Destino: Europa » Roménia » Transilvânia » Brasov

Poiana Brasov, um refúgio de montanha no maciço de Postavarul

Montanha Poiana Brasov, Roménia
Relaxando na Cabana Postavaru, um refúgio de montanha em Poiana Brasov

As redes sociais têm destas coisas. Estava num café de Brasov quando descobri várias mensagens na página do facebook do blog. Estavam “perdidas” num local a que eu não tinha ligado nos últimos meses. Entre vários pedidos de dicas e sugestões havia uma mensagem de Ioana, uma romena amante de trekking e montanha, que dizia estar a planear visitar os Açores e a Madeira para fazer caminhadas.

Respondi-lhe pedindo desculpa pelos dois meses de atraso, trocámos algumas mensagens e, por uma incrível coincidência, ela morava precisamente em Brasov. Encontrámo-nos na Praça Sfatului e combinámos fazer uma caminhada no maciço de Postavarul na manhã seguinte.

Este é o relato dessa caminhada com Ioana a partir de Poiana Brasov, um refúgio de montanha às portas de Brasov. É uma das atividades que recomendo no texto sobre o que fazer em Brasov.

A minha caminhada em Postavarul (a partir de Poiana Brasov)

Caminhada em Poiana Brasov, Roménia
Um dos trilhos (fáceis) de Poiana Brasov

Encontrei-me com Ioana, à hora marcada, junto às paragens de autocarro de Livada Poștei. É de lá que a estrada parte para a estância invernal de Poiana Brasov, numa viagem agradável que não demora sequer trinta minutos.

À chegada, deu para perceber que Poiana Brasov é uma típica povoação de montanha, com refúgios de telhados inclinados, muitos deles de madeira, fundamentalmente frequentada por praticantes de esqui durante o inverno romeno. Não era o caso; mas durante o resto do ano Poiana Brasov permite caminhadas relativamente fáceis próximo das pistas de esqui. Era esse o nosso objetivo, antes de eu prosseguir o meu roteiro de viagem na Roménia.

E assim estacionámos o carro e começámos logo a caminhar, ao longo de um trilho que Ioana confidenciou fazer todas as sextas-feiras, ao final da tarde, depois de uma semana de trabalho.

Onde ficar em Poiana Brasov: Cabana Postavaru
Vistas a partir da Cabana Postavaru, refúgio de montanha em Poiana Brasov

Seguimos por uma estrada de terra batida e cascalho, usada apenas pelas viaturas dos alojamentos turísticos, serpenteando montanha acima até Ioana sugerir refugiarmo-nos do sol abrasador entrando num trilho pelo meio da floresta, mais fresco e agradável.

E assim fomos subindo, eu ofegante, ela tranquila, até chegarmos, hora e meia depois, à Cabana Postavaru, um alojamento de montanha com vistas incríveis sobre toda a região de Poiana Brasov e montanhas envolventes.

Não seriam mais do que onze e meia da manhã, mas a subida tinha-me deixado com fome; pelo que acabei a comer uma sopa tradicional romena, com feijão e carne, para recuperar energias.

Antes de encetarmos a descida, evitando novamente o teleférico e optando por regressar também a pé, houve tempo para nos deitarmos numas espreguiçadeiras e puffs, no relvado da cabana, a relaxar e usufruir da paisagem. Estava-se muito bem ali em cima. Só quando o horário começou a ficar apertado para regressar a Brasov – onde iria apanhar um transporte para Sighisoara -, começámos a descer.

A descida foi muito fácil; e, em menos de 45 minutos, estávamos de regresso ao parque de estacionamento junto aos resorts invernais de Poiana Brasov.

Trekking Poiana Brasov
Com a romena Ioana, iniciando a descida até Poiana Brasov

Foi a única caminhada em ambiente natural que fiz na Roménia. E fiquei com pena. Principalmente depois de várias pessoas, romenos e não só, me terem dito a mesma coisa: “o melhor da Roménia está nas montanhas, não nas cidades”.

Infelizmente, tive de encurtar esta viagem à Roménia por motivos familiares. As outras montanhas terão de ficar para um eventual regresso, mas pelo menos conheci Poiana Brasov. Obrigado, Ioana.

Guia para visitar Poiana Brasov

Como chegar

Não tendo transporte próprio, a forma mais cómoda de chegar de Brasov a Poiana Brasov é no autocarro 20. Parte de Livada Poștei, junto ao centro histórico de Brasov, a cada 30 ou 60 minutos (dependendo da altura do dia) – veja os horários da linha 20.

Dito isto, alugar carro na Roménia pode ser uma opção muito mais cómoda. Simule o custo do aluguer no link abaixo e decida em conformidade.

Calcular preço do aluguer de um carro

Segurança

Não caminhe sozinho nos trilhos florestais de Postavarul, principalmente durante a primavera. É a altura em que os ursos saem do processo de hibernação e os encontros se tornam mais frequentes.

De preferência, converse durante a caminhada (os ursos reconhecem a voz humana e, regra geral, evitam o encontro) e, se avistar um urso, não corra. Nunca! Nem grite (pode desencadear um ataque). Se tiver a certeza que o urso o avistou, levante os braços (para parecer maior do que é) e agite-os lentamente.

Onde ficar

Para desfrutar da experiência completa, pode pernoitar nas estâncias invernais de Poiana Brasov. Entre elas, o Teleferic Grand Hotel é uma das unidades hoteleiras mais concorridas, mas a Pension Pantheon e o Denisa Boutique Hotel são igualmente muito elogiadas (mas não são baratas). Alternativamente, pode também pernoitar na Cabana Postavaru, localizada no final da caminhada.

Caso queira dormir em Brasov e fazer apenas um passeio a Poiana Brasov, veja com atenção o post onde ficar em Brasov. Lá recomendo o magnífico Antler Boutique Hotel (seguramente um dos melhores hotéis de Brasov); a descomplicada guesthouse UpperHouse; o clássico três estrelas Belfort Hotel; o barato e hospitaleiro Bike House; ou o apartamento Comfy Central Apartment. Em qualquer um destes ficará bem instalado, com fácil acesso aos transportes para visitar Poiana Brasov.

Pesquisar hotéis em Brasov

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário