Destino: Europa » República Checa

República Checa

Visitar República Checa: Praga
Vista noturna do centro de Praga, capital da República Checa

República Checa

Não há como ignorar a sua encantadora capital, Praga, quando se fala de viagens à República Checa. Mas há muito mais. A cidade de Brno, segunda do país, a arrebatadora Ceský Krumlov, as regiões históricas da Boémia e da Moravia, as paisagens de Adrspach, as cidades cervejeiras de Plzen e Ceske Budejovic e, claro, um povo de rara beleza e simpatia fazem da República Checa um dos principais destinos turísticos da Europa.

Pesquisar hotéis na República ChecaAlugar carro na República ChecaFazer seguro de viagem

Visitar República Checa: guia prático

Factos sobre a República Checa

Bandeira da República Checa
  • Capital da República Checa: Praga
  • População: 10 milhões
  • Língua oficial: Checo
  • Fuso horário: GMT +1
  • Código telefónico internacional: +420
  • Fronteiras terrestres: Alemanha, Áustria, EslováquiaPolónia

Melhor época para viajar para a República Checa

Na maior parte dos destinos da República Checa, a melhor altura para fazer uma visita é entre maio e setembro, quando o tempo é ameno. Há uma grande percentagem de museus, galerias e castelos que só abrem nestes meses. Tal como noutros países europeus, as férias dos checos ocorrem sobretudo em julho e agosto e estes são também os meses de maior enchente nas principais atrações turísticas. Se não gosta de multidões, o pico do verão não será a época ideal para viajar na República Checa, muito especialmente na capital, Praga.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para a República Checa ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar na República Checa

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a República Checa.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar na República Checa

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na República Checa. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro na República Checa

Caso necessite de alugar um carro na República Checa, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar na República Checa

Dinheiro

  • Moeda: Coroa (CZK). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existe uma ampla cobertura de caixas automáticas (bankomaty) em todo o país e permitem levantamentos com cartões de débito e com os cartões de crédito das redes Visa e MasterCard. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: São regularmente aceites nas estações de combustível, nos hotéis de gama média e alta, em restaurantes e em lojas.

Internet e dados móveis na República Checa

A forma mais prática de ter acesso à internet na República Checa é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar a República Checa

O que fazer em Brno, uma pérola na República Checa

Apesar de ser a segunda maior cidade da República Checa, Brno não está no radar da esmagadora maioria dos visitantes do país. Ora, sendo certo que não é fácil competir com o charme de Praga e Český Krumlov, a verdade é que Brno é um destino muito bonito e interessante. Do macabro Ossário da Igreja ...
Ver artigo

Fui ao TBEX, uma das maiores conferências de bloggers de viagens

Por algum motivo, só agora decidi participar no TBEX – Travel Bloggers Exchange, a mais antiga e uma das melhores conferências de bloggers de viagens do mundo. Passaram vários anos desde que me assumi verdadeiramente como blogger de viagens profissional; tinha lido inúmeras vezes sobre a importância de participar nestas conferências; mas, na verdade, nunca ...
Ver artigo

Património Mundial da UNESCO na República Checa

A República Checa é um dos mais visitados países do continente europeu e dispõe de mais de uma dezena de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Dos belíssimos centros históricos de Český Krumlov e Telč, passando pelos castelos de Kroměříž e Litomyšl ou pela paisagem cultural de Lednice-Valtice, não faltam locais de enorme relevo ...
Ver artigo

Brno por quem lá vive: Magda Romero Jubilot

Hoje, na série de portugueses pelo mundo, vamos até Brno pela mão da Magda Romero Jubilot. A Magda tem 38 anos, é tradutora e está a viver em Brno há meio ano. Desafiei-a a partilhar connosco as suas experiências na capital da Morávia – e das mais belas cidades da República Checa -, bem como ...
Ver artigo

O que fazer em Praga, as dicas do Gabriel Britto

Quer visitar Praga e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiei o brasileiro Gabriel Britto, profundo conhecedor da cidade e autor do novíssimo Insider Praga, um blog totalmente dedicado à capital da República Checa, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em Praga para tornar a sua ...
Ver artigo

Praga, arquitetura viva

Viagem a Praga, República Checa. A capital da República Checa é uma das mais ricas em estilos arquitectónicos de toda a Europa. Percorrer Praga é um desfilar quase contínuo de obras intemporais, num espaço relativamente concentrado. Sejam bem-vindos neste roteiro de viagem de turismo em Praga.
Ver artigo

Na rota dos castelos da Boémia

Viagem aos Castelos da Boémia, República Checa. Na República Checa existem cerca de dois mil castelos e palácios dos mais variados géneros. Concentrados sobretudo na região da Boémia, entre Praga e a pequena cidade de Ceský Krumlov, constituem uma das mais interessantes rotas monumentais da Europa Central.
Ver artigo

Adrspach, a cidade de pedra

Viagem a Adrspach, República Checa. Bosques e lagos são os únicos intrusos nesta zona da República Checa, onde a pedra reina. Local privilegiado para caminhadas e escalada, o turismo em Adrspach continua a ser apenas conhecido pelos checos. Sejam bem-vindos neste roteiro de viagem a Adrspach.
Ver artigo