Atualmente, o melhor restaurante de sushi em Matosinhos é, para mim, o Rino. Em breve conto atualizar este artigo.
Quando me mudei para Matosinhos, há pouco mais de dois anos, perguntei a alguns amigos onde podia comer bom sushi na cidade. Não precisava de ser o melhor sushi do Grande Porto, mas algo que tivesse boa qualidade e não fosse demasiado caro. Invariavelmente, mandavam-me para Leça da Palmeira ou para o Porto. Nem que fosse ali ao lado, na Foz, para me deleitar no Ichiban (a minha carteira desaprova). Matosinhos é que não, diziam.
E isso sempre me pareceu um contrassenso, porque todos os dias há peixe de qualidade extraordinária, fresquíssimo, à venda na lota e no mercado. Um paraíso para quem gosta de bom peixe grelhado e, imagino eu, para qualquer sushi men.
Na verdade, há mais restaurantes de sushi baratos em Matosinhos do que restaurantes japoneses realmente bons. Não há milagres. Caixinhas com 20 peças para take away a custar 5€ não podem ser de qualidade premium. Restaurantes como o Sakura – e outros -, onde eu fui muitas vezes buscar essas caixinhas de sushi barato para enganar o estômago e poupar a carteira, não podem servir peixe acabado de sair do mar, um arroz delicioso, temperos no ponto, e ainda investir tempo a fazer uma apresentação cuidada cobrando 5€.
Dito isto, há ou não sushi de qualidade em Matosinhos?
Sim, há. Cada vez mais e melhor.
A cena culinária parece estar a melhorar rapidamente. Matosinhos já não é só peixe grelhado. Hoje, há restaurantes japoneses que eu recomendo sem vergonha. Especialmente um. Quer saber onde comer o melhor sushi de Matosinhos? Venha daí…
Os melhores restaurantes japoneses em Matosinhos
Dominó – Tasca Japonesa
Para mim, um dos melhores sushi que já comi em Matosinhos é o do Dominó – Tasca Japonesa. Sem qualquer dúvida. Antes de mais, o Dominó fica a dois passos da lota de Matosinhos, onde todas as manhãs vão buscar o peixe para preparar o sushi, o sashimi que eu adoro, os temakis que me fazem salivar e outros ícones da gastronomia japonesa.
Uma das primeiras vezes que almocei no Dominó, fiquei à conversa com o sushi men de serviço e ele confidenciou-me que, nessa manhã, havia 13 diferentes espécies de peixe, de excelente qualidade, que poderia ter trazido para o restaurante.
E é precisamente essa qualidade dos produtos, aliado à liberdade e criatividade com que abordam a preparação do sushi e um atendimento que cultiva uma informalidade profissional, que faz do Dominó – Tasca Japonesa um dos melhores restaurantes japonêses de Matosinhos.
A única coisa de que não sou especialmente fã é da excessiva fusão do sushi proposto. Gosto do sushi o mais simples e tradicional possível: arroz e peixe! E é aí que entre o Sushi no Mercado, o meu restaurante de sushi preferido em Matosinhos!
Sushi no Mercado
O restaurante Sushi no Mercado tem a grande vantagem de estar implantado no interior do Mercado Municipal de Matosinhos, o que, além do fácil acesso a produtos de qualidade, cria um ambiente muito peculiar que, na minha opinião, enriquece – e muito! – a experiência.
Para ser honesto, o Sushi no Mercado é atualmente o meu restaurante de sushi preferido em Matosinhos – mas as opiniões valem o que valem. O sushi é preparado com esmero, as peças são mais tradicionais do que no Dominó, o ambiente é excelente, os temakis são igualmente deliciosos (já percebeu que adoro temakis, não é?) e oferece uma excelente relação qualidade/preço.
É, por isso, um restaurante de sushi absolutamente indispensável.
Pleasure Sushi Bar
Demorei muito tempo para experimentar o Pleasure Sushi Bar, apesar de já ter morado na mesma rua. Fui uma vez, pedi um combinado de peças à vontade do sushi man (fazendo questão de pedir peças mais tradicionais) e só posso dizer maravilhas da qualidade do peixe e do arroz. Não é barato, mas recomendo sem reservas.
Veja também o artigo sobre o que fazer em Matosinhos.
Onde comer sushi em Matosinhos (outras opções)
Estas são as minhas recomendações para quem quer comer sushi em Matosinhos. Há outros restaurantes que vale a pena experimentar mas, ou já tive experiências muito distintas, ou ainda não conheço.
Entre eles, está o Temako, um pequeno restaurante onde já comi belos temakis mas onde um take away de sushi me deixou profundamente desiludido (e não é barato!). Há quem fale muito bem do Lama’s Temple mas, sinceramente, acho um restaurante mediano (para ser simpático).
Por último, outra recomendação recorrente é o Sempr’Assar. Para ser honesto, nunca fui comer sushi ao Sempre’Assar, mas há quem diga maravilhas sobre a improvável combinação de pratos de peixe grelhado e sushi no mesmo restaurante, aparentemente tudo de qualidade. Outros há que sugerem ficar pelo peixe grelhado e esquecer o sushi, e eu estou inclinado a apostar nesta visão (grelha para um lado, sushi para outro). Mas só mesmo experimentando.
Guia prático
Onde dormir em Matosinhos
Se vem de fora, considere a hipótese de dormir em Matosinhos. Veja, a esse propósito, o artigo sobre onde ficar em Matosinhos, onde explico as melhores regiões e hotéis mais recomendados.
Em resumo, o hotel mais vistoso da cidade é, muito provavelmente, o Eurostars Matosinhos; mas não é o meu preferido.
Noutro registo, a Harbour Inn Design Townhouse e a Fishtail Sea House, todas na Rua do Godinho, são guesthouses absolutamente maravilhosas. Ficará bem hospedado em qualquer uma delas (e são, na verdade, mais a minha onda do que o Eurostars). De resto, saiba que não faltam excelentes opções de alojamento em Matosinhos (muitas delas projetos recentes e lindíssimos) – veja no link abaixo.
Pesquisar hotéis em Matosinhos
Seguro de viagem
A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.