Um hotel numa igreja? Sim, existe. Fica em El Jadida

Por Filipe Morato Gomes

Reinventar espaços faz parte do quotidiano urbano e, no que toca à hotelaria, não faltam exemplos de reaproveitamento do património histórico e cultural para a criação de unidades de alojamento temáticas e – quase sempre – com muito bom gosto.

Veja-se o caso, por exemplo, do Lugar das Letras, antiga escola primária na região duriense transformada numa guesthouse de grande nível. Poderia dar dezenas de exemplos semelhantes, mas o que hoje me traz aqui é um exemplo concreto dessa transformação funcional: uma igreja transformada em hotel.

Sei que há vários hotéis do género mundo fora, mas a verdade é que não os conheço pessoalmente e, por isso, fiquei surpreendido quando entrei no Hotel L’Iglesia de El Jadida.

Recuemos um minuto.

Fachada do hotel L'Iglesia, El Jadida
Fachada do Hotel L’Iglesia, El Jadida

Andava a passear pela antiga cidade portuguesa de Mazagão quando Mohamed Had, o guia local que me acompanhava, parou defronte de um edifício amarelo. A princípio não entendi o interesse naquela porta fechada que ninguém abria, mas entretive-me a ver uns miúdos jogar futebol. Só depois me apercebi da placa discretamente colocada junto à porta onde se lia “L’Iglesia Hotel”.

Era uma antiga igreja católica, convertida em hotel há sensivelmente quatro anos.

Entrei, e a surpresas foi total.

Não faço ideia que sentimento se apoderará dos hóspedes ao dormirem, comerem ou sentarem-se nos sofás da nave central da antiga igreja transformada em lobby e bar – até porque não fiquei hospedado em El Jadida -, mas o Hotel L’Iglesia pareceu-me aliar a simplicidade conventual à elegância rústica de um hotel de charme, e isso deixou-me curioso.

O L’Iglesia tem apenas oito quartos, mais “cinco numa ala secundária”. Pareceu-me uma opção de alojamento em El Jadida diferente e original (é considerado o primeiro boutique hotel de El Jadida), mas o melhor mesmo é ver algumas fotos.

Reservar hotel L’Iglesia

Quarto do hotel L'iglesia, El Jadida
Quarto do Hotel L’iglesia, El Jadida
Hotel L'iglesia, El Jadida
Hotel L’iglesia, El Jadida
Lobby do Hotel L'iglesia, El Jadida
Lobby do Hotel L’iglesia, El Jadida
Quarto do Hotel L'iglesia, El Jadida
Quarto do Hotel L’iglesia, El Jadida
Sala de estar do hotel
Sala de estar do hotel
Pormenor da decoração do L'Iglesia
Pormenor da decoração do L’Iglesia
Torre da Igreja, agora transformada em hotel
Torre da Igreja, agora transformada em hotel

Reservar hotel L’Iglesia

Seguro de viagem para Marrocos

Mesmo que a viagem seja de curta duração, é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para viajar com paz de espírito. E, para mim, os seguros da IATI são os melhores e mais completos do mercado.

Entre eles, costumo recomendar o IATI Estrela - é o seguro que faço nas minhas viagens. Mas, não sendo os custos da saúde em Marrocos demasiado elevados, talvez o IATI Standard seja suficiente. Tem cobertura para COVID-19, não tem limite de idade nem franquias, cobre até 250.000€ em gastos médicos (em vez de um milhão) e não é preciso adiantar dinheiro em consultas ou hospitalização.

Fazer seguro para Marrocos (com 5% de desconto)

Internet e dados móveis em Marrocos

A forma mais prática de ter acesso à internet em Marrocos é através do eSIM Marrocos da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar com um QR Code mal aterre no país. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico marroquino e tem dados móveis ilimitados.

Comprar eSIM Marrocos da Holafly (com 5% de desconto!)

Este texto faz parte da série Especial Costa Atlântica de Marrocos, de El Jadida a Essaouira.

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário