Era dia de deixar Skopje e prosseguir viagem para Bitola. O céu estava enublado, a ameaçar chuva, mas queria mesmo visitar o desfiladeiro Matka, a escassos 16km de distância de Skopje.
Não iria ser a chuva a cancelar os planos, pelo que fui para o terminal de autocarros de Skopje na companhia de Enrique e do seu sobrinho, dois afáveis norte-americanos com quem fiquei no Get Inn Skopje Hostel e a quem desafiei para me acompanharem a Matka.
O canyon Matka
O canyon Matka é habitat de inúmeras espécies endémicas de plantas e animais (nomeadamente mais de 70 espécies de borboletas). O desfiladeiro tem também trilhos belíssimos que é possível calcorrear, e é igualmente conhecido pelas dezenas de grutas ali existentes – a algumas das quais é possível chegar de barco.
Por último, mas não menos relevante, nas gargantas de Matka há um conjunto razoável de igrejas e mosteiros que resiste à passagem do tempo, para além das ruínas de uma fortaleza (a cidade medieval de Matka). Eu optei por não visitar as grutas nem os mosteiros, e dediquei-me às caminhadas.
Na companhia dos dois parceiros de ocasião, fiz o trilho ao longo da margem, junto ao lago artificial criado com a construção de uma barragem. Seriam uns cinco ou seis quilómetros – não mais que isso -, ida e volta, rodeado de escarpas e ambientes florestais.
Caminhámos tranquilamente, com o céu zangado mas sem chorar, e a temperatura perfeita para caminhar. A maior parte do trajeto desenrolou-se num caminho empedrado construído nas encostas do canyon, mas por vezes entrávamos em plena floresta, com muita humidade, sombras e vegetação. Mais curioso, sempre na companhia de um cão que jamais nos abandonou.
A certa altura, tal como previsto, uma cerca de ferro anunciou o final do percurso. Não era possível prosseguir mais. Havia que voltar para trás e fazer o mesmo caminho até à barragem; tomar um macchiato para aquecer a alma num café das proximidades; e esperar que um autocarro nos levasse de novo a Skopje.
Estávamos satisfeitos; apesar da ameaça de chuva, tinha valido a pena visitar de canyon Matka. Foi o antídoto perfeito para o buliço urbano de Skopje.
No regresso ao terminal rodoviário de Skopje, fui buscar a mochila (tinha ficado no depósito de bagagem), comprei bilhete para o próximo autocarro rumo a Bitola para visitar as ruínas Heraclea Lyncestis e, aí sim, disse adeus à capital da Macedónia.
Mais fotos do desfiladeiro Matka
Saiba o que fazer em Skopje e leia o roteiro de viagem na Macedónia.
Guia prático
Como chegar a Matka
Ir de Skopje a Matka não tem muito que enganar. Basta dirigir-se ao terminal urbano (debaixo da estação de comboios), e apanhar o autocarro 60. Há dez autocarros por dia em ambos os sentidos – saem de Skopje às 7:00, 8:45, 10:30, 12:10, 14:00, 15:30, 16:50, 18:35, 20:10 e 22:30 -, mas confirme os horários.
Onde ficar
Em Skopje, fiquei num quarto privado do Get Inn Skopje Hostel e adorei. O pessoal é incrível, a localização é ótima e as instalações são bonitas e bem cuidadas; absolutamente recomendável. Se preferir outro tipo de alojamento, saiba quais são os melhores hotéis de Skopje.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.