Destino: Europa » Azerbaijão

Azerbaijão

Visitar Azerbaijão: Xinaliq
Vista da aldeia Xinaliq, Azerbaijão

Azerbaijão

Entalado na fronteira entre a Europa e a Ásia, é difícil definir qual das duas culturas assenta melhor neste país do Cáucaso. A cosmopolita capital, Baku, vive uma época de explosão, com limusines pelas ruas e arranha-céus a multiplicarem-se, em claro contraste com o seu centro histórico, listado como Património da Humanidade pela UNESCO. E não é preciso andar muito de carro para fazer uma viagem no tempo e imergir em aldeias de outras épocas, aquelas em que os rebanhos andavam à solta e as mulheres não saíam de casa.

Pesquisar hotéis no AzerbaijãoAlugar carro no AzerbaijãoFazer seguro de viagem

Visitar Azerbaijão: guia prático

Factos sobre o Azerbaijão

Bandeira do Azerbaijão
  • Capital do Azerbaijão: Baku
  • População: 10 milhões
  • Língua oficial: Azeri
  • Fuso horário: GMT +4
  • Código telefónico internacional: +994
  • Fronteiras terrestres: Arménia, Geórgia, Irão, RússiaTurquia

Melhor época para viajar para o Azerbaijão

A melhor altura para visitar o Azerbaijão são os meses de abril a junho. No verão, o calor é desagradavelmente elevado nas zonas mais altas, e na capital, Baku, o clima é demasiado húmido. O mês de outubro é, também, um excelente mês para visitar Baku, com os seus dias amenos e agradáveis.

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para o Azerbaijão ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar no Azerbaijão

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Azerbaijão.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar no Azerbaijão

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Azerbaijão. Veja também as inúmeras possibilidade de excursões, atividades organizadas e coisas para fazer no país.

Alugar carro no Azerbaijão

Caso necessite de alugar um carro no Azerbaijão, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar no Azerbaijão

Dinheiro

  • Moeda: Manat (AZN). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem em abundância na capital, Baku, e nas cidades de maior concentração turística. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: São usados e aceites sobretudos na capital. As redes mais utilizadas são Visa e MasterCard.

Internet e dados móveis no Azerbaijão

A forma mais prática de ter acesso à internet no Azerbaijão é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar o Azerbaijão

Roteiro no Cáucaso: Geórgia, Arménia e Nagorno-Karabakh (18 dias)

Sendo uma região fascinante e muito diversificada, não é difícil montar um roteiro no Cáucaso que proporcione experiências de viagem extraordinárias, polvilhadas com paisagens montanhosas, cidades vibrantes e pela hospitalidade local (regada a shasha). Da incrível capital Tbilisi às aldeias de Mestia e Ushguli, em Svaneti, passando pelos mosteiros de Kutaisi, por Kazbegi e pela ...
Ver artigo

Stepanakert, a capital de um país que não existe (Nagorno-Karabakh, ou Artsakh)

Stepanakert é a principal cidade da República de Artsakh (mais conhecida como Nagorno-Karabakh), um autoproclamado Estado independente com fortes ligações à Arménia que, no entanto, pertence de jure à República do Azerbaijão. O meu roteiro no Cáucaso, com a duração de 18 dias, acabou por me levar até Stepanakert. Bem sei que não é um ...
Ver artigo

O fabuloso Mercado de Stepanakert (um olhar fotográfico)

Porventura a atração mais interessante de Stepanakert, o mercado local de produtos alimentares é um espaço confuso como todos os mercados, mas vibrante e autêntico como poucos. Para quem, como eu, adora mercados, o de Stepanakert é um verdadeiro delírio para os sentidos; ideal para viajantes apreciadores de novas experiências, de intercâmbios culturais e, claro, ...
Ver artigo

Mosteiro Dadivank, em Nagorno-Karabakh

Construído entre os séculos IX e XIII a cerca de 90km de Stepanakert, e rodeado por montanhas, florestas e desfiladeiros, o Mosteiro Dadivank terá sido fundado por St. Dadi. É seguramente um dos mais belos – e mais visitados! – mosteiros de Nagorno-Karabakh. O complexo monástico é composto por vários edifícios e aposentos, incluindo duas ...
Ver artigo

Património Mundial da UNESCO no Azerbaijão

Apesar de ser um país de média dimensão no contexto europeu, o Azerbaijão tem poucos lugares classificados como Património Mundial pela UNESCO. Apesar disso, há locais de enorme relevo histórico em território azeri, como é o caso da imponente Cidade Fortificada de Baku. Para além do coração histórico da capital, onde pontifica o Palácio Shirvanshahs, ...
Ver artigo