Bangkok

Vista noturna de Bangkok
Vista noturna da capital Bangkok

Bangkok

Bangkok é a capital e a cidade mais populosa da Tailândia, além de principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do país. Fica situada na margem esquerda do rio Chao Phraya, nas proximidades do golfo da Tailândia, e aproximadamente 13% da população do país vive na sua área metropolitana. Cobrindo cerca de 1500 km2, a metrópole de Bangkok encaixa-se com facilidade na “liga das cidades grandes”, contribuindo para isso uma estimativa de dez milhões de habitantes, mais de 30 000 táxis e um número cada vez maior de turistas. Lidar com uma selva de cimento tão vasta não é tarefa fácil, especialmente numa primeira visita.

Certas zonas do perímetro urbano tornaram-se mais populares do que outras, em grande parte devido à sua boa localização e às coisas para ver e fazer – sejam atrações tradicionais, pontos turísticos para compras ou uma vida noturna notoriamente famosa. Circular nesta metrópole emocionante também se tornou muito mais fácil graças aos sistemas Skytrain (BTS) e subterrâneos (MRT) que conectam grandes áreas, como são exemplo:

– Sukhumvit. A estrada mais longa da Tailândia. Tanto a própria como as suas muitas “sois” (sub-ruas) adjacentes são pobres em atrações turísticas tradicionais, mas ricas em compras, restaurantes e vida noturna. Os muitos restaurantes da moda, bares, centros comerciais com ar condicionado, hotéis luxuosos e clubes famosos conferem à zona um toque cosmopolita e moderno;

– Silom. Sem dúvida um dos bairros financeiros mais importantes da cidade, com muitas sedes de bancos, instituições financeiras e edifícios de escritórios. Hotéis finos, shoppings mais pequenos e ótimos restaurantes também abundam nesta zona – e, claro, é onde se encontra a famosa vida noturna de Patpong;

– Siam. O centro de compras de Bangkok, lar de alguns dos centros comerciais mais populares e importantes da cidade, como o MBK Centre, o Siam Discovery Centre, o Siam Centre ou o Siam Paragon. Dentro do próprio Siam Square há uma grande variedade de lojas e serviços, incluindo restaurantes, cafés, boutiques de roupa de marca, lojas de discos, cinemas, livrarias, o Hard Rock Cafe, hotéis e bancos. Os compradores variam entre jovens estudantes, funcionários de escritórios, moradores e, é claro, multidões de turistas.

Excessiva e cosmopolita, caótica e apaixonante, Bangkok é tudo e o seu oposto em simultâneo. A capital tailandesa é uma cidade diversa, hiperativa e multifacetada, que não deve deixar de visitar.