Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Portugal » Portalegre » Castelo de Vide » Ensaio fotográfico: Castelo de Vide

Ensaio fotográfico: Castelo de Vide

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 2 Jul 2020 | Fotografia Viagens Castelo de Vide Europa Portalegre Portugal 1 comentário

Desde 2013, tenho passado uma semana por ano em Castelo de Vide por causa do Festival Andanças. É um festival de danças do mundo, muito boa onda, que mobiliza milhares de pessoas para a barragem de Póvoa e Meadas, a pouco mais de 10 quilómetros da vila de Castelo de Vide.

Independentemente do futuro do festival, ameaçado após um grande incêndio em 2016, Castelo de Vide é uma povoação alentejana que justifica, por si só, a deslocação ao distrito de Portalegre. É uma vila que vive no tranquilo ritmo alentejano e que possui um riquíssimo património histórico edificado, nomeadamente o castelo medieval, as fortificações renascentistas, o edifício dos Paços do Concelho, o pelourinho e ainda a Judiaria e a antiga sinagoga. Eis um álbum de fotos de Castelo de Vide para o motivar a visitar. Fotos de Filipe Morato Gomes.

Fotos de Castelo de Vide

Interior do castelo medieval
Malha urbana de Castelo de Vide
Muralha
As cores quentes do entardecer no interior do burgo medieval
Castelo medieval de Castelo de Vide
Vista do castelo medieval
Burgo medieval de Castelo de Vide
Castelo de Vide
Castelo de Vide
Castelo de Vide
A cidade vista do topo do castelo
Pormenor de uma casa abandonada no centro histórico da povoação

Guia prático

Como chegar a Castelo de Vide

Castelo de Vide fica no distrito de Portalegre, no alto Alentejo e infelizmente as ligações ferroviárias deixaram de existir (a boa notícia é que há estações de comboio desativadas transformadas em hotéis). Como alternativa, a Rede Expressos tem dois autocarros por dia que ligam Lisboa a Castelo de Vide.

Caso viaje de carro, chegar a Castelo de Vide é demorado mas fácil. De Lisboa, há que seguir pelas autoestradas A1 e A23, antes de entrar no IP2 e finalmente seguir a N246 rumo a Castelo de Vide; do Porto, já fui pela Guarda e Castelo Branco, mas ultimamente tenho preferido ir pela A1, A13 e A23.

Dicas de viagem

  • Exceto restrições de calendário por causa de eventos como o festival Andanças, evite visitar Castelo de Vide no mês de agosto; é um mês muito quente na região.
  • Se puder aproveite a viagem a Castelo de Vide para visitar Cáceres, uma cidade belíssima classificada como Património Mundial e que fica não muito longe, do outro lado da fronteira. Inspire-se neste roteiro de 3 dias na Extremadura espanhola e não perca a oportunidade de conhecer Cáceres, Mérida, Trujillo e o Parque Nacional Monfrague.

Onde dormir

Há algumas opções de estadia mais tradicionais, como seja o aluguer de pequenas casas no centro histórico de Castelo de Vide, mas o alojamento mais afamado da vila é mesmo este. Veja também as sugestões da Hotelandia sobre onde dormir em Castelo de Vide.

Pesquisar hotéis em Castelo de Vide

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.

Fazer seguro na World Nomads (código FMGOME5)

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Fotografia Viagens Castelo de Vide Europa Portalegre Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Encontre os melhores voos no Skyscanner. Nos resultados da pesquisa, escolha de preferência a própria companhia aérea.

Pesquise os melhores hotéis no Booking.com. É onde eu faço a maioria das minhas reservas. Alternativamente, procure casas e apartamentos no airbnb

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (usando este link tem 5% de desconto) ou na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5). Mais vale viajar descansado.

Por fim, poupe centenas de euros em taxas bancárias usando um cartão Revolut ou TransferWise.

« Vídeo da semana: Hong Kong em timelapse
Costumes japoneses que o vão surpreender »

Comentários

  1. Pedro

    Filipe, ótimo texto e belas fotos. Certamente dá vontade de visitar!
    Vou tentar passar por lá quando estiver em Portugal.
    Grande abraço!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Contactos · Na imprensa

Política editorial

O Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. É ponto de honra! Conheça a minha política editorial e comercial.

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, Assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Copyright © 2021 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens