Destino: Médio Oriente » Omã » Muscat

A megalómana Mesquita Sultan Qaboos, em Muscat

Por Filipe Morato Gomes
Mesquita Sultan Qaboos, Muscat
Mesquita Sultan Qaboos, em Muscat

Edifício incontornável da capital de Omã, a Grande Mesquita Sultan Qaboos consegue ser enorme mas intimista, imponente mas acolhedora e muito, muito bonita. É, hoje em dia, uma das mais emblemáticas obras arquitetónicas de Muscat.

Foi mandada construir durante o ano de 1992 por Qaboos bin Said Al Said, o monarca que governa Omã desde meados de 1970 – facto que faz dele o líder árabe há mais tempo no poder em todo o Médio Oriente. A obra, terminada em 1994, herdou naturalmente o seu nome.

Mesquita Sultan Qaboos

Mesquita Sultan Qaboos Muscat
Pátio interior da Mesquita Sultan Qaboos

Nos pátios exteriores e nas fachadas predominam os tons da pedra, simples e luminosos, que contribuem para a sensação de paz que um visitante, mesmo não muçulmano, sente assim que entra no complexo da mesquita. É, no entanto, entre paredes que o viajante mais facilmente se surpreende. Na principal sala de oração, por exemplo, há dois elementos cuja grandiosidade salta à vista.

Primeiro, o tapete de oração, de origem persa, que cobre totalmente o chão da sala. Foi produzido no Irão e demorou quatro anos a ser concluído. Dele se diz ser atualmente o segundo maior tapete de peça única do mundo, ultrapassado apenas por um tapete existente na grandiosa mesquita de Abu Dhabi.

Segundo, o grande lustre central, que em muito contribui para a sensação de riqueza e ostentação da Mesquita Sultan Qaboos. É simplesmente maravilhoso.

Passei mais de uma hora a deambular pela Mesquita Sultan Qaboos, um dos principais locais a visitar em Muscat. Deixo uma pequena seleção de fotos para que possa apreciar o edifício.

Fotos da Mesquita Sultan Qaboos

Mesquita Sultan Qaboos
Entrada apenas para muçulmanos
Taxistas na entrada da Mesquita Sultan Qaboos
Taxistas na entrada da Mesquita Sultan Qaboos
Sala de orações principal, com o tapete persa e o candeeiro alemão
Sala de orações principal, com o tapete persa e o candeeiro alemão
Lustre alemão na mesquita
O lustre central da principal sala de orações foi construído na Alemanha
Mesquita Sultan Qaboos
Saída da principal sala de orações da Mesquita Sultan Qaboos
mesquita Sultan Qaboos
A mesquita vista de uma lateral exterior
Mesquita Sultan Qaboos
Mesquita Sultan Qaboos
Mesquita Sultan Qaboos Muscat
Pormenor decorativo

Faça uma visita virtual no site oficial da mesquita.

Guia para visitar a Mesquita Sultan Qaboos

Como chegar

Dependendo do local onde está alojado em Muscat, chegar à Mesquita Sultan Qaboos pode ser mais ou menos fácil. Isto porque a mesquita fica junto a uma avenida com várias faixas de rodagem de cada lado, muito perigosa de atravessar.

Para quem chega do lado oeste de Muscat, nomeadamente do aeroporto, qualquer transporte o deixará junto à mesquita. É o caso dos autocarros públicos que percorrem a Avenida Sultan Qaboos desde Ruwi. Caso aterre de manhã cedo em Muscat, uma boa estratégia pode ser visitar imediatamente a mesquita, a caminho de Mutrah. Se pedir à entrada para lhe guardarem a bagagem, acredito que o façam.

Mais dificuldades terá, porém, quem pretender visitar a Mesquita Sultan Qaboos a partir das zonas mais antigas de Muscat, como Mutrah. Foi o meu caso.

Não querendo ficar do lado oposto da avenida, optei por apanhar um táxi partilhado no chamado OK Center (junto à principal rotunda de Ruwi). A partir de determinado ponto, fui o único passageiro, já que o taxista me deixou mesmo à porta da mesquita. Acordei pagar 2 rials, mas fiquei com a sensação que poderia ter negociado melhor.

A Mesquita Sultan Qaboos está aberta ao público não muçulmano entre as 8:00 e as 11:00, todos dias exceto à sexta-feira. A entrada custa 500 baizas.

Onde ficar em Muscat

A não ser que o seu objetivo primordial seja fazer praia em Muscat, julgo que Mutrah, a zona velha da capital de Omã, é a mais aconselhável para quem viaja em turismo. É a área da cidade mais antiga e com mais caráter; e onde fica o agradável souk Mutrah e a concorrida corniche.

Em Mutrah, o hotel mais recomendado é o Hotel Mutrah, onde fiquei hospedado. O preço é justo, os funcionários prestáveis, a localização é aceitável – dá para ir a pé para o souk e para a estação de autocarros de Ruwi.

Caso queira pernoitar junto à praia (e pagar mais por isso), recomendo o Grand Hyatt Muscat ou o Crowne Plaza Muscat. Para algo mais recôndito, igualmente junto à praia mas mais afastado da cidade, o Shangri-La Barr Al Jissah Resort & Spa é imbatível. Por fim, se é luxo que pretende, opte pelo The Chedi.

Pesquisar hotéis em Muscat

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário