Visitei o porto de pesca de Essaouira manhã cedo, quando o calor ainda dava tréguas. Não havia grande algazarra no porto, exceção feita às milhares de gaivotas que sobrevoavam as cabeças de pescadores e um ou outro visitante, mas ainda assim havia movimento suficiente para captar algumas fotografias interessantes da descarga do peixe.
Manda a verdade dizer que me informaram que, “por volta das quatro da tarde” é quando a maioria dos barcos de pesca regressa ao porto de Essaouira. Mas, por essa altura, estava tão compenetrado a desenhar que acabei por não voltar ao porto. Estas fotografias foram, pois, tiradas por mim durante pouco mais de uma hora que terei permanecido no porto de Essaouira. Espero que goste.



Este post faz parte da série Especial Costa Atlântica de Marrocos, de El Jadida a Essaouira.
Seguro de viagem para Marrocos
Mesmo que a viagem seja de curta duração, é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para viajar com paz de espírito. E, para mim, os seguros da IATI são os melhores e mais completos do mercado.
Entre eles, costumo recomendar o IATI Estrela - é o seguro que faço nas minhas viagens. Mas, não sendo os custos da saúde em Marrocos demasiado elevados, talvez o IATI Standard seja suficiente. Tem cobertura para COVID-19, não tem limite de idade nem franquias, cobre até 250.000€ em gastos médicos (em vez de um milhão) e não é preciso adiantar dinheiro em consultas ou hospitalização.
Fazer seguro para Marrocos (com 5% de desconto)
Internet e dados móveis em Marrocos
A forma mais prática de ter acesso à internet em Marrocos é comprar um eSIM da HolaFly para Marrocos (com 5% de desconto!), um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico marroquino e tem dados móveis ilimitados.