Procura o que visitar em Santiago de los Caballeros? Antes de mais, posso dizer que Santiago é uma cidade estranha. De contrastes. Tem ruas lindíssimas, que por algum motivo me fizeram lembrar recantos do sudeste asiático (seria Malaca?). Mas ao mesmo tempo é descuidada, desorganizada e com um trânsito caótico. Feia, até. Tem gente amabilíssima, mas em simultâneo senti um ar mais pesado do que na capital Santo Domingo. Não sei explicar.
Ainda assim, há algumas coisas que me chamaram a atenção e cuja visita recomendo. Entre ruas pintadas com arte urbana e um centro cultural extraordinário, bons cafés e o simples ato de passear pelo centro histórico, a verdade é que há o que fazer em Santiago de los Caballeros.
Partilho então um pouco da minha experiência a visitar Santiago de los Caballeros, com referências às principais atrações turísticas da segunda maior cidade da República Dominicana – localizada no Vale do Cibao.
Vale a pena visitar Santiago de los Caballeros?
Numa palavra, depende. É certo que Santiago de los Caballeros está longe de atrair o turismo da mesma forma que Punta Cana, Samaná e até Santo Domingo. E que, como escrevi acima, a cidade chega a ser feia. Mas, ainda assim, eu gosto de conhecer o outro lado dos países e, nesse sentido, não me arrependi de visitar Santiago de los Caballeros.
Dito isto, para quem tem o tempo contado para fazer um roteiro na República Dominicana, não creio que mereça estar no topo das prioridades. Ou seja, tendo em conta que o centro histórico não tem o charme de Santo Domingo ou Puerto Plata, modere as expectativas antes de visitar Santiago de los Caballeros.
De qualquer maneira, da Rota dos Murais à Rua dos Artistas, passando pela fábrica de charutos La Aurora ou pelo Centro León, eis o que fazer em Santiago de los Caballeros numa estadia de um dia. Vamos a isso.
O que fazer em Santiago de los Caballeros
Visitar o Centro Cultural Eduardo León Jimenes
O Centro León é um museu e um centro cultural muitíssimo interessante, dedicado às artes criativas. Nele se exibem dezenas de coleções sobre “artes visuais, arqueologia, etnografia, folclore dominicano, cultura popular dominicana, fotografia dominicana, bibliografia, cartografia, documentário e multimédia”.
Destaque para as três exposições permanentes em exibição no complexo, incluindo uma intitulada “Sinais de Identidade”, onde se “mostra uma seleção de peças das coleções de arqueologia e etnografia, organizadas numa viagem multissensorial por vários aspetos” da identidade dominicana; e uma outra chamada “Génese e Trajetória”, cujo acervo é composto por obras de arte da fundação.
Para mim, visitar o Centro León foi das melhores coisas que tive oportunidade de fazer em Santiago de los Caballeros. É especialmente interessante para quem gosta de arte – mas não só.
O Centro Cultural Eduardo León Jimenes está aberto diariamente entre as 9:00 e as 17:00.
Visitar a fábrica de charutos La Aurora
Com 110 anos de história, a fábrica de charutos La Aurora – tida como “a mais antiga e prestigiada da República Dominicana”! – é um daqueles lugares que, por si só, faz a viagem a Santiago de los Caballeros valer a pena.
Apesar de não ser possível visitar a fábrica de forma independente, tive a sorte de fazer uma visita guiada praticamente sozinho – havia apenas mais um casal. Além disso, o guia Eugene era um profundo conhecedor da atividade e uma pessoa alegre e divertida (apesar de algumas graçolas parecerem mecânicas, como acontece com muitos guias que repetem a mesma atividade vezes sem conta. na maior parte dos dias), pelo que a visita, chamada La Aurora Factory Tour, foi um enorme prazer.
No que toca à visita propriamente dita, foi possível conhecer um showroom onde se explicam todos os processos sobre charutos. Eugene ofereceu-me um charuto para ir fumando durante a visita (recusei, mas um dos companheiros de visita, apreciador de charutos, aceitou, e lá foram os dois a fumar fábrica adentro). Mas, para mim, o mais interessante foi quando entrei na fábrica propriamente dita e pude falar com os trabalhadores e observar o processo de fabrico dos charutos. Desde a preparação das folhas à fase de enrolar os charutos, tudo em La Aurora é feito manualmente por pessoas que pareciam uma família. Talvez esse seja um dos segredos do sucesso do tabaco da bacia do Orinoco.
Por tudo isto, se não sabe o que fazer em Santiago de los Caballeros e o tempo escasseia, não hesite: vá visitar a fábrica de charutos La Aurora!
No final, havia uma loja onde era possível comprar caixas de charutos La Aurora, para os aficionados dos charutos.
A fábrica fica afastada do centro (veja o mapa de Santiago, abaixo). Para lá chegar, a melhor forma que encontrei foi apanhar um Uber. Note também que deve marcar a visita antecipadamente. Eu liguei para o número dominicano 809-734-2563, disseram-me os horários disponíveis e registaram o meu nome. Simples.
Catedral do Apóstolo Santiago
Instalada junto ao Parque Duarte, no centro histórico de Santiago de los Caballeros, a Catedral do Apóstolo Santiago é o principal templo católico da região. Composta por três naves, dela se diz albergar os restos mortais do presidente Ulises Heureaux e “uma das duas únicas cópias de La Pietà de Michelangelo”. Fica a referência, para visitar durante a sua estadia na cidade.
Quanto ao Parque Duarte propriamente dito, confesso que não encontrei muitos motivos de interesse e, pior do que isso, tinha um ambiente um pouco estranho. Não sei explicar, mas não me senti muito confortável naquela praça. Fica o alerta.
Percorrer a Rota dos Murais, no bairro Los Pepines
Foi com grande surpresa e satisfação que soube da existência de uma Rota dos Murais em Santiago de los Caballeros. E, melhor ainda, que ficava no bairro Los Pepines, muito perto de onde tinha escolhido pernoitar. Naturalmente, tinha de ir conhecer a arte urbana de Santiago.
De forma sucinta, a Rota dos Murais foi uma iniciativa do governo municipal que visava a valorização do território através das artes. Espraia-se ao longo de algumas ruas no extremo de Los Pepines, cujas fachadas estão maioritariamente pintadas com “imagens pictóricas que destacam figuras da arte cinematográfica dominicana”, com a mais-valia de muitos dos retratados serem naturais de Santiago de los Caballeros.
E, tal como pude constatar in loco, essa aposta na arte urbana, visível noutros locais da cidade, está aos poucos a atrair o interesse de mais turistas e a mudar a face de bairros e ruas. Fantástico!
Relaxar na Avenida dos Artistas
Na mesma linha, a chamada Avenida dos Artistas é uma artéria urbanisticamente intervencionada para servir como ponto de fruição por locais e turistas. Obras de arte urbana, pequenos cafés com esplanadas e, não menos importante, a presença do Centro Cultural Casa de Arte são um chamariz para artistas, músicos de rua e almas livres em geral.
Pela minha parte, encontrei a Casa de Arte encerrada (mudança de exposições), mas passei um belo final de tarde numa esplanada a sorver o ambiente. Deixei-me ficar a ouvir jazz e a tomar uma bebida gelada na esplanada do acolhedor Cronopio – Café con Libros. Uma excelente forma de passar o final da tarde em Santiago. Valeu a pena.
Casa de Arte
Como referido acima, a Casa de Arte estava encerrada, mas pedi para me deixarem dar uma espreitadela só para conhecer o espaço. Não deu para ver muita coisa, mas fica a referência. Estou certo de que, uma vez reaberta, será um dos melhores lugares a visitar em Santiago de los Caballeros. Pelo menos para quem gosta de artes e cultura.
Outras coisas a fazer em Santiago de los Caballeros
Como é evidente, esta não é uma lista exaustiva com o que fazer em Santiago de los Caballeros, mas sim o resultado da minha curta experiência a visitar a segunda maior cidade da República Dominicana. Até porque há coisas que só o tempo permite descobrir. Dito isto, além das atrações referenciadas no artigo (e no mapa), considere fazer ou visitar o seguinte:
- Fotografar o Monumento aos Heróis da Restauração;
- Provar o café do Calcalí Coffee Roasters;
- Espreitar a Fortaleza San Luiz.
De resto, e embora seja um pouco mais longe de Santiago, consta que a área montanhosa em torno das cidades Concepción de la Vega e Jarabacoa é igualmente fascinante. Não tive oportunidade de as conhecer durante o meu roteiro de viagem na República Dominicana, mas fica a referência para quem tiver tempo. Ficam a 38 km e 54 km de Santiago de los Caballeros, respetivamente.
Mapa dos lugares a visitar em Santiago de los Caballeros
No mapa acima, encontra a localização exata de todos os lugares referenciados no artigo. Como vê, e apesar de não ser das mais bonitas cidades da República Dominicana, não falta o que visitar em Santiago de los Caballeros!
Guia prático
Como chegar a Santiago de los Caballeros
Para quem viaja de forma independente e sem carro alugado, saiba que há transportes públicos para Santiago de los Caballeros a partir de cidades como Puerto Plata ou Santo Domingo. Nestas rotas, recomendo os autocarros da Caribe Tours, que têm inúmeras saídas diárias desde ambos os destinos. Mas, se preferir um transporte privado, também há transportes de confiança.
Caso pondere viajar de carro pela República Dominicana, pesquise no link abaixo as melhores opções.
Calcular preço do aluguer de um carro
Transportes em Santiago
Algumas das atrações de Santiago de los Caballeros são longe umas das outras, pelo que necessitará forçosamente de um transporte. É o caso da fábrica de charutos La Aurora, por exemplo. Assim, recomendo que utilize o Uber, mais prático e mais barato do que os táxis tradicionais. Note apenas que alguns taxistas de Santiago pedem que cancele a viagem na app e pague em dinheiro, por vezes com um pequeno desconto – fica ao seu critério aceitar ou não a proposta.
Onde ficar
Dada a dimensão de Santiago de los Caballeros – a segunda maior cidade da República Dominicana! -, é fundamental escolher um hotel bem localizado para poder explorar a cidade colonial a pé. Infelizmente, as opções no coração do centro histórico são praticamente inexistentes, embora haja alguns hotéis a uma distância aceitável.
Em concreto, o Hodelpa Centro Plaza, de três estrelas, é por muitos considerado o melhor hotel de Santiago de los Caballeros em termos de relação qualidade/preço. Não é o hotel mais barato da cidade, mas é de facto muito recomendável. Mais barato é o Alegria Hostal, uma pequena guesthouse bem localizada e muito elogiada.
Dito isto, uma das melhores opções de alojamento é a guesthouse Centro de Santiago que, apesar do nome, fica um pouco afastada do centro. Ainda assim, a hospitalidade dos anfitriões é quase lendária na cidade.
De resto, para ver todas as alternativas de alojamento em Santiago de los Caballeros pesquise diretamente no link abaixo.
Pesquisar hotéis em Santiago de los Caballeros
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.