Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » República Checa » Praga

O que fazer em Praga, as dicas do Gabriel Britto

Por Filipe Morato Gomes | Viagens na Minha Terra Europa Praga República Checa
Atualizado em 7.07.2020 | Tempo de leitura: 5 minutos

Quer visitar Praga e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiei o brasileiro Gabriel Britto, profundo conhecedor da cidade e autor do novíssimo Insider Praga, um blog totalmente dedicado à capital da República Checa, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Praga para tornar a sua viagem única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Praga, onde o levarás?” – eis as sugestões do Gabriel.

O que fazer em Praga com um amigo

Há poucos dias fui perguntado sobre o que faz um lugar virar amor à primeira vista e respondi que acredito na possibilidade de haver ligações sentimentais entre pessoas e cidades, parecidas com as ligações de casais: é algo que você não sabe explicar por que aconteceu, sabe apenas que aconteceu.

A minha relação com Praga é assim. Apaixonei-me por ela à primeira visita, em 1999, e não sei dizer por que, mas sei que para mim ela é a cidade mais linda do mundo, e sempre caminho pelas suas ruas totalmente à vontade, feliz como em nenhum outro lugar. Até o idioma checo, com suas consoantes em sequência, me parece charmoso.

Tive o privilégio de morar em Praga entre os anos 2000 e 2001, quando meus dias eram feitos de passeios sem nenhum mapa, me perdendo e encontrando lugares escondidos. Hoje, graças a queridos amigos locais, sou um visitante muito frequente e continuo essas caminhadas pela cidade, sempre encontrando novidades e revendo antigas preferências.

É um pouco deste conhecimento que eu divido aqui, com você, graças a este convite queridíssimo do Filipe – a quem eu adoraria levar para conhecer estes lugares.

#1 Beer garden do Parque Letná

Beer garden do Parque Letná
Beer garden do Parque Letná, Praga

Não consigo imaginar um espaço dedicado aos bebedores de cerveja que tenha vista urbana mais linda do que o beer garden do parque Letnà (mas repare que falei “urbana”, não paisagem natural).

É claro que ele fica mil vezes melhor na primavera e no verão, quando existe sol acima das árvores e o clima combina com a bebida, mas a vista segue maravilhosa nos meses mais frios e fechados, garantindo um passeio fantástico em qualquer época do ano.

Era um dos primeiros lugares que eu levava amigos quando vivia em Praga. Seria um dos primeiros para onde eu o levaria hoje.

#2 Bairro Karlín

O que fazer em Praga: Bairro Karlín
Bairro Karlín, em Praga

Karlín foi um dos bairros mais atingidos durante a enchente de 2002 e foi quase totalmente destruído. O que tinha tudo para se transformar numa tragédia virou o sopro para uma renovação gigantesca que atraiu novos moradores e novos comércios, fazendo com que o Karlín passasse a ser um dos melhores bairros de Praga.

Não há grandes atrações específicas; a grande recomendação é caminhar por todas as ruas, até aos limites com o bairro vizinho. Você vai ver prédios lindos, parques e um clima genuíno de bairro local onde poucos turistas se aventuram.

#3 Mosteiro Břevnov

O que visitar em Praga: Mosteiro Břevnov
Mosteiro Břevnov, Praga

O Mosteiro Břevnov fica um pouco afastado da região turística, mas ainda assim é fácil de chegar, principalmente para quem está nas redondezas do Castelo de Praga. O mosteiro tem uma área grande, cercada por muros, com uma cervejaria, um restaurante, um hotel e, claro, uma igreja dentro. É tudo lindo, a comida do restaurante é deliciosa e a cerveja é excelente. Recentemente descobri que tenho amigos tchecos que nunca visitaram o lugar. Acho que vou levá-los também.

#4 Restaurante U černého vola

Restaurante U černého vola
Fachada do restaurante U černého vola

O restaurante que fica dentro do Mosteiro Břevnov é ótimo, mas para mostrar a um amigo um restaurante realmente tcheco, nada melhor do que o U černého vola.

Ele tem todo o combo necessário para isso: cerveja, comida básica, garçons com cara de mau e que não falam inglês, ambiente sem requintes, mesas grandes, fumaça de cigarro e, claro, bêbados. Apesar da descrição assustadora, é um lugar muito amigável e os garçons não são malvados, não. Ah, ele tem menu em inglês e fica bem perto do Castelo de Praga.

#5 Ponte Carlos e Praça da Cidade Velha no nascer do sol

Praga, República checa
A nascer do dia, mesmo os locais mais turísticos de Praga têm um encanto especial

Eles estão entre os lugares mais turísticos de Praga e lotam durante o dia. Mas são completamente diferentes no nascer do sol, quando apenas alguns bêbados perdidos e turistas dedicados passeiam por ali, permitindo que você realmente aproveite a beleza da paisagem, em paz total. Para melhorar, tem a luz do amanhecer, que consegue o impossível: deixar Praga ainda mais bela.

Mapa: o que fazer em Praga

Se está a pensar viajar para Praga, conheça o excelente trabalho do Gabriel Britto em www.insiderpraga.com.br, um blog de viagens recheado de dicas para aproveitar a visita à capital da República Checa.

Reservar hotel em Praga

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens na Minha Terra Europa Praga República Checa

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Praga e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Os 10 melhores hotéis de Cáceres (segundo o booking)
Explorando o Douro, da Régua ao Pinhão »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Praga

Reserve um hotel em Praga ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens