Destino: Europa » Portugal » Alentejo » Portalegre » Castelo de Vide

Ensaio fotográfico: Castelo de Vide

Desde 2013, tenho passado uma semana por ano em Castelo de Vide por causa do Festival Andanças. É um festival de danças do mundo, muito boa onda, que mobiliza milhares de pessoas para a barragem de Póvoa e Meadas, a pouco mais de 10 quilómetros da vila de Castelo de Vide.

Independentemente do futuro do festival, ameaçado após um grande incêndio em 2016, Castelo de Vide é uma povoação alentejana que justifica, por si só, a deslocação ao distrito de Portalegre. É uma vila que vive no tranquilo ritmo alentejano e que possui um riquíssimo património histórico edificado, nomeadamente o castelo medieval, as fortificações renascentistas, o edifício dos Paços do Concelho, o pelourinho e ainda a Judiaria e a antiga sinagoga. Eis um álbum de fotos de Castelo de Vide para o motivar a visitar. Fotos de Filipe Morato Gomes.

Fotos de Castelo de Vide

Guia prático

Como chegar a Castelo de Vide

Castelo de Vide fica no distrito de Portalegre, no alto Alentejo e infelizmente as ligações ferroviárias deixaram de existir (a boa notícia é que há estações de comboio desativadas transformadas em hotéis). Como alternativa, a Rede Expressos tem dois autocarros por dia que ligam Lisboa a Castelo de Vide.

Caso viaje de carro, chegar a Castelo de Vide é demorado mas fácil. De Lisboa, há que seguir pelas autoestradas A1 e A23, antes de entrar no IP2 e finalmente seguir a N246 rumo a Castelo de Vide; do Porto, já fui pela Guarda e Castelo Branco, mas ultimamente tenho preferido ir pela A1, A13 e A23.

Dicas de viagem

  • Exceto restrições de calendário por causa de eventos como o festival Andanças, evite visitar Castelo de Vide no mês de agosto; é um mês muito quente na região.
  • Se puder aproveite a viagem a Castelo de Vide para visitar Cáceres, uma cidade belíssima classificada como Património Mundial e que fica não muito longe, do outro lado da fronteira. Inspire-se neste roteiro de 3 dias na Extremadura espanhola e não perca a oportunidade de conhecer Cáceres, Mérida, Trujillo e o Parque Nacional Monfrague.

Onde ficar

Há algumas opções de estadia mais tradicionais, como seja o aluguer de pequenas casas no centro histórico de Castelo de Vide, mas o alojamento mais afamado da vila é mesmo este. Veja também as sugestões da Hotelandia na região para mais inspiração.

Pesquisar hotéis em Castelo de Vide

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes
Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

1 comentário em “Ensaio fotográfico: Castelo de Vide”

  1. Filipe, ótimo texto e belas fotos. Certamente dá vontade de visitar!
    Vou tentar passar por lá quando estiver em Portugal.
    Grande abraço!

    Responder

Deixe um comentário