Évora

Templo de Diana, Évora
Templo de Diana, Évora

Évora

Évora é uma cidade portuguesa, capital do distrito homónimo, na região do Alentejo. É a única cidade portuguesa membro da Rede Europeia de Cidades mais Antigas. O município é limitado a norte pelo município de Arraiolos, a nordeste por Estremoz, a leste pelo Redondo, a sudeste por Reguengos de Monsaraz, a sul por Portel, a sudoeste por Viana do Alentejo e a oeste por Montemor-o-Novo. Évora é conhecida como a capital de facto do Alentejo.

O seu centro histórico bem preservado é um dos mais ricos em monumentos de Portugal, o que lhe vale o epíteto de Cidade-Museu. Coroada pela sua imponente catedral, Évora recorta-se sobre uma suave colina no vasto horizonte da planície alentejana, e guarda no seu centro histórico, rodeado de uma vasta cintura de muralhas, uma valiosa herança cultural que a UNESCO classificou como Património da Humanidade em 1986.

A cidade, onde as ruas estreitas de evocação mourisca contrastam com praças inundadas de luz, assenta sobre dois milénios de história. Alargando à região circundante do perímetro urbano há uma rica história que recua mais de cinco milénios, como demonstrado por monumentos megalíticos próximos como a Anta do Zambujeiro ou o Cromeleque dos Almendres.