Apesar do turismo em Angola não estar ainda muito desenvolvido, a verdade é que há projetos hoteleiros muito interessantes e de grande qualidade. Um desses é a Praia do Soba, um pequeno resort de praia instalado numa falésia isolada da província do Namibe, um projeto de grande qualidade e com notórias preocupações na área da sustentabilidade socioambiental. É maravilhoso!
Na verdade, mal soube da existência do resort Praia do Soba fiquei tão curioso que decidi imediatamente incluir a região no meu roteiro de viagem a Angola, com uma paragem de duas noites no hotel. E ainda bem que o fiz.
Partilho, pois, a minha experiência como hóspede no resort Praia do Soba, um dos destinos mais apelativos do Namibe, Sul de Angola. Vamos a isso.
Este artigo sobre o hotel Praia do Soba não é patrocinado. Foi escrito de coração, para partilhar com os leitores esta descoberta – e como reconhecimento a um projeto hoteleiro no sul de Angola que considero extraordinário e a quem desejo todo o sucesso.
Praia do Soba
A minha experiência no resort Praia do Soba
Saí de Moçâmedes em direção à Praia do Soba já a tarde ia longa, mas ainda cheguei ao local onde é necessário abandonar o asfalto e entrar numa picada em mau estado com luz do dia. São talvez uns 20 quilómetros por uma estrada de terra batida com o piso ora aceitável ora muito mau, facto que faz com que a viagem demore bastante.
Felizmente, o desconforto é plenamente recompensado mal se chega à falésia onde o resort Praia do Soba foi instalado.
À chegada, fui recebido pela simpatia da Andrea Martins, uma mulher cheia de garra que gere o hotel juntamente com o seu marido sul-africano Chris. Ao longo dos dois dias que passei na Praia do Soba, fiquei a saber as histórias hilariantes do pai de Andrea; comi deliciosamente bem no restaurante do hotel; frequentei a praia; e passei tempos infinitos sentado a levar com a brisa na cara, olhar para o horizonte e apreciar grupos de baleias que por ali passavam no seu processo migratório.
Porventura por preguiça, acabei por ficar o tempo todo pelo hotel e praia adjacente. É certo que poderia ter ido conhecer as Piscinas Naturais do Piambo, a aldeia piscatória do Tiambo ou até as ossadas de dinossauros existentes na região. Mas a estadia na Praia do Soba estava a saber tão bem – e, honestamente, ainda estava a recuperar mentalmente do acidente! – que decidi não sair de lá. E não me arrependo.
Por esta altura, talvez se esteja a interrogar sobre a qualidade dos aposentos. Ora, não há dúvida de que os bungalows são confortáveis, bonitos e espaçosos. Mas, como disse pessoalmente à Andrea na despedida da Praia do Soba, isso é na verdade o que menos importa ali: o espaço tem uma alma difícil de transpor para palavras, onde toda a gente se sente feliz, em casa, bem. E isso é talvez a principal conquista de Andrea e Chris.
De resto, dizer também que há um espaço para meditação numa gruta junto ao areal; tendas de glamping; espaço para campismo com todas as condições; um pequeno ginásio ao ar livre; um cantinho para massagens e terapias; um espaço para noites à volta da fogueira. E um ambiente incrivelmente positivo.
Não é exagero se disser que saí da Praia do Soba totalmente convencido de que, a par do Kahombo Resort Rural de Malanje, é dos melhores projetos hoteleiros de Angola. Pelo menos para o meu gosto e forma de encarar a viagem. Fica a sugestão.
Dicas para visitar a Praia do Soba
Como chegar
A única forma de chegar à Praia do Soba e tendo viatura própria. Assim, tendo por base a cidade de Moçâmedes (Namibe), é preciso conduzir por cerca de 60km pela EN100 até exatamente este ponto, onde é preciso virar à esquerda por uma picada de terra batida. A partir daí, a estrada tem partes muito más, sendo aconselhável uma viatura 4×4. No total, conte com quase duas horas de viagem.
Como reservar o resort Praia do Soba
O hotel não está disponível para reservas nas plataformas online como o booking. Assim, a melhor forma de garantir a sua reserva é falando diretamente com a Andrea Martins, proprietária, pelo WhatsApp +244 922 502 665.
Gastronomia e onde comer
Não há literalmente nada nas proximidades da Praia do Soba, pelo que é imperioso fazer as refeições no hotel. Felizmente, a comida é deliciosa a todas as refeições – e variada. Recomendo sem reservas.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.