Quer visitar Praga e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiei o brasileiro Gabriel Britto, profundo conhecedor da cidade e autor do novíssimo Insider Praga, um blog totalmente dedicado à capital da República Checa, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Praga para tornar a sua viagem única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em Praga, onde o levarás?” – eis as sugestões do Gabriel.
O que fazer em Praga com um amigo
Há poucos dias fui perguntado sobre o que faz um lugar virar amor à primeira vista e respondi que acredito na possibilidade de haver ligações sentimentais entre pessoas e cidades, parecidas com as ligações de casais: é algo que você não sabe explicar por que aconteceu, sabe apenas que aconteceu.
A minha relação com Praga é assim. Apaixonei-me por ela à primeira visita, em 1999, e não sei dizer por que, mas sei que para mim ela é a cidade mais linda do mundo, e sempre caminho pelas suas ruas totalmente à vontade, feliz como em nenhum outro lugar. Até o idioma checo, com suas consoantes em sequência, me parece charmoso.
Tive o privilégio de morar em Praga entre os anos 2000 e 2001, quando meus dias eram feitos de passeios sem nenhum mapa, me perdendo e encontrando lugares escondidos. Hoje, graças a queridos amigos locais, sou um visitante muito frequente e continuo essas caminhadas pela cidade, sempre encontrando novidades e revendo antigas preferências.
É um pouco deste conhecimento que eu divido aqui, com você, graças a este convite queridíssimo do Filipe – a quem eu adoraria levar para conhecer estes lugares.
#1 Beer garden do Parque Letná
Não consigo imaginar um espaço dedicado aos bebedores de cerveja que tenha vista urbana mais linda do que o beer garden do parque Letnà (mas repare que falei “urbana”, não paisagem natural).
É claro que ele fica mil vezes melhor na primavera e no verão, quando existe sol acima das árvores e o clima combina com a bebida, mas a vista segue maravilhosa nos meses mais frios e fechados, garantindo um passeio fantástico em qualquer época do ano.
Era um dos primeiros lugares que eu levava amigos quando vivia em Praga. Seria um dos primeiros para onde eu o levaria hoje.
#2 Bairro Karlín
Karlín foi um dos bairros mais atingidos durante a enchente de 2002 e foi quase totalmente destruído. O que tinha tudo para se transformar numa tragédia virou o sopro para uma renovação gigantesca que atraiu novos moradores e novos comércios, fazendo com que o Karlín passasse a ser um dos melhores bairros de Praga.
Não há grandes atrações específicas; a grande recomendação é caminhar por todas as ruas, até aos limites com o bairro vizinho. Você vai ver prédios lindos, parques e um clima genuíno de bairro local onde poucos turistas se aventuram.
#3 Mosteiro Břevnov
O Mosteiro Břevnov fica um pouco afastado da região turística, mas ainda assim é fácil de chegar, principalmente para quem está nas redondezas do Castelo de Praga. O mosteiro tem uma área grande, cercada por muros, com uma cervejaria, um restaurante, um hotel e, claro, uma igreja dentro. É tudo lindo, a comida do restaurante é deliciosa e a cerveja é excelente. Recentemente descobri que tenho amigos tchecos que nunca visitaram o lugar. Acho que vou levá-los também.
#4 Restaurante U černého vola
O restaurante que fica dentro do Mosteiro Břevnov é ótimo, mas para mostrar a um amigo um restaurante realmente tcheco, nada melhor do que o U černého vola.
Ele tem todo o combo necessário para isso: cerveja, comida básica, garçons com cara de mau e que não falam inglês, ambiente sem requintes, mesas grandes, fumaça de cigarro e, claro, bêbados. Apesar da descrição assustadora, é um lugar muito amigável e os garçons não são malvados, não. Ah, ele tem menu em inglês e fica bem perto do Castelo de Praga.
#5 Ponte Carlos e Praça da Cidade Velha no nascer do sol
Eles estão entre os lugares mais turísticos de Praga e lotam durante o dia. Mas são completamente diferentes no nascer do sol, quando apenas alguns bêbados perdidos e turistas dedicados passeiam por ali, permitindo que você realmente aproveite a beleza da paisagem, em paz total. Para melhorar, tem a luz do amanhecer, que consegue o impossível: deixar Praga ainda mais bela.
Mapa: o que fazer em Praga
Se está a pensar viajar para Praga, conheça o excelente trabalho do Gabriel Britto em www.insiderpraga.com.br, um blog de viagens recheado de dicas para aproveitar a visita à capital da República Checa.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.