Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Portugal » Açores » Ilha de São Miguel

Moinho da Bibi, com o Atlântico aos pés

Por Ana Isabel Mineiro | Atualizado em 29 Out 2019 | Turismo rural Açores Europa Ilha de São Miguel Portugal Deixe um comentário
Tempo de leitura: 3 minutos

O Moinho da Bibi fica perto de Ponta Delgada, num lugar sossegado junto ao mar, rodeado de campos agrícolas e às portas da Lagoa das Sete Cidades, na verdejante Ilha de São Miguel. A reabilitação da casa, com apenas dois quartos, manteve-a fiel aos materiais tradicionais como o tetim. Visita à unidade de turismo rural Moinho da Bibi.

Moinho da Bibi

Salvo do destino que tocou a muitos seus semelhantes ilhéus, este moinho – localizado na freguesia da Candelária, a pouco mais de 20 quilómetros de Ponta Delgada, a meio caminho da estância balnear dos Mosteiros e às portas da Lagoa das Sete Cidades – é um alojamento turístico sem par em toda a Ilha de São Miguel. É, aliás, em todo o arquipélago dos Açores, o único moinho convertido às funções de turismo rural até ao momento. E mais: o Moinho da Bibi é bem simbólico do que são os objetivos centrais da Associação Casas Açorianas, que reúne já mais de 40 unidades de turismo rural e mais de 550 camas no arquipélago: oferecer ao visitante o melhor dos Açores, nomeadamente a intimidade com a paisagem, o ambiente rural, a cultura e, ainda, a simpatia e hospitalidade da gente açoriana.

A reabilitação do Moinho da Bibi, iniciada em 1999, privilegiou uma fidelidade aos materiais tradicionais e à estrutura, enraizada provavelmente no séc. XIX, tendo o resultado da intervenção sido premiado com a classificação de Património Regional logo no ano seguinte. O aspeto “tosco” do moinho tem o seu fundamento, precisamente, nessa fidelidade que foi paradigma da intervenção: as paredes mantêm o tetim, o material original que contribui para isolar as estruturas da humidade e proteger o interior de alterações térmicas exteriores.

O Moinho da Bibi tem dois quartos (pequenos, mas confortáveis de acordo com os padrões contemporâneos), com janelinhas a dar para o mar ou para os milheirais e hortas circundantes, consoante o ângulo de visão. Uma engenhosa solução arquitetónica acrescentou uma cozinha em jeito de cave, com ligação interna ao corpo do moinho. Esta opção traduziu-se no acrescento, discreto, de espaços funcionais exigíveis para o turismo rural contemporâneo, sem introduzir quaisquer dissonâncias à vista.

A localização do moinho, a pouco mais de vinte minutos de Ponta Delgada, por uma estrada que vai ao longo do litoral sul da ilha, é outra das suas vantagens. Embora esteja perto da capital e do aeroporto, o Moinho da Bibi fica num lugar sossegado, rodeado de campos agrícolas e a pouco mais de uma centena de metros do Atlântico, que parece estender-se aos pés do antigo engenho eólico. Perto há zonas balneares – como a muito frequentada estância dos Mosteiros -, algumas sui generis, como a das Ferrarias, onde os fundos marinhos reservam aos banhistas a surpresa de fontes ocultas de águas quentes.

A pouca distância do Moinho da Bibi fica também um dos mais eloquentes exemplos do extraordinário património natural de São Miguel, a famosa Lagoa das Sete Cidades. Pela cumeeira que rodeia as duas lagoas corre um dos trilhos mais espetaculares da ilha e, até, do arquipélago. São cerca de onze quilómetros, durante os quais as perspetivas que os andarilhos têm sobre as lagoas vão variando sem cessar. E nas proximidades, a quem sobrar fôlego e empenho, não faltam outros caminhos e vistas de antologia: as lagoas do Canário e de Santiago, e, ainda, o trilho da Serra Devassa, vereda um tanto exigente mas compensadora pela vista panorâmica que proporciona sobre essa parte da ilha e sobre duas lagoas ocultas e plenas de mistério na sua quase permanente imersão nos nevoeiros ilhéus.

Reservar O Moinho Da Bibi

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Turismo rural Açores Europa Ilha de São Miguel Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Moinho da Bibi e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Ryanair expande-se em Espanha
Guimarães nomeada Capital Europeia da Cultura 2012 »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias
  • Ilhas
  • Mercados
  • Parques Naturais

Moinho da Bibi

Reserve um hotel em Moinho da Bibi ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2022 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens