As ruínas perdidas de Ritigala (um mosteiro budista no meio da floresta)

Por Filipe Morato Gomes
Visitar Ritigala, Sri Lanka
Ruínas do mosteiro budista de Ritigala

Ritigala é o nome de uma montanha localizada a pouco mais de 40 km da antiga cidade monástica de Anuradhapura, no centro do Sri Lanka, onde em tempos foi instalado um mosteiro budista.

Apesar de estar hoje em ruínas, o antigo mosteiro de Ritigala é um complexo arqueológico com uma mística especial. É, digamos assim, diferente dos outros mosteiros budistas do Sri Lanka. Venha daí conhecê-lo um pouco melhor!

A minha visita a Ritigala

Floresta de Ritigala, Sri Lanka
Trilho de acesso ao mosteiro de Ritigala

Foi, uma vez mais, a recomendação de um amigo viajante, profundo conhecedor do Sri Lanka, que me fez visitar as ruínas perdidas de Ritigala. “Pede ao Milton para te levar a Ritigala; não te vais arrepender”, disse-me. E assim fiz.

E, de facto, viria a comprovar que há algo de distintivo em Ritigala.

Visitar Ritigala
Ruínas de Ritigala

Desde logo, o facto de estar implantado no meio da selva (faz parte de uma “Reserva Natural Estrita).

Depois, e principalmente, o facto de ter sido um antigo mosteiro budista onde se tratavam doentes, de diferentes patologias, com recurso a avançadas técnicas Ayurveda – a “ciência da vida” -, um dos mais antigos sistemas medicinais da Humanidade. Há, aliás, indícios de que, em Ritigala, eram usadas plantas medicinais de variadíssimas espécies distintas para o efeito.

Ruínas do mosteiro budista de Ritigala
Um dos pátios do antigo mosteiro budista de Ritigala

Era, também, mesmo para os padrões de despojamento budista, um mosteiro incrivelmente austero. Não se encontram, por exemplo, vestígios de stupas nem de outros ícones comuns nos templos Budistas.

Do ponto de vista arquitetónico, referência para dezenas de estruturas de pedra com dupla plataforma (pisos), características não só de Ritigala como de alguns dos mosteiros de Anuradhapura. Referência também para os pátios do mosteiro; com especial relevo para um deles, que mantém o que resta dos pilares que outrora sustentavam um edifício monástico.

Árvore na floresta de Ritigala
Árvore de porte impressionante na floresta de Ritigala

E assim, conduzido por um guia local (obrigatório), fui explorando a floresta e suas ruínas com inegável prazer. O mosteiro está disperso por uma área florestal razoavelmente grande, pelo que deu também para apreciar a flora, incluindo árvores de porte invejável e muitos anos de vida.

Quando, por fim, chegou a hora de deixar Ritigala, porventura inspirado pela missão do mosteiro, decidi sujeitar o corpo a uma massagem Ayurveda numa espécie de spa local indicado pelo taxista. Talvez ele me tivesse lá levado para ganhar a sua comissão, mas a verdade é que foi uma nova e interessante experiência cultural.

Só depois segui para Pollonaruwa, a etapa seguinte do meu roteiro no Sri Lanka; com a certeza de que a paragem tinha valido a pena.

Guia prático

Como chegar a Ritigala

Eu decidi visitar Ritigala a partir de Sigiriya, e foi uma opção que fez sentido no meu roteiro de viagem pelo Sri Lanka. Combinei na minha pousada e arranjaram-me um táxi para fazer a visita a preços aceitáveis. Seja como for, caso decida ir por conta própria, saiba que fica a 20km de Habarana e a 35km de Sigiriya (ver localização exata no Google Maps).

A entrada em Ritigala custa 2USD por pessoa. Note que o horário de funcionamento vai apenas das 8:30 às 16:30.

Onde ficar

Não creio ser necessário ficar alojado próximo do sítio arqueológico de Ritigala mas, se for esse o seu desejo, o simples mas acolhedor Ritigala Lodge é seguramente uma escolha de confiança.

Se, como eu, decidir pernoitar em Sigiriya, o melhor que posso recomendar é a guesthouse Sigiriya Paradise Inn – onde fiquei por recomendação de amigos -, e só tenho elogios a fazer a Milton e sua família. Os quartos são amplos e muito limpos, o chuveiro é maravilhoso, o pequeno-almoço farto e delicioso; e, acima de tudo, a família é simpática, prestável e acolhedora. Senti-me em casa.

Para procurar outras opções de hospedagem, use o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Sigiriya

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário