Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Europa » Portugal » Minho » Ponte de Lima » À descoberta de Ponte de Lima (e coisas para fazer na vila)

À descoberta de Ponte de Lima (e coisas para fazer na vila)

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 5 Set 2020 | Viagens Europa Minho Ponte de Lima Portugal 1 comentário

Caminho de Santiago, em Ponte de Lima
O caminho português para Santiago, em Ponte de Lima

Passei o final do ano em Ponte de Lima. Na verdade, a minha família alugou uma casa numa aldeia perto de Ponte de Lima, e aí passei a semana a seguir ao Natal. O tempo esteve incrivelmente soalheiro, dias com aquele sol de inverno tão agradável, ao ponto de permitir caminhar por Ponte de Lima várias vezes, e até percorrer parte da Ecovia do Lima com as crianças da família.

Como resultado dessa estadia prolongada, compilei uma lista com algumas coisas que deve ver ou fazer em Ponte de Lima. Sendo certo que muito mais há para visitar em Ponte de Lima, não ficará desiludido se começar por estas atividades.

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que ver e fazer em Ponte de Lima
    • 1.1 Passear no centro histórico
    • 1.2 Conhecer a Igreja Matriz de Ponte de Lima
    • 1.3 Atravessar a Ponte Medieval sobre o Rio Lima
    • 1.4 Ver a Capela do Anjo da Guarda
    • 1.5 Visitar o Museu do Brinquedo Português
    • 1.6 Percorrer a Ecovia do Lima
  • 2 Gastronomia
    • 2.1 Comer arroz de sarrabulho no Restaurante Alameda
    • 2.2 Lanchar no Trisabores
  • 3 Mapa com o que visitar em Ponte de Lima
  • 4 Guia prático
    • 4.1 Festas populares de Ponte de Lima
    • 4.2 Onde dormir em Ponte de Lima
    • 4.3 Seguro de viagem

O que ver e fazer em Ponte de Lima

Passear no centro histórico

Largo de Camões, Ponte de Lima
Largo de Camões, no centro de Ponte de Lima

Ponte de Lima é uma daquelas vilas onde é mesmo um prazer caminhar. Deixar-se perder pelas ruas empedradas, explorar sem mapas o centro da vila e acabar por descobrir uma capela, uma mercearia de bairro, um pequeno tasco. Os minhotos são um povo afável, aproveite para meter conversa com os de Ponte de Lima, enquanto descansa nos bancos vermelhos do Largo de Camões.

Conhecer a Igreja Matriz de Ponte de Lima

Igreja Matriz de Ponte de Lima
Um casal aquece-se junto à Igreja Matriz de Ponte de Lima

Bem no centro histórico de Ponte de Lima, a Igreja Matriz é um dos monumentos mais emblemáticos da vila. Vale a pena incluir na lista com o que visitar em Ponte de Lima, nem que seja para admirar o belíssimo exterior da igreja (consta que a rosácea é inspirada na da Igreja de São Francisco, no Porto).

Quando por lá passei, este casal já com alguma idade aproveitava os raios de sol matinais para se aquecer junto à fachada lateral da Igreja Matriz. Não resisti a uma foto.

Atravessar a Ponte Medieval sobre o Rio Lima

Ponte Medieval sobre o Rio Lima
Ponte Medieval sobre o Rio Lima, também conhecida como “Ponte Velha”

“O ex-líbris de Ponte de Lima, que conjuntamente com o rio que banha a vila, deu o nome à localidade, é a sua ponte. Na realidade, é um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha. Depois, o troço que resta da ponte romana. São apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. Se descer verá também os alicerces da Torre Velha, talvez a primeira do sistema defensivo medieval.” in Turismo de Ponte de Lima

A “Ponte Velha” marca a paisagem de Ponte de Lima como nenhum outro elemento arquitetónico da vila. Não se contente com a contemplação à distância e atravesse a ponte a pé. Aprecie os praticantes de canoagem a treinar no Rio Lima. E, ao chegar à margem direita do rio, não deixe de reparar na Igreja de Santo António da Torre Velha. Muito perto, logo no início do Parque do Arnado, fica a curiosa Capela do Anjo da Guarda.

Ver a Capela do Anjo da Guarda

Capela do Anjo da Guarda, Ponte de Lima
Capela do Anjo da Guarda, na margem direita do Rio Lima

“A Capela do Anjo da Guarda é um padrão românico / gótico, erigido provavelmente no último quartel do século XIII segundo cânones barrocos”, pode ler-se na placa informativa junto ao monumento. Tem uma imagem de São Miguel com “caráter ingénuo”, e “a pequena configuração quadrangular aberta confere-lhe um caráter devocional, servindo de local de culto e abrigo aos viandantes”. É, sem dúvida, um espaço muito curioso.

Se conseguir resistir aos bancos de jardim virados ao rio que se encontram junto à capela, o fascinante Museu do Brinquedo Português fica nas proximidades.

Visitar o Museu do Brinquedo Português

Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima
Edifício do Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima

Do outro lado da ponte velha, é impossível não reparar no edifício restaurado, cor de salmão, que atualmente alberga o Museu do Brinquedo Português. Ora, se é um espaço de que as crianças gostam, desconfio bem que os pais  – e muito principalmente os avós – saem do museu ainda mais satisfeitos. Isto porque o museu expõe milhares de brinquedos portugueses de outros tempos. Do nosso tempo!

Eu vi brinquedos que me fizeram recuar até à minha infância – e é emocionante. Jogos de tabuleiro, piões, carrinhos. Mas fiquei com a sensação que o meu pai, atualmente com 72 anos, tinha ainda mais motivos para estar emocionado, tal a quantidade de brinquedos “do seu tempo” em exposição no museu.

Se ainda não sabe o que visitar em Ponte de Lima, não hesite. É uma visita absolutamente imperdível!

Percorrer a Ecovia do Lima

O que fazer em Ponte de Lima: Ecovia do Lima
Percorrendo parte da Ecovia do Lima, a caminho de Ponte de Lima

A Ecovia do Lima tem dezenas de quilómetros, em vários troços, distribuídos por ambas as margens do Rio Lima. Eu fiz apenas uma pequena parte, entre a aldeia da Correlhã – onde estava alojado – e o centro de Ponte de Lima. E recomendo. Seja a pé ou de bicicleta.

Gastronomia

Não poderia deixar de referir dois locais que marcaram a minha passagem por Ponte de Lima. Não quer dizer que sejam os melhores restaurantes de Ponte de Lima, apenas que os frequentei e recomendo.

Comer arroz de sarrabulho no Restaurante Alameda

O arroz de sarrabulho é uma instituição em Ponte de Lima e não faltam restaurantes tradicionais onde se deliciar com o sarrabulho à moda do Minho e respetivos rojões. Entre eles, o Alameda, um dos melhores restaurantes para comer sarrabulho em Ponte de Lima. Estava decidido.

Ora, estando numa casa alugada com uma família numerosa e muitas crianças, optou-se por falar com os donos do Alameda e perguntar se não seria possível preparar o arroz de sarrabulho para take-away. E assim foi.

No dia seguinte, almocei um magnífico arroz de sarrabulho, com rojões, tripas enfarinhadas, morcela e batatas fritas. Tudo delicioso e em doses fartas. E imagino que no restaurante, sem a espera do transporte, seja ainda melhor. Fica a sugestão.

Em última análise, seja no Alameda ou noutro restaurante de qualidade, não deixe de comer arroz de sarrabulho em Ponte de Lima.

Lanchar no Trisabores

Talvez esta recomendação soe estranha mas a verdade é que, estando o tempo frio e eu acompanhado por muitas crianças, as paragens ao final da tarde no Trisabores eram sempre motivo de festa. O ambiente é muito agradável, porventura com um toque de requinte francês mas sem perder a simplicidade, e os crepes são muito razoáveis. Consta também que os gelados artesanais são deliciosos, mas esses não provei. Fica a recomendação.

Veja mais fotos de Ponte de Lima.

Mapa com o que visitar em Ponte de Lima

Guia prático

Festas populares de Ponte de Lima

Para além do Festival Internacional de Jardins, que leva muitos visitantes a Ponte de Lima, a vila tem dois eventos populares que vale bem a pena conhecer.

1. Feiras Novas

As Feiras Novas são uma das festas populares de Portugal de que eu mais gosto. No segundo fim de semana de setembro, as ruas de Ponte de Lima enchem-se de povo, de alegria, de vinho e de música. Em cada esquina, uma concertina enche as ruas do centro histórico; há cantares ao desafio; folclore; muita alegria. É a verdadeira festa do povo, uma das maiores romarias do Alto Minho.

E já nem falo do fogo de artifício, do folclore, dos gigantones e cabeçudos, do grupo de bombos e da procissão… o que eu gosto mesmo é do ambiente que invade as ruas de Ponte de Lima.

2. Vaca das Cordas

Socorro-me das palavras da Câmara Municipal:

Em véspera do Dia de Corpo de Deus, ao final da tarde, milhares de pessoas aguardam impacientes defronte do portão da Casa de Nossa Senhora de Aurora que a Vaca das Cordas (atualmente um touro bravo) saia para as ruas e cumpra a tradição.

Para gáudio de todos, corre em direção à Igreja Matriz, guiada por cordas, onde a praxe obriga a dar três voltas e, posteriormente, é encaminhada para o Largo de Camões, local em que muitos dos espectadores, mais incautos, correm o risco de cair à água no Chafariz Nobre.

Até ao pôr do sol, no areal junto ao rio, as correrias, os trambolhões e as quedas sucedem-se, numa cadência de espetáculo e de emoção que só acontece na Vaca das Cordas.

Prepare-se para as multidões, reserve hotel com antecedência e divirta-se!

Onde dormir em Ponte de Lima

O Minho é fértil em quintas e casas senhoriais mas quase sempre ficam afastadas dos centros urbanos. É o caso, também, do Carmo’s Boutique Hotel, uma das opções hoteleiras mais emblemáticas (e luxuosas) de Ponte de Lima. Não faltam também hotéis e pensões mais baratas. Um desses bons exemplos é a Mercearia da Vila, uma casa recuperada em pleno centro histórico de Ponte de Lima.

Pesquisar hotéis em Ponte de Lima

Seguro de viagem

A World Nomads oferece um dos melhores e mais completos seguros de viagem do mercado, recomendado pela National Geographic e pela Lonely Planet. Outra opção excelente e mais barata é a IATI Seguros (tem um seguro para COVID-19), que não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. São os seguros que uso nas minhas viagens.

Fazer seguro na World Nomads (código FMGOME5)

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Europa Minho Ponte de Lima Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Encontre os melhores voos no Skyscanner. Nos resultados da pesquisa, escolha de preferência a própria companhia aérea.

Pesquise os melhores hotéis no Booking.com. É onde eu faço a maioria das minhas reservas. Alternativamente, procure casas e apartamentos no airbnb.

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (usando este link tem 5% de desconto) ou na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5). Mais vale viajar descansado.

Por fim, poupe centenas de euros em taxas bancárias usando o cartão TransferWise.

« Al Ain por quem lá vive: Tiago Leal
Guia de Machu Picchu: manual de sobrevivência para o viajante independente »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho, atualmente, 49 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Artigos mais populares

  • 25 viagens que quero fazer até 2030
  • Como cancelar viagens
  • Não tenhas medo de viajar sozinho
  • Como comprar voos baratos
  • Roteiro de viagem no Japão
  • Roteiro em Portugal
  • Passadiços do Paiva
  • Aldeias do Xisto da Serra da Lousã
  • Roteiro de viagem em Malta
  • Onde ficar em Malta
  • Guia de praias de Maiorca
  • Onde ficar em Maiorca
  • Onde ficar em Londres
  • Onde ficar em Bruxelas
  • Onde ficar em Lisboa
  • Onde ficar no Porto
  • Revolut, um cartão (quase) sem taxas
  • Voos low cost
  • Viajar com crianças
  • Como criar um blog de viagens

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Destino: Ponte de Lima

Pesquise os melhores voos no Skyscanner

Reserve um hotel em Ponte de Lima e aproveite as promoções do booking

Peça o seu cartão TransferWise e poupe nas taxas bancárias.

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem na World Nomads (5% de desconto usando o código FMGOME5) ou na IATI Seguros (usando este link tem 5% de desconto).

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Contactos · Na imprensa

Política editorial

O Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. É ponto de honra! Conheça a minha política editorial e comercial.

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, Assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Copyright © 2021 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens