Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • África
  • América
  • Ásia
  • Europa
  • Oceânia
Destino: Américas » América do Sul » Brasil » Belém do Pará

Onde ficar em Belém do Pará (evite o centro!)

Por Filipe Morato Gomes | Atualizado em 15 Nov 2021 | Hotelaria América do Sul Belém do Pará Brasil 12 Comentários
Tempo de leitura: 4 minutos

Onde ficar em Belém: Estação das Docas
A Estação das Docas, um dos pontos de visita “obrigatória” em Belém

É certo que Belém não é das capitais estaduais brasileiras com maior número de visitantes – nem de lazer, nem de negócios; e isso reflete-se na existência de menos hotéis de qualidade do que noutras cidades do Brasil.

Mas não deixe que isso o desanime. Até porque Belém oferece não só uma gastronomia fabulosa, como também história, cultura e, claro, um cheirinho da vida na Amazónia. Vale, por isso, a visita, como se comprova neste roteiro pelo centro de Belém e neste outro post sobre a Ilha do Marajó.

A questão é: onde ficar em Belém? É bom ficar no coração do centro histórico? Quais os melhores bairros e os melhores hotéis de Belém? Vou tentar ajudar a responder a essas dúvidas naturais.

Mesmo sendo o centro histórico da cidade e ficando perto da Estação das Docas e do Theatro da Paz, custa-me aconselhar ficar no bairro de Campina, uma das zonas mais antigas de Belém. O problema é que, apesar da localização privilegiada, de ser uma zona muito movimentada durante o dia e de ser até uma das zonas imperdíveis para visitar em Belém, muitas ruas ficam vazias à noite e fins de semana. Não é, pois, a região mais segura de Belém.

Onde ficar em Belém: os melhores hotéis

O centro histórico propriamente dito, conhecido como Cidade Velha, padece do mesmo problema. Apesar de ser aí que fica o Atrium Hotel Quinta de Pedras, um hotel de cinco estrelas bem referenciado, eu não recomendaria.

Dito isto, deve, então, ficar ou não no centro? A maioria dos viajantes desaconselha ficar nessas regiões mais antigas e populares de Belém. E com razão. Apesar da localização privilegiada, apesar de terem muitas das atrações tidas como imperdíveis para visitar em Belém durante o dia, a verdade é que, à noite, essas zonas da cidade aparentam ser um pouco inseguras.

É, por isso, uma questão de avaliar quão confortável se sente. Eu, por exemplo, optei por um hostel muito simples no bairro Umarizal. O que falta em mordomias sobra em excelente ambiente. Chama-se Galeria Hostel, e recomendo sem reservas para viajantes jovens de espírito. Seja como for, caso opte por ficar no centro de Belém, sugiro que, após o anoitecer, regresse ao hotel de táxi. Sentir-se-á mais seguro.

No mais, saiba que há muitos hotéis baratos em Belém (sim, a hotelaria do Pará não cobra os preços astronómicos de outras regiões do Brasil). Pesando a relação qualidade-preço e a localização, deixo aqui cinco hotéis em Belém que eu recomendaria; para gostos e carteiras variados.

Radisson Belém. Um hotel de cinco estrelas no bairro Batista Campos, um bairro nobre e residencial de Belém. É lá que se encontram alguns dos melhores hotéis de Belém, para além de muitos bares e restaurantes. Se dinheiro não é problema, é uma opção quase imbatível.

Golden Tulip Belém. Tal como o Radisson, o Tulip fica no bairro Batista Campos. Se não sente necessidade de ficar junto à Estação das Docas, este hotel de Belém é uma bela escolha.

Residência Karimbo Amazônia. Uma pousada de três estrelas localizada em Reduto, outro dos bairros históricos de Belém, com uma piscina muito bem-vinda para enfrentar o calor da cidade. Embora um pouco decadente, o bairro de Reduto é uma opção a considerar caso escolha um bom hotel. O Karimbo Amazônia, por exemplo, fica junto à Praça da República.

Belém Soft Hotel. Localizado na mesma avenida do Radisson, o Belém Soft é um hotel mais simples e mais barato, mas ainda assim muito confortável. Tem um business center, pelo que pode estar bem movimentado em dia de eventos.

Galeria Hostel. O hostel onde escolhi dormir em Belém. Simples, localização aceitável, ambiente sociável. Recomendo para viajantes independentes; mas tenha em atenção que o conceito de hostel no norte do Brasil não está ainda tão desenvolvido como noutras regiões do país e muito menos como na Europa.

Outros hotéis em Belém

Apesar de haver bons hotéis em Belém, note que a hotelaria da capital paraense não é tão rica como noutras cidades brasileiras com maior fluxo turístico. Para outras opções, pesquise no botão abaixo; com certeza haverá um hotel a seu gosto.

Pesquisar hotéis em Belém do Pará

Mapa: onde ficar em Belém

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado - são, aliás, os seguros que uso nas minhas viagens. Faça uma simulação no link abaixo.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Hotelaria América do Sul Belém do Pará Brasil

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Belém e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Revolut, finalmente um cartão (quase) sem taxas
Plantas medicinais da Amazónia (a “farmácia do índio”) »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Temas

  • Roteiros
  • Património UNESCO
  • Hotelaria
  • Gastronomia
  • Fotografia
  • Trekking
  • Praias
  • Ilhas
  • Mercados
  • Parques Naturais

Belém

Reserve um hotel em Belém ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Inspiração
  • Planear viagens
  • Blogging
  • Notícias

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2022 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens