Destino: Europa » Portugal » Minho » Ponte de Lima

Revivendo a infância no Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima

Por Filipe Morato Gomes
Visitar Museu do Brinquedo Português
Brinquedos antigos em exposição no Museu do Brinquedo Português de Ponte de Lima

É muito raro dedicar um post especificamente a um museu. Mas estive recentemente em Ponte de Lima e aproveitei para visitar o Museu do Brinquedo Português – e posso garantir que a ideia por detrás do museu é genial. Especialmente para os adultos.

Eu explico.

O Museu do Brinquedo Português está instalado na Casa do Arnado, junto à ponte romana que marca a paisagem de Ponte de Lima. Lá dentro, uma exposição permanente de brinquedos antigos de vários géneros, com a particularidade de todos terem sido construídos por fabricantes portugueses. Há brinquedos com origem tão antiga como o final do século XIX, mas os mais emocionais são seguramente os menos antigos (os brinquedos mais recentes são de 1986). São esses que tocam o visitante adulto.

Eu visitei o museu em família. Com pais, tios, filhos e sobrinhos. Ao passar pelas diversas salas de exposição, era impossível não soltar expressões tipo “olha este!”, “lembras-te daquele?”, ao apreciar os brinquedos da minha infância. Jogos de tabuleiro, o Loto, os bonecos de madeira, os carrinhos de folha de flandres. Um deleite.

Ora, é por essa razão que os adultos adoram. Como eu adorei. E mais ainda o meu pai. Se eu vi alguns brinquedos da minha infância, muitos mais havia que o meu pai conhecia. Brinquedos suficientemente antigos para terem sido usados pela geração dos meus pais, agora na casa dos setenta.

Visitar o Museu do Brinquedo Português é, pois, uma experiência emocional. É recordar a infância. É sair a sorrir. Recomendo a todos. Especialmente em família. Sem sombra de dúvida, é uma das coisas que deve fazer em Ponte de Lima. Talvez estas fotografias ajudem a compreeender o fascínio.

Veja mais fotos de Ponte de Lima.

Guia prático

Como chegar a Ponte de Lima

Ponte de Lima fica no distrito de Viana do Castelo, e é facilmente acessível pela rede viária portuguesa. Caso viaje de carro, basta seguir a autoestrada A3 em direção a Ponte de Lima, ou a A28 / IC1 em direção a Viana do Castelo seguida da N203.

Dicas de viagem

  • Evite visitar Ponte de Lima no mês de agosto; há outras épocas do ano mais agradáveis;
  • Se gostar de festas populares, saiba que Ponte de Lima é palco de duas festividades muito marcantes: a Vaca das Cordas e as Feiras Novas. Explico melhor do que se trata no texto À descoberta de Ponte de Lima (e coisas para fazer na vila).

Onde ficar

O Minho é fértil em quintas e casas senhoriais mas quase sempre ficam afastadas dos centros urbanos. É o caso, também, do Carmo’s Boutique Hotel, uma das opções hoteleiras mais emblemáticas (e luxuosas) de Ponte de Lima. Não faltam também hotéis e pensões mais baratas. Um desses bons exemplos é a Mercearia da Vila, uma casa recuperada em pleno centro histórico de Ponte de Lima.

Pesquisar hotéis em Ponte de Lima

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário