A ilha de Tenerife é uma espécie de éden para os amantes do trekking. São trilhos e mais trilhos que cruzam a paisagem vulcânica do Parque Nacional do Teide; as escarpas íngremes e florestas do Parque Nacional Anaga; as montanhas da região de Masca. E todos os outros trilhos espalhados por toda a ilha. Tenerife não é um destino de praia, é uma ilha para ser explorada a pé!
Neste post, listo, pois, os melhores trekkings de Tenerife. É a minha opinião – e apenas isso -, de acordo com a minha experiência. Percorri muitos dos trilhos que queria ter feito, mas houve naturalmente outros tantos que ficaram de fora. Desde logo o majestoso Barranco de Masca, que estava temporariamente encerrado.
Eis, pois, os melhores trilhos que calcorreei em Tenerife.
Trekking em Tenerife: os melhores trilhos
Trilho (9) Pico Viejo – Narizes do Teide
Que dizer do trilho Pico Velho – Narizes do Teide? Já escrevi que “poucas vezes as lágrimas me vieram aos olhos ao observar uma paisagem, mas foi exatamente isso que aconteceu no Parque Nacional do Teide, enquanto percorria o chamado Sendero 9 (Trilho 9)”. O percurso vai do miradouro do Pico Velho ao miradouro Narizes do Teide, sempre a descer por caminhos de lava e pedras soltas. Duríssimo – mas uma das mais belas caminhadas que fiz até hoje. É, sem dúvida, o melhor trekking de Tenerife!
Palavras destas valem o que valem, e cada um apaixona-se por coisas distintas. Uma paisagem deslumbrante para uns pode ser uma perda de tempo para outros. Tal como as praias de Tenerife, que uns viajantes veneram e outros dispensam. Pela minha parte, que adoro caminhar em ambientes vulcânicos, a ilha de Tenerife – e o Parque Nacional do Teide em particular – é uma espécie de paraíso.
Note que não sou, de todo, um caminhante hard-core. Daqueles que fazem centenas de quilómetros em autonomia e com desníveis acentuados. Mas gosto muito de trekkings, de preferência que não impliquem muitas subidas acentuadas (é onde sinto maiores dificuldades).
O trilho do Pico Velho ao Narizes do Teide – feito no sentido descendente – parecia, pois, a caminhada perfeita para fazer em Tenerife. É certo que está classificado como de “dificuldade extrema”, mas isso deve-se fundamentalmente à perigosidade do piso (em boa parte do percurso caminha-se, literalmente, sobre lava).
PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur (Parque Rural de Anaga)
Com lugar cativo na lista das caminhadas mais bonitas da ilha, o PR-TF 8 percorre parte do arrebatador Parque Rural de Anaga, no nordeste de Tenerife. Oficialmente, o trilho começa – e acaba! – junto ao parque de estacionamento da aldeia de Afur, facilmente acessível a partir da histórica povoação de San Cristóbal de la Laguna, um dos melhores locais onde ficar em Tenerife.
Sendo circular, o trilho pode no entanto ser iniciado noutros locais, como a aldeia de Taganana ou a estrada principal que atravessa Anaga. Eu optei por fazer o trilho PR-TF 8 a partir do início oficial, em Afur – até pela facilidade em lá deixar o carro. E segui no sentido dos ponteiros do relógio.
É um percurso aconselhável para quem esteja habituado a caminhar e não tenha problemas de mobilidade – mas porventura demasiado difícil para os restantes. Se se sente capaz, não hesite!
Para mim, é sem qualquer dúvida um dos melhores trekkings de Tenerife!
Trilho PR-TF 6 Chamorga – Roque Bermejo – Chamorga (Parque Rural de Anaga)
Depois de percorrer o fantástico trilho PR-TF 8 Afur – Taganana – Afur, cresceu em mim a vontade de explorar o Parque Rural de Anaga com maior profundidade. Daí a fazer o trekking PR-TF 6, de Chamorga a Roque Bermejo, foi um pequeno passo.
Trata-se de um trilho de dificuldade intermédia, mais duro na segunda metade do caminho, quase sempre a subir. Independentemente do sentido que escolher para fazer o trilho, terá sempre de ir do nível do mar até à povoação de Chamorga, a 500 metros de altitude, em poucos quilómetros. Não é nada para quem está habituado a caminhar em ambiente de montanha, mas pode ser exigente para os menos acostumados. Pela minha parte, custou-me mas aguentei bem (com várias paragens para descansar apreciar as vistas, claro está!).
Uma das mais bonitas secções do trilho segue ao longo da escarpa, com o mar sempre visível lá ao fundo, proporcionando uma paisagem cada vez mais espetacular à medida que ia subindo. Tudo somado, valeu bem a pena. São quatro estrelas bem merecidas!
Trilho (3) Roques de García (Parque Natural do Teide)
Roques de García é um trilho pequeno mas bonito – uma espécie de introdução ao Parque Natural do Teide. É fácil e acessível a todos os viajantes. De crianças de tenra idade a adultos mais maduros, todos podem fazer aquele que é por muitos considerado um dos melhores trekkings de Tenerife.
Exagero ou não, a verdade é que o trilho Roques de García é uma caminhada muito bonita e tranquila – e eu recomendo a todos. Uma espécie de democratização das caminhadas, já que permite calcorrear as paisagens vulcânicas do Teide sem grande esforço. Existe até um percurso adaptado para pessoas com mobilidade reduzida. A fazer!
Barranco de Masca
Seguramente um dos melhores trilhos de Tenerife, o Barranco de Masca estava fechado para manutenção aquando da minha visita à ilha. Ainda assim, e por tudo o que li e vi a respeito, estou certo de que vale mesmo a pena. Apesar de não o ter feito (infelizmente), fica a sugestão!
Note que, além do Barranco de Masca, há vários outros trilhos que parecem muito inspiradores na zona de Masca e Tedo. Tendo tempo, vale com certeza a pena investir alguns dias a explorar essa região de Tenerife (ficando a pernoitar em Masca).
Outros pequenos trilhos de Tenerife
Trilho dos Sentidos
Longe de ser um trekking exigente pelas montanhas de Tenerife, o Trilho dos Sentidos é antes um curto passeio, sem qualquer dificuldade, por entre uma vegetação florestal no início do Parque Rural de Anaga. É muito simples e acessível a todos.
Ou seja, tendo tempo extra, pode fazer o trilho dos Sentidos. Mas não vá a Anaga de propósito para o fazer; até porque, como sabe, há trilhos em Anaga muito mais espetaculares.
Rambla de Castro (Los Realejos)
O chamado Caminho da Água é um pequeno passeio por entre uma das maiores concentrações de palmeiras de Tenerife, em Rambla de Castro, Los Realejos (costa norte de Tenerife). Não é, na verdade, um trekking; mas achei por bem referi-lo neste artigo, não vá dar-se o caso de lhe apetecer fazer uma caminhada curta e fácil num ambiente paisagisticamente distinto do resto da ilha.
Guia prático
Como chegar a Tenerife
Atualmente há pelo menos três companhias aéreas com voos diretos entre Portugal e Tenerife. São elas a Ryanair, com voos do Porto para o Aeroporto de Tenerife Sul (TFS); e a Vueling e a TAP, com voos de Lisboa para o Aeroporto de Tenerife Norte (TFN). Veja como comprar voos baratos e pesquise as melhores tarifas usando o link abaixo.
Onde alugar carro
No caso das ilhas Canárias, há rent-a-car locais baratas e descomplicadas, com escritórios nos aeroportos e os seguros proporcionam tranquilidade total. Durante a semana que passei em Lanzarote, desloquei-me sempre de carro alugado. Paguei um total de 115€ por sete dias de aluguer, incluindo seguro contra todos os riscos e sem franquia. Uma pechincha, portanto.
Caso o seu voo parta muito cedo, o processo de entrega de chaves é muito simples. Basta estacionar o carro no parque drop-off do aeroporto e deixar as chaves no escritório (de preferência dentro do envelope fornecido). Caso queira comparar preços, veja todas as opções usando o link abaixo.
Onde ficar
Escrevi um texto para o ajudar a escolher a melhor região onde ficar em Tenerife, no qual recomendo, com especial ênfase para quem gosta de fazer caminhadas, que se hospede na zona norte da ilha. Sugiro que o leia atentamente; ou, se preferir, pesquise desde já um hotel em Tenerife usando o link abaixo.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.