Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Roménia » Transilvânia » Brasov

Brasov, o que visitar (sem pressas)

Por Filipe Morato Gomes | Viagens Brasov Europa Roménia Transilvânia
Atualizado em 24.12.2022 | Tempo de leitura: 8 minutos

O que fazer em Brasov: visitar bairro Schei
Praça Unirii, no bairro Schei, com a igreja de São Nicolau ao fundo

Brasov é, sem qualquer dúvida, uma das cidades mais atrativas – e visitadas – da Transilvânia. Foi por onde comecei o meu roteiro de viagem na Roménia. Reservei três noites em Brasov, para conhecer a cidade com alguma calma e ainda visitar algumas atrações nas proximidades – como o castelo de Peles, a igreja fortificada de Prejmer, a cidadela de Rasnov e as montanhas de Poiana Brasov.

Tudo somado, a verdade é que não falta o que fazer em Brasov. Foram dias muito bem passados na segunda maior cidade da Transilvânia, que agora partilho neste texto. Vamos a isso.

Conteúdos do Artigo
  • 1 O que fazer em Brasov
    • 1.1 Desfrutar da praça Sfatului
    • 1.2 Visitar a Igreja Negra
    • 1.3 Passear pelo bairro Schei
    • 1.4 Visitar a Igreja de São Nicolau
    • 1.5 Atravessar a Strada Sforii (Rua da Corda)
    • 1.6 Fazer uma caminhada em Tâmpa
    • 1.7 Relaxar no lago Lacul Noua
    • 1.8 Hof Cafe
  • 2 O que visitar perto de Brasov
    • 2.1 Poiana Brasov, maciço de Postavarul
    • 2.2 Igreja fortificada de Prejmer
    • 2.3 Castelo de Peles
    • 2.4 Fortaleza de Rasnov
  • 3 Dicas para visitar Brasov
    • 3.1 Como chegar
    • 3.2 Onde comer em Brasov
    • 3.3 Onde ficar
    • 3.4 Seguro de viagem

O que fazer em Brasov

Desfrutar da praça Sfatului

Praça Sfatului, Brasov
Vista da praça Sfatului, ponto nevrálgico do centro histórico de Brasov

Epicentro da zona velha de Brasov, a praça Sfatului é local de passagem obrigatória durante qualquer visita a Brasov. Múltiplas vezes. Não há mesmo volta a dar.

Trata-se de uma praça num curioso formato triangular, em torno do antigo edifício da Câmara Municipal de Brasov – hoje um museu – e rodeada por casas de recorte medieval. Há uma fonte, bancos de jardim, ideais para relaxar, e muitas esplanadas. É na praça Sfatului que desemboca a rua Republicii, principal artéria pedonal do centro histórico de Brasov.

Visitar a Igreja Negra

Igreja Negra, Brasov
Nave central da Igreja Negra, em Brasov

Tida como a maior igreja gótica da Roménia, a Igreja Negra é um local de culto luterano que marca de forma evidente a paisagem urbana de Brasov. Deve o seu nome ao estado em que a catedral ficou depois do chamado Grande Fogo, um incêndio de grandes proporções que dizimou boa parte de Brasov em 1689.

Atualmente, e apesar de não ser verdadeiramente negra, continua a ser um edifício imponente e merecedor de uma visita atenta.

Quando chegar a Brasov, verifique no posto de turismo a agenda de concertos de órgão de tubos na Igreja Negra. Diz quem conhece que valem bem a pena.

Passear pelo bairro Schei

Praça Unirii Brasov
Praça Unirii, Brasov

Schei é um bairro tradicional localizado fora das muralhas de Brasov, onde os romenos viviam. Ao que consta, dentro das muralhas só os saxões estariam autorizados a ter propriedades, sendo os romenos forçados a viver na zona exterior e desprotegida da cidade.

Hoje em dia, é um excelente bairro para explorar, com um pequeno labirinto de ruas empedradas e casas de aspeto medieval, longe da azáfama turística do centro histórico de Brasov. É lá que fica a Igreja de São Nicolau, um dos pontos que tem mesmo de visitar em Brasov.

Visitar a Igreja de São Nicolau

O que visitar em Brasov: Igreja São Nicolau
Exterior da Igreja de São Nicolau, no bairro Schei – uma das mais emblemáticas igrejas de Brasov

Originalmente construída em madeira, a Igreja de São Nicolau é um dos elementos fundamentais na paisagem urbana de Brasov. Foi convertida em igreja de pedra de inspiração gótica em finais do século XV, sendo posteriormente embelezada em estilo bizantino. Reza a história que foi uma igreja protegida por muralhas, à semelhança das igrejas fortificadas da Transilvânia – como em Prejmer ou Biertan. A incluir em qualquer roteiro por Brasov!

Atravessar a Strada Sforii (Rua da Corda)

Strada Sforii Brasov
Strada Sforii (Rua da Corda)

Uma pequena (e estreita) curiosidade, sem qualquer interesse de maior (mas ainda assim uma das atrações de Brasov). Trata-se, simplesmente, de uma rua estreita, de seu nome Strada Sforii, que terá sido construída, no século XV, para facilitar o trabalho dos bombeiros. Ao que consta, a sua largura foi calculada de forma a que um homem adulto (bombeiro) conseguisse passar com um balde de água em cada mão.

O mais provável é que, mesmo sabendo que não tem interesse de maior, acabe por percorrer os 80 metros de rua, tirar umas fotos e chegar ao outro lado com a certeza de ser apenas uma rua estreita; mas contente por lá ter passado. Vale o que vale.

Fazer uma caminhada em Tâmpa

O que fazer em Brasov: Tâmpa
A cidade de Brasov vista a partir de um miradouro em Tâmpa

O acesso pode ser feito a pé ou de teleférico e, uma vez lá em cima, pode fazer duas coisas. Desde logo, apreciar as vistas sobre a cidade de Brasov a partir de um dos miradouros de Tâmpa. E, tendo tempo e energia, uma caminhada pelas montanhas em torno de Brasov. É muito provável que não se desiluda.

Relaxar no lago Lacul Noua

O que fazer em Brasov: Lacul Noua, Brasov
O lago Lacul Noua é um dos refúgios de fim de semana dos habitantes de Brasov

Refúgio de tranquilidade para os habitantes de Brasov, o lago Lacul Noua é daqueles lugares usados para descomprimir, fazer piqueniques, exercitar o corpo ou, simplesmente, estar em contacto com a natureza. Uma espécie de Parque da Cidade do meu Porto. Foi Ioana, uma romena natural de Brasov, que fez questão de me mostrar o parque. E ainda bem.

Hof Cafe

Onde comer em Brasov: Hof Cafe
Hof Cafe, Brasov

O Hof Cafe foi a minha segunda casa em Brasov. Fica na praça central do centro histórico, tem bom ambiente, música agradável e boa comida, pelo que voltei ali várias vezes para comer, beber um sumo de laranja, descansar ou trabalhar no blog.

É apenas um café, é certo, mas vocês sabem como sempre procuro encontrar cafés interessantes nas minhas viagens. No caso de Brasov, foi o Hof que me conquistou.

O que visitar perto de Brasov

Estando em Brasov, seria uma pena não aproveitar para algumas visitas facilmente acessíveis em carro alugado ou transportes públicos. Eis quatro sugestões de passeios perto de Brasov.

Poiana Brasov, maciço de Postavarul

Trekking perto de Brasov: Poiana Brasov
Com a romena Ioana, iniciando a descida até Poiana Brasov

Poiana Brasov é uma típica povoação de montanha, com refúgios de telhados inclinados, muitos deles de madeira, fundamentalmente frequentada por praticantes de esqui durante o inverno romeno. Não era o caso; mas durante o resto do ano Poiana Brasov permite caminhadas relativamente fáceis próximo das pistas de esqui. Foi o que eu fiz.

O caminho principal segue uma estrada de terra batida e cascalho, usado apenas pelas viaturas dos alojamentos de montanha, serpenteando montanha acima. Não é difícil. Há outros, mais agradáveis, que entram pela floresta e permitem caminhar na sombra até chegar à Cabana Postavaru, um alojamento de montanha com vistas incríveis sobre a região de Poiana Brasov e montanhas envolventes.

Foi um belo passeio nos arredores de Brasov.

Igreja fortificada de Prejmer

O que visitar perto de Brasov: Prejmer
A igreja Prejmer, a 20km de Brasov

De uma forma simplista, Prejmer é uma igreja em estilo gótico protegida por uma muralha circular com quatro metros de espessura, colada à qual estão construídas quase 300 divisões onde os habitantes viviam e guardavam víveres para sobreviverem em situações de cerco prolongado.

A igreja fortificada de Prejmer tem um sistema de aprovisionamento tido como um dos mais engenhosos e bem sucedidos da Transilvânia, e integra a lista de Património Mundial da UNESCO na Roménia.

Castelo de Peles

O que fazer em Brasov: visitar castelo Peles
Castelo de Peles, Transilvânia

Situado em Sinaia, no sopé das montanhas Bucegi, o Castelo de Peles é uma obra-prima da chamada arquitetura nova-renascentista alemã, e considerado por muitos como o mais espetacular entre todos os castelos da Transilvânia. Fica relativamente perto de Brasov, e vale bem a pena visitar.

Fortaleza de Rasnov

Cidadela de Rasnov, Transilvânia
Vista da cidadela de Rasnov

O mesmo já não posso afirmar com tanta propriedade sobre a fortaleza de Rasnov. Se procura o que fazer em Brasov para lá dos limites da cidade, Rasnov é daqueles destinos que aparecem frequentemente referidos em guias e blogs de viagens. Pessoalmente, a visita à cidadela de Rasnov foi, para mim, uma enorme desilusão. Encontrei um espaço com mais lojas do que alma, e isso pareceu-me um pecado mortal.

Fica, no entanto, a referência; até porque a sua experiência não será necessariamente igual à minha.

Dicas para visitar Brasov

Como chegar

A partir de Bucareste, a forma mais cómoda de chegar a Brasov é de comboio. Há vários por dia, saindo da estação Bucareste-Norte, com a vantagem adicional de poder parar em Sinaia para visitar o Castelo de Peles; e, dessa forma, otimizar o seu roteiro na Roménia.

Dito isto, alugar carro na Roménia pode ser uma opção muito mais cómoda. Simule o custo do aluguer no link abaixo e decida em conformidade.

Calcular preço do aluguer de um carro

Onde comer em Brasov

Entre os restaurantes que eu experimentei em Brasov, recomendo sem hesitações o Bistro del’ Arte e o Gauce Dulce (comida tradicional romena), o restaurante Simone (espaço criativo) e o já referido café Hof.

Não deixe de provar Socată, uma bebida tradicional feita com uma flor local.

Onde ficar

Na minha opinião, o ideal é montar base perto do centro histórico de Brasov. Assim, recomendo que veja com atenção o post onde ficar em Brasov; mas, em jeito de resumo, aqui ficam cinco sugestões.

Considere o magnífico Antler Boutique Hotel (seguramente um dos melhores hotéis de Brasov); a descomplicada guesthouse UpperHouse; o clássico três estrelas Belfort Hotel; o barato e hospitaleiro Bike House; ou o apartamento Comfy Central Apartment. Em qualquer um destes ficará bem instalado, com fácil acesso aos transportes para visitar a região.

Pesquisar hotéis em Brasov

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Viagens Brasov Europa Roménia Transilvânia

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Brasov e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« A incrível igreja fortificada de Prejmer
Os mosteiros pintados de Bucovina »

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Brasov

Reserve um hotel em Brasov ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens