Essaouira em sketchs

Por Filipe Morato Gomes

No rescaldo da minha recente viagem pela costa atlântica de Marrocos com uma curta incursão a Marraquexe, é da mais elementar justeza afirmar que Essaouira foi uma bela surpresa. Não tinha quaisquer expectativas – boas ou más – uma vez que optei por não fazer pesquisas prévias à viagem, mas a verdade é que o ritmo da estadia em Essaouira foi perfeito.

Deu para ver o porto piscatório tranquilamente, para desfrutar de uma refeição sem pressas num restaurante divino, para vaguear pelo interior da fortaleza portuguesa, e até para me sentar sozinho a fazer três sketchs – todos no mesmo dia – nesta importante cidade portuária de Marrocos.

Fui abordado por alguns jovens que se colocavam ao meu lado a espreitar esboçando um sorriso sem dizer palavra, e até pelo dono de um café que me convidou a subir ao terraço porque estaria “muito melhor” do que ali sentado no empedrado da rua, mas o que mais me marcou foi um velhote com ar andrajoso que parou ao meu lado, olhou demoradamente o sketch que estava prestes a terminar e soltou um “bon travail, bon travail” antes de se afastar ao longo da Avenida Oqba Ibn Nafiaa, a rua principal do centro histórico de Essaouira (na verdade, a rua divide-se em quatro nomes mas é sempre a mesma).

São esses três desenhos de Essaouira que quero partilhar consigo, continuando a alimentar, ainda que esporadicamente, o meu diário gráfico.

Sketch da Medina de Essaouira
Sketch da Medina de Essaouira
Sketch feito na Avenida Oqba Ibn Nafiaa, Essaouira
Sketch feito na Avenida Oqba Ibn Nafiaa, Essaouira
Desenho do forte português, Essaouira
Desenho do forte português, Essaouira

Reservar hotéis em Essaouira

Seguro de viagem para Marrocos

Mesmo que a viagem seja de curta duração, é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para viajar com paz de espírito. E, para mim, os seguros da IATI são os melhores e mais completos do mercado.

Entre eles, costumo recomendar o IATI Estrela - é o seguro que faço nas minhas viagens. Mas, não sendo os custos da saúde em Marrocos demasiado elevados, talvez o IATI Standard seja suficiente. Tem cobertura para COVID-19, não tem limite de idade nem franquias, cobre até 250.000€ em gastos médicos (em vez de um milhão) e não é preciso adiantar dinheiro em consultas ou hospitalização.

Fazer seguro para Marrocos (com 5% de desconto)

Internet e dados móveis em Marrocos

A forma mais prática de ter acesso à internet em Marrocos é comprar um eSIM da HolaFly para Marrocos (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico marroquino e tem dados móveis ilimitados.

Comprar eSIM da Holafly

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.