Quem acompanha este blog sabe que prefiro viajar sozinho a participar em press trips porque detesto viajar em “manada” e, regra geral, os organizadores pensam que quanto mais “atrações turísticas” mostrarem melhor, deixando pouco espaço para o contacto com as pessoas, para visitar aspetos do quotidiano como as ruas, os mercados ou, simplesmente, para sentar numa esplanada a absorver o dia-a-dia de uma localidade.
Foi por isso que, quando a simpaticíssima Sílvia Lopes, do Turismo de Marrocos em Portugal, me convidou para uma viagem à costa Atlântica de Marrocos, a primeira pergunta que lhe fiz não foi sobre detalhes do itinerário ou o alojamento mas sim sobre o número de jornalistas do grupo – porque isso influencia, e muito, as experiências de viagem. O grupo era na verdade pequeno e por isso aceitei integrar a viagem sem pestanejar, até porque andava há anos para regressar a Marrocos (a última vez que lá estive tinha sido há mais de 15 anos). Em boa hora o fiz.
Passei quatro dias na costa atlântica de Marrocos, sensivelmente entre El Jadida (antiga Mazagão) e Essaouira, com uma incursão à maravilhosa cidade de Marraquexe para fechar a viagem em grande.
Ao longo dos próximos dias vou publicar uma série de textos – chamemos-lhe Especial Costa Atlântica de Marrocos, de El Jadida a Essaouira – inspirada nesta recente viagem a Marrocos, e ficaria muito honrado se me acompanhasse:
- Essaouira em sketchs
- À descoberta de Azamor, El Jadida, Oualidia e Safi
- Velha Mazagão, um mini-ensaio fotográfico
- Um hotel numa igreja? Sim, existe. Fica em El Jadida
- Essaouira, o começo de uma grande amizade
- Porto de Essaouira, um mini-ensaio fotográfico
Escrevi também um artigo sobre o anoitecer na praça Djemaa el-Fna de Marraquexe, que lhe pode interessar.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Boa tarde Filipe,
Marrocos, para mim, é uma espécie de segundo País. Já lá estive por oito vezes e neste momento estou a preparar-me para a nona viagem, desta vez exactamente só pela costa Atlântica, indo passar uma única noite a Marrakech, o que eu acho obrigatório.
Na busca de algumas indicações, encontrei o seu blog, ao qual já dei uma vista de olhos rápida.
Acho que aqui encontro tudo o que me faltava saber.
Temos a mesma visão do que é viajar. As últimas sete vezes que lá estive também fui sozinho, com a minha companheira. Não gosto de grupos, de horários rígidos e de turismo de massas.
Desfrutar as cores, os cheiros, as pessoas, os ambientes onde queremos e quando queremos.
Uma das minhas paixões é a fotografia e, para isso, Marrocos também é de uma riqueza extraordinária.
Agora vou ler toda a sua experiência sobre a Costa e assinar a sua Newsletter.
Não moro longe de Matosinhos. Alguma coisa que precise desses locais é só dizer.
Parabéns pelo seu Blog.
Abraço,
AM