer em Bangkok.
HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Leia o texto sobre onde ficar em Bangkok, onde explico com detalhe as minhas escolhas e falo das melhores regiões para dormir, incluindo as vantagens e as desvantagens das diferentes localizações. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Bangkok a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.
O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Bangkok, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Entre eles, comece por ver o post sobre o que fazer em Bangkok, um roteiro muito especial escrito com base na experiência no terreno.Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Bangkok por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.
ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Bangkok, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar em Bangkok
DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.
SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Bangkok.
INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Bangkok é comprar um eSIM da Holafly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).