Destino: Ásia » Sri Lanka » Kandy

Visitar o Templo do Dente Sagrado (Kandy) no Dia Nacional da Independência

Por Filipe Morato Gomes
Templo da Relíquia do Dente Sagrado, em Kandy
Templo da Relíquia do Dente Sagrado, em Kandy

O Templo da Relíquia do Dente Sagrado, em Kandy, é assim chamado pelo facto de, ao que consta, ali ser guardado um dente canino de Buda. O dente não está visível para o comum dos visitantes, mas todo o complexo serve para venerar o dito.

Trata-se, pois, de um dos locais de visita obrigatória a quem se desloca a Kandy – sejam cingaleses ou turistas, peregrinos ou curiosos. Especialmente ao domingo; ou, melhor ainda, no Dia Nacional da Independência. Foi o que eu fiz (por mero acaso).

Templo do Dente Sagrado, Kandy
Templo do Dente Sagrado, Kandy

Quando planeei o meu roteiro no Sri Lanka, desconhecia a existência do Dia Nacional da Independência; e ainda mais que, nessa exata data, estaria a visitar o Templo do Dente Sagrado, em Kandy. Foi uma enorme e feliz coincidência, que tornou a experiência ainda mais marcante.

Centenas e centenas de pessoas, impecavelmente vestidas de branco, visitavam o complexo para prestarem as suas homenagens, orarem, pedirem ajuda, agradecerem. Aparentavam ser, na sua maioria, gente devota.

Templo do Dente, Kandy
Complexo do Templo do Dente Sagrado

O ambiente era simultaneamente festivo e emotivo. Muitas famílias juntas, com várias gerações lado a lado. Muitas oferendas. Celebração e respeito.

Pela minha parte, dei por mim a observar tranquilamente, interferindo o menos possível nos acontecimentos. E assim ter-se-á passado um par de horas – ou mais, já que perdi completamente a noção do tempo.

Mais uma experiência que vou guardar para sempre no baú das boas recordações.

Templo do Dente Sagrado, Kandy
Templo do Dente Sagrado, Kandy
Rua de Kandy
Edifício em frente à entrada do Templo do Dente Sagrado, Kandy

Guia prático

Como chegar ao Templo do Dente Sagrado

Vindo de Ella, como foi o caso, a melhor forma de chegar a Kandy é, indubitavelmente, de comboio. É uma viagem lenta, mas uma experiência intensa e enriquecedora.

Uma vez em Kandy, o Templo do Dente Sagrado fica no coração da cidade; pelo que é muito fácil de encontrar (veja a localização exata no Google Maps).

Onde ficar

Eu fiquei alojado no Freedom Lodge Kandy por recomendação de uma amiga, mas não fiquei impressionado (gostei dos anfitriões, mas não dos aposentos). Felizmente, o que não falta em Kandy são guesthouses boas e baratas. Veja, por exemplo, a Hantana Homestay, a Notting Hill Country House, o The Peppermint, o Sesatha Kandy, a Samindra Villa ou a Bee View Homestay.

Por fim, se quiser luxo sem a impessoalidade dos grandes hotéis, recomendo o Santani Resort & Spa. Para conhecer todos os hotéis de Kandy, utilize o link abaixo.

Pesquisar hotéis em Kandy

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Filipe Morato Gomes

Autor do blog de viagens Alma de Viajante e fundador da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses, já deu duas voltas ao mundo - uma das quais em família -, fez centenas de viagens independentes e tem, por tudo isso, muita experiência de viagem acumulada. Gosta de pessoas, vinho tinto e açaí.

Deixe um comentário