Destino: Europa » Azerbaijão

Património Mundial da UNESCO no Azerbaijão

Por Filipe Morato Gomes
Património Mundial UNESCO: Azerbaijão

Apesar de ser um país de média dimensão no contexto europeu, o Azerbaijão tem poucos lugares classificados como Património Mundial pela UNESCO. Apesar disso, há locais de enorme relevo histórico em território azeri, como é o caso da imponente Cidade Fortificada de Baku.

Para além do coração histórico da capital, onde pontifica o Palácio Shirvanshahs, há ainda o belíssimo Centro Histórico de Sheki e as incríveis pinturas rupestres da região de Gobustán. Falta, por enquanto, património natural protegido pela UNESCO no Azerbaijão. A ver vamos o que os próximos anos reservam a este respeito.

Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial no Azerbaijão:

  1. Florestas Hircanianas (sítio transfronteiriço com o Irão (1990, 2023)
  2. Cidade Fortificada de Baku com o Palácio Shirvanshahs e a Torre da Donzela (2000)
  3. Paisagem Cultural de Arte Rupestre de Gobustán (2007)
  4. Centro Histórico de Sheki com o Palácio do Khan (2019)
  5. Paisagem Cultural do Povo Khinalig e Rota de Transumância “Köç Yolu” (2023)

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário