Sétimo maior país do continente africano, o Mali faz fronteira com a Argélia, o Níger, a Mauritânia, o Senegal, a Costa do Marfim, a Guiné e o Burkina Faso – e tem no seu território argumentos de grande interesse patrimonial e histórico. Bastará falar da famosa cidade tuaregue de Timbuktu, ou das aldeias incrustadas nas escarpas do Pays Dogon para que o coração dos viajantes mais curiosos comece a bater mais acelerado. E ainda lhe podemos acrescentar a maior mesquita de adobe do mundo, em Djenné, e, claro, o impressionante delta interior do Rio Níger, cujas ramificações chegam a levar água ao deserto. Indiscutível destino para quem procura origens ancestrais, o Mali tem sido penalizado pelas guerrilhas dos rebeldes islamitas – que atualmente controlam o norte do país – e, mais recentemente, pelo mortífero surto de Ébola que abalou toda a região.
A imensidão do país justifica a sua diversidade climática: começa no clima desértico, a norte, até chegar à savana tropical, a sul. Desde finais de maio até ao início de outubro decorre a época das chuvas e é comum as inundações do rio Níger criarem um impressionante Delta Interior. A melhor altura para visitar o Mali será na época fria, entre novembro e janeiro, altura em que os ventos de nordeste ajudam a manter as temperaturas diurnas num máximo de 30 graus.
Veja como comprar voos baratos para o Mali ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Alugar carro no Mali
Caso necessite de alugar um carro no Mali, use este link. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para a mim, é a melhor do mercado. Tem um seguro Full Coverage bom e barato.
O que visitar no Mali
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Mali.
(sem destinos até ao momento)
Dinheiro
Moeda: Franco da África Ocidental (CFA) • Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Existem algumas máquinas de levantamento automático na capital, Bamako. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Apenas os cartões da rede Visa poderão ter alguma serventia no Mali, para serem usados em hotéis de nível superior e nos balcões de instituições bancárias como o Banque Internationale do Mali, que já faz cash-advance com estes cartões.
Património Mundial
Decidir o que visitar no Mali nem sempre é tarefa fácil. Recomendo, por isso, que pesquise também sobre a existência de locais UNESCO e, se possível, inclua alguns no roteiro da viagem.
Não é por falta de património histórico, cultural e natural que o Mali, país localizado no continente africano, tem um número reduzido de locais classificados como Património Mundial pela UNESCO. Por enquanto, destaque para a mística cidade de Timbuktu, para o chamado País Dogon e, naturalmente, para Djenné, que inclui a maior mesquita de adobe do planeta. Ambos são atualmente ... Ler artigo →