No rescaldo da minha recente viagem pela costa atlântica de Marrocos com uma curta incursão a Marraquexe, é da mais elementar justeza afirmar que Essaouira foi uma bela surpresa. Não tinha quaisquer expectativas – boas ou más – uma vez que optei por não fazer pesquisas prévias à viagem, mas a verdade é que o ritmo da estadia em Essaouira foi perfeito.
Deu para ver o porto piscatório tranquilamente, para desfrutar de uma refeição sem pressas num restaurante divino, para vaguear pelo interior da fortaleza portuguesa, e até para me sentar sozinho a fazer três sketchs – todos no mesmo dia – nesta importante cidade portuária de Marrocos.
Fui abordado por alguns jovens que se colocavam ao meu lado a espreitar esboçando um sorriso sem dizer palavra, e até pelo dono de um café que me convidou a subir ao terraço porque estaria “muito melhor” do que ali sentado no empedrado da rua, mas o que mais me marcou foi um velhote com ar andrajoso que parou ao meu lado, olhou demoradamente o sketch que estava prestes a terminar e soltou um “bon travail, bon travail” antes de se afastar ao longo da Avenida Oqba Ibn Nafiaa, a rua principal do centro histórico de Essaouira (na verdade, a rua divide-se em quatro nomes mas é sempre a mesma).
São esses três desenhos de Essaouira que quero partilhar consigo, continuando a alimentar, ainda que esporadicamente, o meu diário gráfico.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Grandes progressos, fantástico! A recuperar o tempo em grande estilo! Parabéns…