Perto de uma das mais belas cidades de Portugal, o Ecorkhotel, Évora Suites & SPA é o local perfeito para fugir à rotina do seu dia-a-dia, passar uns dias de férias com a família ou descansar depois de um dia de negócios.
Este eco-hotel de quatro estrelas, galardoado com a Green Key em 2014, dispõe de 56 suites privativas rodeadas por sobreiros, azinheiras e oliveiras centenárias, orgulhando-se (com razão) da sua magnífica “piscina do céu” que se destaca pela vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a cidade de Évora.
Sustentabilidade
A cortiça sendo um produto 100% natural, é o elemento marcante em todo o edifício principal do hotel, bem como na paisagem exterior envolvente. O Ecorkhotel, utiliza a cortiça no revestimento exterior do edifício principal, tornando-o um dos raros edifícios no mundo a ter esta utilização e o primeiro na área da hotelaria. A utilização da cortiça no exterior, atua como isolante térmico e acústico, permite uma eficiência energética excecional e um ambiente natural único.
Todo o hotel foi pensado e construído, com a máxima eficiência energética, recorrendo à geotermia para aquecimento do edifício principal e piscinas. Painéis solares são também usados para o aquecimento das águas do hotel e das piscinas interior e exterior.
No restaurante Cardo, com vista sobre o montado alentejano, num ambiente tranquilo e requintado, encontramos uma ementa de sabores mediterrânicos e da cozinha tradicional portuguesa, que nos permite desfrutar de uma experiência enogastronómica única.
Instalações
O Ecork-SPA tem cinco salas de tratamentos, quatro individuais e uma de casal, dispõe ainda de uma piscina interior e de um circuito de sauna e banho turco. Possui também uma sala de relaxamento com cromoterapia. O ginásio, está equipado com meios de última geração, dispondo para isso de duas salas para aulas em classe.
Para organização de reuniões de negócios, possui duas salas de reuniões com capacidade para um total de 120 pessoas, com luz natural e equipadas com os meios audiovisuais mais modernos do mercado.
Veja também a review do Ecorkhotel na Hotelandia.
O que fazer
Sabemos que vai ser difícil “tirá-lo” do hotel depois de conhecer todas as facilidades deste magnífico espaço. Contudo, sugerimos uma visita pela linda e histórica cidade de Évora, Património Mundial da UNESCO desde 1986.
Se gosta do contacto com a natureza, sugerimos uma atividade de Observação de Aves com a Birdwatch in Alentejo, que o acompanha num passeio que pretende dar a conhecer as aves que habitam a região.
Veja também outras dicas sobre o que visitar em Évora.
Como chegar ao Ecorkhotel
De comboio – A CP dispõe do Intercidades que o leva de Lisboa-Oriente até Évora em aproximadamente 1h30min. Saiba mais sobre os horários em www.cp.pt. De Évora até ao Ecorkhotel são cerca de 5 minutos de táxi.
De autocarro – A Rede Nacional de Expressos tem uma vasta oferta de ligações entre Évora e várias cidades do país. Saiba mais em www.rede-expressos.pt.
De carro – De Lisboa até Évora a duração média da viagem é de cerca de 1h15min pela autoestrada. Se sair da capital pela Ponte 25 de Abril tome a A2. Caso saia pela Ponte Vasco da Gama opte pela A12. Uma vez na A2 deve sair para a A6 em direção a Évora. Saia na saída 5 – Évora, percorrendo a Estrada Nacional N114 em direção a Évora. Após o Kartódromo saia na 1ª saída à sua direita e percorra mais 2 km até encontrar o paraíso.
Vindo do Porto deve seguir para sul pela autoestrada (A1) até Santarém. Depois, continue pelo IC10 até perto de Almeirim e entre na autoestrada A13. Finalmente, siga pela A6 a partir da Marateca.
Vindo do Algarve, entre na Via do Infante (A22) e siga depois pela A2. Já perto de Ourique deve sair da autoestrada e entrar na IP2 em direção a Évora, passando por Beja e Portel.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Turismo sustentável
Este texto faz parte de uma parceria estabelecida com a Greenstays, um portal dedicado à divulgação de projetos turísticos com preocupações de sustentabilidade e boas práticas ambientais. Foi escrito por Vicente Bento, fundador da Greenstays. Veja todos os textos.
Deixe uma resposta