Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Ásia » Vietname

Prazeres Simples no Cenário Tropical de Mui Ne, Vietname (VM #19)

Por Filipe Morato Gomes | Volta ao Mundo Ásia Vietname
Atualizado em 23.07.2017 | Tempo de leitura: 4 minutos

Visitar Mui Ne, Vietname

Alojo-me num bungalow algures no extenso areal de Mui Ne, Vietname, e deixo-me enfeitiçar pela beleza típica de um paraíso tropical. Um lugar onde o tempo passa bem devagar e de onde não apetece sair.

Mui Ne ainda não faz parte do roteiro de grande parte dos viajantes que percorrem o Vietname de norte a sul. Muitos preferem a agitação de Nha Trang, quatro horas de viagem para norte, uma típica cidade de veraneio, com inúmeras e diversificadas ofertas no que concerne a alojamento, restaurantes, bares, vida nocturna e a sua dose de gatunos e prostitutas. E seguem depois para Ho Chi Minh (Saigão), mais a sul, directamente. Eu parei em Nha Trang apenas o tempo suficiente para tomar contacto com a localidade e dar os primeiros mergulhos em mar aberto desde que saí de Portugal. Poucos dias depois, estava instalado num autocarro rumo à pacata localidade de Mui Ne. Enquanto o turismo de massas não chega lá.

Vista da praia de Mui Ne, litoral centro do Vietname
Vista da praia de Mui Ne, litoral centro do Vietname

Antevejo que, dentro em breve, Mui Ne estará transformada num mega resort turístico onde grupos numerosos de reformados turistas franceses passarão dias de repouso absoluto, entre um copo de tinto Bordeaux e uma baforada de cachimbo, à beira-mar. Ainda não é o caso, felizmente. Mas pouco faltará. Muitos hotéis de maior dimensão e melhor qualidade estão já instalados na área. Um mau prenúncio para quem prefere um tipo de turismo mais básico, contacto com a natureza, sossego e ausência de néon nas ruas.

Enquanto a transformação não se torna definitiva, Mui Ne é apenas uma bela língua de areia que se estende por cerca de vinte quilómetros, repleta de pousadas básicas mas acolhedoras, bungalows em cima da praia e um punhado dos tais hotéis mais luxuosos, não destinados aos viajantes independentes. E ainda mantém o charme daqueles paraísos tropicais onde o tempo passa bem devagar e de onde não apetece sair. Lugares onde os mais intensos prazeres são coisas tão simples como ler um livro sob a sombra refrescante de um coqueiro. Ou sair da cama directamente para um mergulho no mar, vinte metros adiante. Ou, mais cedo ainda, apreciar o nascer do sol sentado na areia, enquanto dezenas de barcos regressam da faina diária e pescadores locais puxam as redes para terra firme. Ou, à noite, deliciar-se com um apetitoso peixe grelhado tendo como candeeiro a lua e como música ambiente o som intermitente da ondulação.

Turista repousando na pousada Hiep Hoa, Mui Ne, Vietname
Turista repousando na pousada Hiep Hoa, Mui Ne, Vietname

Experimentei tudo isso, é certo, mas não se pense que nada se pode fazer para além de relaxar e desfrutar desses pequenos nadas. Para os viajantes mais activos, aliás, Mui Ne é um excelente local para passar uns dias exercitando arduamente os músculos do corpo. Especialmente para os amantes de desportos aquáticos dependentes da qualidade do vento, como o kite-surf e o windsurf. Os ventos são fortes durante quase todo o dia, proporcionando óptimas condições para a prática desses desportos. O simples facto de se observar os praticantes de kite-surf levantarem voo com as suas pranchas, fazendo piruetas inacreditáveis alguns metros acima da água é, por si só, um espectáculo único. Experimentá-lo, por outro lado, tem o seu preço. Uma hora de aprendizagem com um instrutor qualificado custa 75 dólares, o que, para o comum dos viajantes independentes, equivale ao orçamento disponível para vários dias de viagem no Vietname.

Tal como alguns estrangeiros que se apaixonaram por esta pequena localidade e não mais a deixaram, também eu sinto que poderia ficar em Mui Ne por muito mais tempo. Mas experiências mais intensas me aguardam no extremo sul do Vietname. Depois do perfume do mar, preparo-me para a terrível herança que a guerra deixou neste belo país.

Esta é a capa do livro «Alma de Viajante», que contém as crónicas de uma viagem com 14 meses de duração - a maioria das quais publicada no suplemento Fugas do jornal Público. É uma obra de 208 páginas em papel couché, que conta com um design gráfico elegante e atrativo, e uma seleção de belíssimas fotografias tiradas durante a volta ao mundo. O livro está esgotado nas livrarias, mas eu ofereço-o em formato ebook, gratuitamente, a todos os subscritores da newsletter.

SUBSCREVER NEWSLETTER

Saiba mais sobre: Volta ao Mundo Ásia Vietname

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Mui Ne e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Tirando as Medidas aos Alfaiates de Hoi An, Vietname (VM #18)
As marcas que o tempo não apaga, no Vietname (VM #20) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Mui Ne

Reserve um hotel em Mui Ne ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens