Não é por falta de património histórico, cultural e natural que o Mali, país localizado no continente africano, tem um número reduzido de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Por enquanto, destaque para a mística cidade de Timbuktu, para o chamado País Dogon e, naturalmente, para Djenné, que inclui a maior mesquita de adobe do planeta. Ambos são atualmente considerados como “património em perigo”. Atualizarei esta informação caso haja outros lugares de grande relevo protegidos pela UNESCO no Mali.
Eis a lista de lugares classificados pela UNESCO como Património Mundial no Mali:
- Timbuktu (1988)
- Antigas Cidades de Djenné (1988)
- Falésias de Bandiagara (Terra dos Dogon) (1989)
- Túmulo de Askia (2004)
Seguro de viagem
Os percalços, acidentes ou doenças podem acontecer em qualquer altura, pelo que é fundamental ter um seguro de viagem com boas coberturas para diminuir o prejuízo em caso de doença ou uma eventual hospitalização.
Eu costumo recomendar o IATI Estrela mas o mesmo não cobre viagens para este destino. Felizmente, há forma de estar protegido. A solução é fazer o seguro IATI Mochileiro e selecionar “Mundo” na caixa de destino. Note que esta dica não é nenhum truque escondido – é mesmo uma recomendação oficial da IATI para quem quiser viajar nos países que constam da sua lista de “países perigosos”.