Reinventar espaços faz parte do quotidiano urbano e, no que toca à hotelaria, não faltam exemplos de reaproveitamento do património histórico e cultural para a criação de unidades de alojamento temáticas e – quase sempre – com muito bom gosto.
Veja-se o caso, por exemplo, do Lugar das Letras, antiga escola primária na região duriense transformada numa guesthouse de grande nível. Poderia dar dezenas de exemplos semelhantes, mas o que hoje me traz aqui é um exemplo concreto dessa transformação funcional: uma igreja transformada em hotel.
Sei que há vários hotéis do género mundo fora, mas a verdade é que não os conheço pessoalmente e, por isso, fiquei surpreendido quando entrei no Hotel L’Iglesia de El Jadida.
Recuemos um minuto.
Andava a passear pela antiga cidade portuguesa de Mazagão quando Mohamed Had, o guia local que me acompanhava, parou defronte de um edifício amarelo. A princípio não entendi o interesse naquela porta fechada que ninguém abria, mas entretive-me a ver uns miúdos jogar futebol. Só depois me apercebi da placa discretamente colocada junto à porta onde se lia “L’Iglesia Hotel”.
Era uma antiga igreja católica, convertida em hotel há sensivelmente quatro anos.
Entrei, e a surpresas foi total.
Não faço ideia que sentimento se apoderará dos hóspedes ao dormirem, comerem ou sentarem-se nos sofás da nave central da antiga igreja transformada em lobby e bar – até porque não fiquei hospedado em El Jadida -, mas o Hotel L’Iglesia pareceu-me aliar a simplicidade conventual à elegância rústica de um hotel de charme, e isso deixou-me curioso.
O L’Iglesia tem apenas oito quartos, mais “cinco numa ala secundária”. Pareceu-me uma opção de alojamento em El Jadida diferente e original (é considerado o primeiro boutique hotel de El Jadida), mas o melhor mesmo é ver algumas fotos.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Este texto faz parte da série Especial Costa Atlântica de Marrocos, de El Jadida a Essaouira. Viajei a convite do Turismo de Marrocos.