Visitar ou não Saranda foi a principal dúvida quando estava a planear o roteiro de viagem na Albânia. Tida como uma espécie de cidade-resort, Saranda enche-se de turistas durante os meses de verão, mas sofre da sazonalidade própria desse tipo de destinos.
Considerei como alternativa montar a minha base em localidades mais pequenas, como Ksamil, mais a sul, Himara ou Dhermi, a norte. Acontece que, sendo outono, pareceu-me mais sensato escolher uma povoação maior como Saranda, em detrimento dos lugares pequenos que tanto costumo apreciar. Ainda hoje não sei se Saranda foi a melhor escolha, mas a verdade é que acabei por me sentir bem na cidade. Pelo menos na versão outonal, sem veraneantes.
Não tendo grande vontade de fazer praia, o meu principal objetivo era visitar as ruínas de Butrint, complexo arqueológico localizado a 16km do centro de Saranda.
No restante tempo, dei comigo a trabalhar bastante no blog, a passear na avenida marginal com a luz de fim de tarde, a comer um delicioso peixe grelhado num restaurante bom e barato (chamado Taverna Garden) indicado por Tomi, e ainda a usufruir das esplanadas existentes perto da marina.
Não vi mais coisas, até porque Saranda não tem muitas mais “atrações”; e, na verdade, fiquei apenas duas noites na cidade. Imagino que no verão seja quase insuportável (a não ser que queira muita agitação) mas, viajando no outono, foi uma paragem muito interessante. Sim, posso dizer que gostei do tempo passado em Saranda.
Na manhã seguinte, despedi-me de Tomi e apanhei um autocarro para Tirana.
Guia prático
Como chegar a Saranda
Saranda é um dos principais destinos de veraneio da Albânia, razão pela qual está bem servida de transportes. Seja de Tirana ou Gjirokaster, há autocarros, minibuses ou vans que partem com relativa frequência (não adianta falar em horários, o mais sensato é perguntar).
Situação distinta é se pretender percorrer a estrada marginal entre Durres e Saranda, rota onde as opções são menos frequentes. Pergunte, que com toda a certeza haverá uma ou outra van a sair nas próximas horas.
Onde dormir
Como qualquer cidade-resort do sul da Europa, Saranda está recheada de hotéis e, principalmente, de apartamentos para alugar. Eu fiquei num hostel simples chamado SR Backpackers porque queria conhecer Tomi, o dono, que é uma espécie de lenda viva entre os viajantes independentes que passam pelo sul da Albânia. Seja como for, se forem dois ou três a viajar, aconselho um apartamento ou um dos hotéis recomendados pelo booking.
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.