“Chai garam chai” é a frase que mais ecoa nos ouvidos durante as viagens de comboio na Índia. Tenho a certeza de que, quem estiver a ler esta crónica e já tiver estado em território indiano, se vai lembrar imediatamente dos vendedores ambulantes de chá quente que gostam de avisar, com antecedência, que se estão a aproximar.
Há uns anos, tive a sorte de passar um mês inteiro na Índia durante uma viagem gastronómica à volta do mundo – Eat the World – que me levou a visitar 26 países, e essa foi a primeira surpresa da gastronomia indiana: saber que, a qualquer altura, e em qualquer lugar, tinha a oportunidade de beber chá acabado de fazer.
A segunda, e igualmente espantosa, foi descobrir que durante a paragem nas estações de comboio, mesmo nos sítios mais inóspitos, é normal aparecerem à venda à janela os mais variados petiscos: misturas de grãos torrados, pedaços de carne e legumes fritos. E bebidas. Portanto, se não formos esquisitos (e a nossa barriga não nos atraiçoar), é certo que em solo indiano não passamos fome ou sede.
Os vendedores de chai estão constantemente a fazer chá fresco ao longo do dia, todos os dias. As combinações variam conforme a zona, mas é comum levarem chá preto, gengibre, cardamomo, canela, cravinho ou pimenta-preta. Diz-se até que, em algumas casas indianas, há quem esvazie a sua despensa para dentro de um bule com água: desde sementes de coentros, cominhos, filamentos de açafrão, folhas de louro, pimenta branca e até sal.
A história do masala chai indiano está envolta em mistério: uma lenda reza que a mistura de chá, especiarias e leite foi criada há mais de cinco mil anos por um rei indiano que guardou a receita como um tesouro. Outros atribuem a sua origem à medicina Ayurvédica, com o estudo de plantas medicinais e a sua aplicação na cura de doenças.
Uma coisa é certa: uma chávena de chá é o fio condutor que acompanha qualquer experiência em território indiano. O chai tanto anuncia o final de uma boa refeição como marca o início de uma longa viagem. É, na verdade, mais do que uma bebida; faz parte dos momentos mais importantes da vida.
Masala Chai
Na Índia, tal como encontramos diferentes especiarias em pratos salgados ou doces, também provei várias masalas nos chás. Experimente as duas opções e escolha aquela de que mais gosta. Só depois de experimentar vai perceber quais os seus aromas e sabores preferidos, e se aprecia esta bebida à base de chá com mais ou menos leite.
Sugestão 1
Ingredientes
- 2 chávenas de água
- 1 pau de canela
- 2 cravinhos
- 6 vagens de cardamomo abertas
- 1 c. de café de gengibre em pó
- 3 chávenas de leite meio gordo
- 5 c. de sopa de açúcar
- 2 c. de chá de folhas de chá preto
Receita
Numa panela, coloque a água com a canela, o cravinho, o cardamomo e o gengibre, e leve ao lume. Quando levantar fervura, tape a panela e deixe ferver em lume brando durante 10 minutos. Junte o leite e o açúcar, e deixe novamente levantar fervura. Reduza o lume para o mínimo e cozinhe durante cinco minutos. Apague o lume, junte as folhas de chá preto e deixe em infusão durante cinco minutos. Passe num coador e sirva quente.
Sugestão 2
Ingredientes
- 1 l de água fria
- 1 c. de chá de sementes de erva-doce
- 5 vagens de cardamomo abertas
- 4 cravinhos
- 2 paus de canela
- 1 c. de chá de gengibre em pó
- 2 folhas de louro
- 2 chávenas de leite
- 7 c. de sopa de açúcar
- 3 c. de chá de folhas de chá preto
Receita
Numa panela, coloque a água, as sementes de erva-doce, o cardamomo, o cravinho, a canela, o gengibre e o louro, e leve ao lume. Quando levantar fervura, tape e deixe ferver em lume brando durante 10 minutos. Junte o leite e o açúcar, deixe levantar fervura e cozinhe durante 5 minutos. Apague o lume, junte as folhas de chá preto e deixe em infusão durante cinco minutos. Passe num coador e sirva quente.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Estive na Índia é adorei, pena que foi 10 dias. Vale a pena visitar apesar de ser muito diferente dos países que até agora visitei…
É verdade, Patrícia. A Índia é do tamanho de um continente por isso é preciso muito tempo para a conhecer na totalidade. O que é bom porque assim podemos ir e voltar várias vezes.
O chai com massala é o melhor, sabor incomparável!
Está belíssima a foto da sugestão número 1.
Além de serem saborosos e aromáticos, quais os benefícios do chai?