Foram dias de paz e contradições em San Blás, território dos Kuna Yala. Tive tempo para tomar prolongados banhos de mar em água tépida, fazer um passeio a Isla Estrella para fazer snorkelling, muito tempo para me deitar nas redes montadas entre as árvores das Cabanas Ina, um dos locais onde é possível pernoitar na Ilha Naranjo Chico (Narasgandup Bipi, na língua Kuna) e, claro, para desenhar.
Em dois dias fiz quatro sketchs que mostram um pouco desta pequena ilha: dois que retratam as cabanas muito básicas onde os viajantes se podem alojar, outro virado para o mar e suas diferentes tonalidades, e um quarto sobre os tradicionais mola, tecidos feitos manualmente e usados como roupa pelas mulheres Kuna Yala.
É, pois, um pequeno retrato da Ilha Naranjo Chico, arquipélago de San Blás, que vem enriquecer o meu ainda pequeno mas cada vez mais diversificado diário gráfico.
Viajei para a Costa Rica com o apoio da apoio da TAP, da Nomad e da Samsonite.
Seguro de viagem
A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.
Filipe, que fantásticos sketches! Os progressos são a passos largos… O enriquecimento que trazem ao teu percurso de viajante! Muitos parabéns!