Destino: Américas » América do Sul » Brasil » Belém do Pará

Onde ficar em Belém do Pará (evite o centro!)

Por Filipe Morato Gomes
Onde ficar em Belém: Estação das Docas
A Estação das Docas, um dos pontos de visita “obrigatória” em Belém

É certo que Belém não é das capitais estaduais brasileiras com maior número de visitantes – nem de lazer, nem de negócios; e isso reflete-se na existência de menos hotéis de qualidade do que noutras cidades do Brasil.

Mas não deixe que isso o desanime. Até porque Belém oferece não só uma gastronomia fabulosa, como também história, cultura e, claro, um cheirinho da vida na Amazónia. Vale, por isso, a visita, como se comprova neste roteiro pelo centro de Belém e neste outro post sobre a Ilha do Marajó.

A questão é: onde ficar em Belém? É bom ficar no coração do centro histórico? Quais os melhores bairros e os melhores hotéis de Belém? Vou tentar ajudar a responder a essas dúvidas naturais.

Mesmo sendo o centro histórico da cidade e ficando perto da Estação das Docas e do Theatro da Paz, custa-me aconselhar ficar no bairro de Campina, uma das zonas mais antigas de Belém. O problema é que, apesar da localização privilegiada, de ser uma zona muito movimentada durante o dia e de ser até uma das zonas imperdíveis para visitar em Belém, muitas ruas ficam vazias à noite e fins de semana. Não é, pois, a região mais segura de Belém.

Onde ficar em Belém: os melhores hotéis

O centro histórico propriamente dito, conhecido como Cidade Velha, padece do mesmo problema. Apesar de ser aí que fica o Atrium Hotel Quinta de Pedras, um hotel de cinco estrelas bem referenciado, eu não recomendaria.

Dito isto, deve, então, ficar ou não no centro? A maioria dos viajantes desaconselha ficar nessas regiões mais antigas e populares de Belém. E com razão. Apesar da localização privilegiada, apesar de terem muitas das atrações tidas como imperdíveis para visitar em Belém durante o dia, a verdade é que, à noite, essas zonas da cidade aparentam ser um pouco inseguras.

É, por isso, uma questão de avaliar quão confortável se sente. Eu, por exemplo, optei por um hostel muito simples no bairro Umarizal. O que falta em mordomias sobra em excelente ambiente. Chama-se Galeria Hostel, e recomendo sem reservas para viajantes jovens de espírito. Seja como for, caso opte por ficar no centro de Belém, sugiro que, após o anoitecer, regresse ao hotel de táxi. Sentir-se-á mais seguro.

No mais, saiba que há muitos hotéis baratos em Belém (sim, a hotelaria do Pará não cobra os preços astronómicos de outras regiões do Brasil). Pesando a relação qualidade-preço e a localização, deixo aqui cinco hotéis em Belém que eu recomendaria; para gostos e carteiras variados.

Radisson Belém. Um hotel de cinco estrelas no bairro Batista Campos, um bairro nobre e residencial de Belém. É lá que se encontram alguns dos melhores hotéis de Belém, para além de muitos bares e restaurantes. Se dinheiro não é problema, é uma opção quase imbatível.

Golden Tulip Belém. Tal como o Radisson, o Tulip fica no bairro Batista Campos. Se não sente necessidade de ficar junto à Estação das Docas, este hotel de Belém é uma bela escolha.

Residência Karimbo Amazônia. Uma pousada de três estrelas localizada em Reduto, outro dos bairros históricos de Belém, com uma piscina muito bem-vinda para enfrentar o calor da cidade. Embora um pouco decadente, o bairro de Reduto é uma opção a considerar caso escolha um bom hotel. O Karimbo Amazônia, por exemplo, fica junto à Praça da República.

Belém Soft Hotel. Localizado na mesma avenida do Radisson, o Belém Soft é um hotel mais simples e mais barato, mas ainda assim muito confortável. Tem um business center, pelo que pode estar bem movimentado em dia de eventos.

Galeria Hostel. O hostel onde escolhi dormir em Belém. Simples, localização aceitável, ambiente sociável. Recomendo para viajantes independentes; mas tenha em atenção que o conceito de hostel no norte do Brasil não está ainda tão desenvolvido como noutras regiões do país e muito menos como na Europa.

Outros hotéis em Belém

Apesar de haver bons hotéis em Belém, note que a hotelaria da capital paraense não é tão rica como noutras cidades brasileiras com maior fluxo turístico. Para outras opções, pesquise no botão abaixo; com certeza haverá um hotel a seu gosto.

Pesquisar hotéis em Belém do Pará

Mapa: onde ficar em Belém

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

12 comentários em “Onde ficar em Belém do Pará (evite o centro!)”

  1. Sou paraense nascido em Belém do Pará, e apesar de criado em São Paulo, regressei à minha terra natal e estabeleci residência por 4 anos no bairro de Batista Campos. A dica que dou a quem possa ler este comentário futuramente é parecida com a do autor: evite os bairros históricos de Cidade Velha, Campina e Reduto, se possível. Procure hospedagem nos bairros de Batista Campos, Nazaré e Umarizal, que são vizinhos do centro histórico. Não se preocupem com distâncias, pois Belém é uma capital compacta e suas atrações turísticas estão todas na mesma zona, podendo ser percorridas à pé, para aqueles que possuem fôlego e disposição. Ou, se andar não for sua praia, utilize o transporte público, que é barato e cobre as regiões centrais.

    Responder
    • Olá Rafael, muito obrigado por partilhar o seu conhecimento sobre onde ficar hospedado em Belém. Muito grato por isso.
      Grande abraço.

      Responder
      • Boa noite, tem um hotel muito bom no Bairro de São Braz (Hotel Sagres), uma piscina boa, café da manhã muito bom e perto de tudo, perto de restaurante, dez minutos do shopping, supermercados, perto da Doca, da basílica de Nazaré, etc… é um preço bom. Recomendo esse hotel

        Responder
    • Concordo plenamente com você. Pois o centro de Belém só é movimentado durante o dia, à noite é soturno. O índice de assalto é muito grande. Também sou Paraense mas moro no Rio.

      Responder
    • Obrigada pela dica. Valeu mesmo!!!

      Responder
  2. Olá, Rafael!
    Agradecida por sua contribuição acrescida a do autor do texto. Certamente ficarei mais segura na minha escolha. Ficarei por 11 dias em Belém e, certamente, estou bem ansiosa.
    Obrigada!

    Responder
  3. Não entendi o que tu quisestes dizer sobre o conceito de hostel não estar desenvolvido em Belém =/

    Responder
  4. Porcaria de país. Estou há tempos procurando uma cidade pra passear e distrair um pouco e me deparo com as mesmas colocações, tipo, minha cidade é linda mas evite andar à noite ou o bairro tal é bacana mas a violência esta muito presente, etc… Me indicaram Belém mas já fiquei na dúvida.

    Responder
    • Olha, você tem razão. Mas tem muita coisa bonita para se ver no Brasil. Sol: na região Nordeste, lindas praias de águas mornas, como Praia do Patacho, no litoral Alagoas, próximo a São Miguel dos Milagres. Lá a segurança é boa, e não há lugar de águas mais transparente. Frio: região Sul. Curitiba sem dúvidas é um colírio para os olhos, limpo, organizado, lindos parques e gastronomia para todos os paladares mais exigentes. Agora estou em Belém e sinceramente não voltaria aqui para turismo ou moradia. Estou em um trabalho temporário e só, graças a Deus.

      Responder
  5. Boa tarde!

    Irei para Belém em dezembro sozinha, esse hostel que ficou é seguro? E como conseguiu reservar?

    Obrigada pelo post!

    Responder
    • Olá Carla, experimentou clickar no link?

      Responder
  6. Tudo mais ou menos certo, tenho um hotel no reduto rua Henrique Gurjão desde 1996 e nunca aconteceu nada nem de dia e nem de noite. Em compensação muitos dos meus clientes foram assaltados no Ver-o-Peso, mas já faz tempo que não acontece mais.

    Responder

Deixe um comentário