Edifício incontornável da capital de Omã, a Grande Mesquita Sultan Qaboos consegue ser enorme mas intimista, imponente mas acolhedora e muito, muito bonita. É, hoje em dia, uma das mais emblemáticas obras arquitetónicas de Muscat.
Foi mandada construir durante o ano de 1992 por Qaboos bin Said Al Said, o monarca que governa Omã desde meados de 1970 – facto que faz dele o líder árabe há mais tempo no poder em todo o Médio Oriente. A obra, terminada em 1994, herdou naturalmente o seu nome.
Mesquita Sultan Qaboos
Nos pátios exteriores e nas fachadas predominam os tons da pedra, simples e luminosos, que contribuem para a sensação de paz que um visitante, mesmo não muçulmano, sente assim que entra no complexo da mesquita. É, no entanto, entre paredes que o viajante mais facilmente se surpreende. Na principal sala de oração, por exemplo, há dois elementos cuja grandiosidade salta à vista.
Primeiro, o tapete de oração, de origem persa, que cobre totalmente o chão da sala. Foi produzido no Irão e demorou quatro anos a ser concluído. Dele se diz ser atualmente o segundo maior tapete de peça única do mundo, ultrapassado apenas por um tapete existente na grandiosa mesquita de Abu Dhabi.
Segundo, o grande lustre central, que em muito contribui para a sensação de riqueza e ostentação da Mesquita Sultan Qaboos. É simplesmente maravilhoso.
Passei mais de uma hora a deambular pela Mesquita Sultan Qaboos, um dos principais locais a visitar em Muscat. Deixo uma pequena seleção de fotos para que possa apreciar o edifício.
Fotos da Mesquita Sultan Qaboos
Faça uma visita virtual no site oficial da mesquita.
Guia para visitar a Mesquita Sultan Qaboos
Como chegar
Dependendo do local onde está alojado em Muscat, chegar à Mesquita Sultan Qaboos pode ser mais ou menos fácil. Isto porque a mesquita fica junto a uma avenida com várias faixas de rodagem de cada lado, muito perigosa de atravessar.
Para quem chega do lado oeste de Muscat, nomeadamente do aeroporto, qualquer transporte o deixará junto à mesquita. É o caso dos autocarros públicos que percorrem a Avenida Sultan Qaboos desde Ruwi. Caso aterre de manhã cedo em Muscat, uma boa estratégia pode ser visitar imediatamente a mesquita, a caminho de Mutrah. Se pedir à entrada para lhe guardarem a bagagem, acredito que o façam.
Mais dificuldades terá, porém, quem pretender visitar a Mesquita Sultan Qaboos a partir das zonas mais antigas de Muscat, como Mutrah. Foi o meu caso.
Não querendo ficar do lado oposto da avenida, optei por apanhar um táxi partilhado no chamado OK Center (junto à principal rotunda de Ruwi). A partir de determinado ponto, fui o único passageiro, já que o taxista me deixou mesmo à porta da mesquita. Acordei pagar 2 rials, mas fiquei com a sensação que poderia ter negociado melhor.
A Mesquita Sultan Qaboos está aberta ao público não muçulmano entre as 8:00 e as 11:00, todos dias exceto à sexta-feira. A entrada custa 500 baizas.
Onde ficar em Muscat
A não ser que o seu objetivo primordial seja fazer praia em Muscat, julgo que Mutrah, a zona velha da capital de Omã, é a mais aconselhável para quem viaja em turismo. É a área da cidade mais antiga e com mais caráter; e onde fica o agradável souk Mutrah e a concorrida corniche.
Em Mutrah, o hotel mais recomendado é o Hotel Mutrah, onde fiquei hospedado. O preço é justo, os funcionários prestáveis, a localização é aceitável – dá para ir a pé para o souk e para a estação de autocarros de Ruwi.
Caso queira pernoitar junto à praia (e pagar mais por isso), recomendo o Grand Hyatt Muscat ou o Crowne Plaza Muscat. Para algo mais recôndito, igualmente junto à praia mas mais afastado da cidade, o Shangri-La Barr Al Jissah Resort & Spa é imbatível. Por fim, se é luxo que pretende, opte pelo The Chedi.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.