Este é o terceiro post da série Olhares de um Andarilho. A 26 de dezembro de 2004, um violento maremoto com epicentro na costa oeste de Sumatra, na Indonésia, deu origem a um tsunami que devastou o litoral de inúmeros países, incluindo o Sri Lanka, a Índia, a Tailândia e a Indonésia. Na noite seguinte eu chegava a Phuket, na Tailândia, em serviço para o jornal Público. Quando amanheceu, estava tudo calmo. Estranhamente calmo. A fotografia foi tirada nessa manhã, 28 de dezembro de 2004.
Não foi a primeira vez que dormiu ao relento, é certo, mas nota que a praia acordou diferente.
Não sabe explicar, mas repara que o mar está de novo calmo, sem ondas. Nota até que recuperou o azul habitual, lindo, mais lindo que o branco da espuma revoltosa, mais lindo que o vazio invulgar de uma praia sem mar. Não se lembra como veio aqui parar. Pensa que não é costume estar sozinho, sem par, sem dono.
Olha em redor e observa que a praia se encontra deserta. Estranhamente deserta. E o barco, como não tinha ainda visto o barco no areal? Jura que já aqui passou centenas de vezes e nunca o casco ali estivera. Pára para refletir. Sente-se confuso. Afasta maus espíritos ao confirmar, com o olhar, a serenidade das águas.
Por momentos sorri, ao recordar a sua companheira de todas as horas, desde o tempo da prateleira da lojinha do bairro, nas vezes em que passeavam juntos, ela sempre à sua direita, um hábito que adquiriram não sabe bem desde quando. Onde estará ela?
Está certo que há-de voltar, não o iria abandonar assim, repentinamente, sem uma palavra. Decide aguardar. Sente-se melhor. Sorri ao pensar que apenas se desencontraram temporariamente. Invade-o a esperança. Que o mar hoje está calmo, sem ondas.
Nota: nunca, até hoje, mostrei fotos da tragédia a quem quer que seja (olhar para elas é demasiado doloroso). Mas escrevi uma interessante reflexão sobre a profissão de jornalista.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.
Deixe uma resposta