O que fazer em São Francisco, as dicas da Maryanne McD

Quer visitar São Francisco e está farto de ler as mesmas dicas de viagem em todos os guias? Desafiámos a brasileira Maryanne McD, profunda conhecedora da cidade – vive em Berkeley, do outro lado da baía – e autora do magnífico blog Hotel California, a partilhar cinco sugestões sobre o que fazer em São Francisco para tornar a sua viagem à Califórnia única e inesquecível. “Se um amigo te visitar em São Francisco, onde o levarás?” – eis as dicas da Maryanne.

O que fazer em São Francisco com um amigo

Já faz oito anos que conduzo amigos brasileiros por São Francisco, por isso fiquei muito feliz ao ser convocada pelo Alma de Viajante para fazer parte da série Viagens na minha terra, indicando os meus cinco lugares preferidos da cidade. Então, se você fosse meu amigo, eu faria esse roteiro bem especial com você. Espero que goste.

#1 Capelinha de Saint Francis of Assisi

O que fazer em São Francisco: visitar Saint Francis of Assisi
Saint Francis of Assisi

Essa igrejinha no meio de North Beach lembra-me as igrejas coloniais brasileiras, com seu tamanho reduzido, paredes brancas, escadinha na frente e torres simétricas. Gosto de pensar que poderia estar em Salvador ou Parati, e seria linda do mesmo jeito. No centro de São Francisco, ela parece uma visão.

A capela foi construída em 1860 e teve todo o seu interior destruído no terramoto de 1906, mas as paredes externas e as torres ficaram intactas, sendo reaberta em 1919. Apesar de atualmente não ser uma paróquia, a pequena capela de North Beach continua sendo para mim, um dos lugares mais sagrados da cidade.

#2 Vista do Mosaic Steps

Visitar Tile Steps, São Francisvo
Vista do alto da escadaria

Desde que cheguei a São Francisco, o encontro do canal da Golden Gate com o mar sempre me fascinou. Não sei explicar porquê, mas sempre achei um lugar mágico. Como se ali o Pacifico reverenciasse a beleza de São Francisco, fazendo o favor de entrar pelo canal para encher a Baía com seu azulão distinto, tão diferente das cores do nosso Atlântico. Procurando pelo melhor ponto para observar essa beleza, cheguei ao Mosaic Steps, lá longe, na 16th Avenue. É longe, mas eu juro que vale muito a pena.

O projeto das escadas de mosaico já é super interessante e diferente; foi inspirado num morro carioca, onde os vizinhos se uniram e transformaram uma simples escada em obra de arte. Os Americanos gostaram e repetiram a ideia aqui.

A vista lá de cima é um dos maiores espetáculos da cidade. Do alto das coloridas escadas, é possível ter uma vista maravilhosa do marzão bem azul com o verde muito verde das árvores que delimitam o Golden Gate Park. À direita, o canal da Golden Gate e a gostosa sensação de viver numa das cidades mais bonitas do mundo; certamente, a mais linda dos EUA.

#3 Golden Gate Bridge

o que fazer em São Francisco: Golden Gate Bridge
Pormenor da Golden Gate Bridge

Eu sei que é cliché, eu sei que é o lugar mais óbvio da cidade, mas não pode ficar de fora na lista sobre o que fazer em São Francisco. Tudo nela é lindo e majestoso, e o que mais impressiona à primeira vista é a cor. Muitos dizem que imaginavam a ponte dourada, mas ela é linda de todo jeito, em qualquer cor.

Quando vou com amigos, gosto de estacionar o carro no primeiro miradouro, descer e caminhar até bem perto da estrutura, onde se tem uma perfeita visão dos detalhes. Nesse ponto, observar passa a ser um joguinho na minha cabeça. O que pensavam os engenheiros que construíram seis pistas para carros em 1937? O que pensam os trabalhadores que até hoje pintam a ponte e sobem até o alto das torres de 237 metros de altura? Será que eles têm medo? O que pensam os moradores que passam pela ponte todos os dias a caminho do trabalho? Será que olham com admiração ou já se acostumaram?

Quando me canso de ficar ali, dirijo até ao último miradouro do Marin Headlands, e lá de longe – do alto – junto as imagens na minha cabeça e construo a ponte mais bonita do mundo.

#4 Sonoma

Sonoma, Califórnia
A região vinícola de Sonoma, Califórnia

A cidadezinha de Sonoma é o melhor bate-volta da região de São Francisco. Os vinhos são espetaculares e a pracinha é uma daquelas típicas do interior, com igreja e prédio da prefeitura. E a igreja não é uma igreja qualquer, mas sim a Mission São Francisco Solano, que faz parte das 21 missões construídas pelos padres jesuítas na época da colonização da Califórnia.

E tem o vinho. Depois de um passeio pela praça e um almoço no restaurante The Girl and the Fig (não esqueça de fazer reserva), parta para conhecer os melhores Pinots e Chardonnays nas vinícolas dos arredores da cidade.

Degustar vinhos em Sonoma é um programa dos locais de São Francisco, que poucas vezes se aventuram nas vinícolas caras e lotadas de Napa. Em Sonoma, as degustações são bem mais em conta, as vinícolas menores e mais acolhedoras. Muitas vezes nem cobram a degustação se você comprar uma garrafa. Garanto, é um bate-volta que não tem como não amar.

#5 Chez Panisse

A Califórnia se orgulha de ser o estado onde melhor se come nos Estados Unidos. Não estou a falar de restaurantes estrelados, mas sim de comer bem; comer saudável, comer somente frutas e legumes da estação e carnes da região. É assim que se vive aqui, principalmente na região de São Francisco e Berkeley. Esse conceito nasceu com Alice Waters, dona do restaurante Chez Panisse.

Alice Waters era estudante da Universidade em Berkeley no final dos anos 60, quando passou uma temporada em Paris e se apaixonou pela cozinha local. Quando voltou, juntou algumas mesas na sua garagem e abriu um micro restaurante, onde juntava os amigos para cozinhar. Não demorou muito para a garagem virar um espaço maior (1971) e o restaurante se tornar famoso.

Alice iniciou o primeiro programa de hortas escolares numa escola pública em Berkeley e ajudou Michelle Obama a criar a horta da Casa Branca. Dá para entender porque acho uma visita indispensável?

O restaurante tem dois espaços para atender diferentes públicos: o restaurante no andar térreo e o café no primeiro andar. O primeiro abre apenas à noite e serve menus fixos que variam todos os dias e custam por volta de $80; já o Café tem um cardápio mais simples, super acessível. O menu do dia custa $30, com direito a salada, prato principal e sobremesa. Como se ainda precisasse, Alice Waters é super simpática.

Veja também o post sobre viver em São Francisco.

Mapa: o que fazer em São Francisco

Se está a pensar viajar para São Francisco, conheça o excelente trabalho da Maryanne McD em www.hotelcaliforniablog.com, um blog recheado de dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem à mais vibrante cidade da Califórnia.

Pesquisar hotéis em São Francisco

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.