
Procura o que fazer em Cáceres, a bela cidade do sul de Espanha? Pois bem, era meados de agosto e, sem surpresa, estava um calor quase insuportável em toda a Extremadura. Cáceres não era excepção; e assim acabei por passear várias vezes pelo centro histórico de Cáceres à noite, quando a temperatura estava mais suportável.
Nas vezes em que enfrentei o calor durante o dia, deambulei pelas ruelas e praças de Cáceres, visitei igrejas e catedrais e até um agradável museu com uma cisterna antiquíssima. Desfrutei do ambiente medieval entre as muralhas. E nunca me cansei das praças da cidade; é incrível a quantidade de praças bonitas que existem no centro histórico. Sim, não falta o que visitar em Cáceres.
O que fazer em Cáceres
Cáceres é um excelente exemplo de uma cidade governada entre os séculos XIV e XVI por poderosas facções rivais, facto que se reflecte na sua configuração espacial dominante com casas fortificadas, palácios e torres. Esta cidade na Extremadura carrega os traços de influências muito diversas e contraditórias. O desenho urbano na área dentro das muralhas é um exemplo de uma cidade medieval, cujo aspecto atual foi sendo moldado ao longo dos séculos. – in UNESCO
De tudo o que vi na cidade velha de Cáceres, o que mais me fascinou foram precisamente as suas ruas e praças. Deixei-me perder por ruelas estreitas, de chão empedrado, ladeadas por monumentais edifícios de pedra. Sem rumo. E tudo é incrivelmente belo e harmonioso, perfeito para explorar a pé.
Nessas deambulações erróneas, acabei encontrando alguns lugares específicos que gostei de conhecer. E que aqui recomendo. Não pretende ser um roteiro de um dia em Cáceres, nem tampouco uma lista com as melhores atrações de Cáceres. Nada disso. São apenas ruas, museus, catedrais, praças… por onde andei e gostei.
Museu de Cáceres
Uma bela surpresa, o Museu de Cáceres. Entrei com o único objetivo de conhecer a cisterna hispano-árabe, mas saí rendido ao pequeno mas bem conseguido museu. Imperdível. A entrada é gratuita. E a cisterna é de facto surpreendente.
Conjunto das praças San Mateo, San Pablo e Las Veletas
Cáceres é fértil em praças deslumbrantes e em alguns casos há praças literalmente adjacentes. Fixe estas três: Plaza San Mateo, Plaza de San Pablo e Plaza de Las Veletas. Ficam junto ao Museu de Cáceres e, estivesse eu com vontade de fazer urban sketching, não faltariam motivos para ali perder um, dois ou mais dias.
Igreja de São Francisco Xavier
Tinha lido algures que era possível subir à torre da Igreja de São Francisco Xavier, razão pela qual decidi pagar o Euro exigido para entrar na igreja. Espreitei em menos de nada a nave principal da igreja e rumei de imediato à torre. Lá em cima, a vista era de facto belíssima; embora houvesse redes que a impediam de ser mais desafogada.
Estava no topo da torre da Igreja de São Francisco Xavier quando reparei que decorria um casamento na Catedral de Santa Maria. Foguetes no ar; gente bem vestida na praça. Fui para lá.
Praça e Catedral de Santa Maria
Quando cheguei à Praça Santa Maria, encontrei dezenas de homens e mulheres impecavelmente vestidos (mesmo!), um carro antigo bem cuidado, o chão pejado de flores. Tinha acabado um casamento, e os convidados começavam a afastar-se da praça.
Dirigi-me à porta da catedral e entrei. Lá dentro, decorria outro casamento (os convidados tinham já entrado pela porta do outro lado da igreja). Alguém cantava. Senti-me um intruso e abandonei de imediato o local de culto.
Calle Adarve de la Estrella
É uma rua como tantas outras na velha Cáceres, mas simpatizei com esta em particular, localizada ao longo da muralha. Em primeiro plano, o Palácio Episcopal de Cáceres; ao fundo, o Arquivi histórico da cidade; à esquerda, a Porta da Estrela, saída da muralha que dá acesso à Plaza Mayor.
Plaza Mayor
Para ser exato, a Plaza Mayor de Cáceres fica fora da cidade amuralhada. Mas pouco importa esse preciosismo geográfico. Faz parte de qualquer visita à cidade. Eu gostei especialmente do facto de ter entrado na Plaza Mayor atravessando o Arco da Estrela, que torna a chegada à praça mais surpreendente.
Optei por não experimentar os cafés e restaurantes da praça, pelo que não posso opinar sobre a qualidade do serviço ou os preços. Seja como for, é um bom local para terminar um passeio pela cidade velha de Cáceres.
Guia para visitar Cáceres
Piscinas
Pode estranhar esta dica prática mas, se visitar Cáceres no pico do verão, vai com toda a certeza agradecer saber que a cidade dispõe de várias piscinas municipais, nomeadamente a Piscina Parque del Príncipe e a Piscina do Camping.
Frequentei várias vezes a Piscina Parque del Príncipe. É um espaço muito simples e sem luxos, com um café e duas piscinas que cumprem bem a função: refrescar e tornar o calor mais suportável. Tem a grande vantagem de ficar pertíssimo da cidade velha.
Onde comer
Para conhecer algumas boas sugestões gastronómicas, veja o artigo sobre onde comer em Cáceres. Vai gostar!
Onde ficar em Cáceres
Cáceres não é uma cidade demasiado grande mas faz todo o sentido ficar dentro da cidade velha ou o mais próximo possível. O hotel mais popular de Cáceres é provavelmente o NH Collection Cáceres Palacio de Oquendo, mas eu não fiquei lá; preferi alugar um pequeno apartamento perto do centro histórico, mais barato. Eis alguns alojamentos com boas referências e preços diversos:
- Room Hands Apartamento Boutique
- Atrio Restaurante Hotel
- Hotel Casa Don Fernando
- Parador de Caceres
- NH Collection Cáceres Palacio de Oquendo
Veja também o artigo sobre onde ficar em Cáceres para outras sugestões, ou pesquise usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Outros destinos a visitar em Espanha
Se está a pensar visitar Cáceres, talvez tenha interesse em saber um pouco mais sobre o que ver e fazer noutras cidades e ilhas espanholas.
Andaluzia・Ávila・Badajoz・Barcelona・Bilbau・Caminito del Rey・Córdoba・Granada・Lanzarote・Madrid・Maiorca・Málaga・Menorca・Mérida・Olivença・Pueblos Blancos・Rioja Alavesa・Ronda・Salamanca・San Sebastián・Segóvia・Tenerife・Toledo・Trujillo・Vigo・Vitoria-Gasteiz