Cidades coloniais em Tenerife: La Orotava e La Laguna (UNESCO)

Por Filipe Morato Gomes
San Cristóbal de La Laguna, Tenerife
Rua de San Cristóbal de La Laguna, Tenerife

Apesar de ter viajado até Tenerife com o objetivo de fazer caminhadas, a verdade é que houve naturalmente tempo para outras atividades. Incluindo visitar as cidades de inspiração colonial de La Orotava e San Cristóbal de La Laguna. Uma delícia!

É claro que não passei dias inteiros a visitar as cidades coloniais em Tenerife. Mas foi o suficiente para sentir o ambiente descontraído de La Orotava e a faceta mais turística de La Laguna, com as suas ruelas bonitas, bem cuidadas e cheias de vida a servirem de palco para passeatas bem agradáveis.

De aspeto marcadamente colonial, eis então as cidades de La Orotava e San Cristóbal de La Laguna, em Tenerife.

Cidades coloniais em Tenerife

La Orotava

Coreto em La Orotava, Tenerife
Coreto numa praça de La Orotava, Tenerife

La Orotava é uma vila situada no norte da ilha de Tenerife. Fundada no início do século XVI, é uma das povoações mais antigas das Ilhas Canárias. Apesar disso, ainda hoje mantém um património arquitetónico colonial muito rico e bem preservado. E foi exatamente isso que andei a conhecer.

Caminhei sem rumo pelo centro histórico, apreciando as cores vibrantes que me lembro de encontrar em cidades do México, Guatemala ou Nicarágua, por exemplo. Descontando algum eventual exagero pelo facto de adorar estes ambientes, por vezes fez-me lembrar os passeios nas ruelas da cidade amarela de Izamal.

La Orotava, Tenerife
As cores quentes do centro de La Orotava

Estando em La Orotava, conte encontrar a referida arquitetura senhorial de inspiração colonial com fachadas vistosas e varandas típicas, de que é exemplo maior a espetacular Casa de los Balcones. Não deixe de passear em jardins onde se pode refrescar do calor tórrido, como os jardins de Hijuela del Botánico e do Marquesado de la Quinta Roja. Ou visitar templos religiosos como a a Igreja de la Concepción.

Tudo somado, não faltam motivos para visitar La Orotava, por muitos tida como a mais bonita entre as cidades coloniais em Tenerife. Eu gosto muito!

San Cristóbal de La Laguna

San Cristóbal de La Laguna, Tenerife
Zona pedonal no centro de San Cristóbal de La Laguna, classificado pela UNESCO como Património Mundial

Tida como outra das primeiras cidades das Canárias, desde 1999 que o seu centro histórico está classificado como Património Mundial pela UNESCO. Repleto de casas senhoriais e palacetes de arquitetura colonial, o casco viejo de San Cristóbal de La Laguna é um tesouro à espera de ser descoberto pelos veraneantes que povoam as melhores praias de Tenerife.

San Cristóbal de La Laguna
Centro de San Cristóbal de La Laguna

É uma localidade mais turística, é certo, porventura fruto da proximidade do aeroporto de Tenerife-Norte – mas não se deixe intimidar. Percorrer as ruelas coloridas da cidade é por si só um prazer, mas pode sempre visitar a Catedral de San Cristóbal de La Laguna ou a histórica Casa Salazar, entre outros monumentos.

Dica Alma de Viajante: caso tenha interesse em conhecer outras cidades coloniais em Tenerife, pesquise também sobre Garachico.

Guia prático

Como chegar a Tenerife

Há pelo menos duas companhias com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a low cost Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.

Pesquisar voos para Tenerife

Onde ficar

Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona Norte da ilha. E La Orotava e San Cristóbal de la Laguna são duas das regiões preferenciais.

Assim, se pretender ficar a dormir em La Orotava, hotéis como o Hotel Rural Victoria, o Hotel Rural Orotava e o lindíssimo Hotel Alhambra são boas escolhas (note que, pelo que me apercebi, o alojamento em La Orotava não é barato, pelo que deve reservar com antecedência).

Se, por outro lado, San Cristóbal de la Laguna lhe parecer melhor opção, atente no grandioso La Laguna Gran Hotel, no acolhedor Sogno Di Gio Casa Di Charme ou no bed & breakfast Casa del Casco Historico; ou ainda na mais económica Casa La Posada. Para outras opções de hotéis em Tenerife, pesquise usando o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Tenerife

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário