Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Madeira » Porto Santo

Vereda do Pico Branco e Terra Chã, Porto Santo para além da praia

Por Filipe Morato Gomes | Trekking Viagens Europa Madeira Porto Santo Portugal
Atualizado em 9.12.2022 | Tempo de leitura: 6 minutos

Vereda do Pico Branco e Terra Chã (PS PR 1)
O cenário é árido e montanhoso ao longo da Vereda do Pico Branco e Terra Chã (PS PR 1)

Quem conhece Porto Santo sabe que a ilha não é só praia. É certo que os quase nove quilómetros de areal atraem a maioria dos visitantes, mas a pequena ilha é mais do que isso.

Por mais bela que seja a praia, eu não sou pessoa de ficar a lagartar durante muito tempo, razão pela qual, à priori, Porto Santo nunca seria um destino de viagem apropriado para mim.

Ora, se é verdade que a ilha de Porto Santo está vincadamente associada a praia, considerada por muitos a melhor praia do arquipélago da Madeira, não é menos certo que existem caminhadas em Porto Santo muito interessantes. Há pelo menos dois trilhos pedestres marcados na ilha: a Vereda do Pico Castelo e a Vereda do Pico Branco e Terra Chã. E isso foi razão mais do que suficiente para passar um dia em Porto Santo.

Vereda do Pico Branco e Terra Chã (PS PR 1)

Caminhadas em Porto Santo: Vereda do Pico Branco e Terra Chã
O início da caminhada PS PR 1, com a estrada regional em baixo

Assim que saí do ferryboat, dirigi-me ao centro de Vila Baleira, principal povoação de Porto Santo, para comprar água e fruta para levar na caminhada. Tinha analisado o percurso de ambas as caminhadas e optei por fazer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã (PS PR 1), na ponta nordeste da ilha. E em boa hora o fiz.

No caminho, não resisti a parar no Miradouro da Portela, situado no topo de uma colina sobranceira a Vila Baleira. Estava lá um autocarro de turistas acabados de sair do ferryboat. Um jovem casal de holandeses chegou entretanto de bicicleta.

Prossegui viagem pela Estrada Regional 111.

Consta que a vereda foi originalmente traçada para facilitar a passagem de burros de carga na época em que os habitantes locais semeavam cevada em Terra Chã.

Vereda do Pico Branco e Terra Chã
Caminho resguardado na primeira parte da vereda

A vereda tem apenas 2,5 quilómetros de extensão até ao ponto mais distante, Terra Chã; incluindo a ida até ao topo do Pico Branco, o total chega a 5,4 quilómetros. Nada de muito exigente, portanto.

A caminhada ao Pico Branco e Terra Chã tem duas partes muito distintas. Primeiro sobe-se um pouco por terrenos pedregosos até chegar à chamada rocha do Cabeço do Caranguejo, ponto a partir do qual a paisagem muda radicalmente. Por esta altura, tinha-me já cruzado com centenas de lagartixas e bastantes coelhos.

A partir desse momento, passei a estar rodeado por ciprestes e miradouros com vistas absolutamente maravilhosas, até que, com pouco mais de dois quilómetros percorridos, cheguei a uma bifurcação no caminho: à esquerda, o acesso ao topo do Pico Branco (200 metros); à direita, o caminho até Terra Chã (400 metros).

Paisagens de Porto Santo
A paisagem montanhosa de Porto Santo é belíssima

Fui primeiro ao topo do Pico Branco; com 450 metros de altitude, é o segundo ponto mais alto da ilha de Porto Santo. E valeu bem o desvio. Para além da sensação de conquista (ainda que modesta), as vistas do topo do Pico Branco abrangem boa parte da ilha.

Voltei à bifurcação e prossegui em direção a Terra Chã. A paisagem continuou espetacular, com o trilho a seguir junto à escarpa, numa zona onde não é de estranhar se avistar cagarras e garajaus.

Mas a surpresa veio adiante.

Caminhadas em Porto Santo: PS PR 1
Um momento alto da caminhada, perto do Pico Branco

Às tantas, depois de uma curva a circundar a falésia, avistei uma casa. Era o final do trilho, mas estava intrigado. Sentei-me num banco de pedra a comer uma laranja, descansar um pouco e desfrutar da paisagem – escarpas áridas e o Oceano Atlântico lá em baixo -, mas era a casa que me intrigava.

Estava fechada, sem vivalma, mas não parecia abandonada. Só mais tarde esclareci o mistério no site do Turismo da Madeira. A casa no final da Vereda do Pico Branco e Terra Chã serve de ponto de apoio à missão de “realizar estudos científicos” para “apoiar a propagação de plantas endémicas e a sua reintrodução no meio”.

Ciprestes Porto Santo
Na segunda parte da caminhada, o trilho segue por escarpas com vegetação

Pouco depois, empreendi o caminho de regresso (pela mesma vereda). Não encontrei ninguém em toda a Vereda do Pico Branco e Terra Chã. Só quando estava quase a chegar à Estrada Regional 111 me cruzei pela primeira vez com outros caminheiros. Era o casal que avistara no Miradouro da Portela: tinham vindo de bicicleta desde Vila Baleira. Bravo!

Cheguei ao carro verdadeiramente feliz. Para mim, foi uma caminhada extraordinária. Acredito, aliás, que seja uma das mais bonitas caminhadas de Porto Santo. Ou a mais bonita.

Seja como for, é seguramente uma forma de desfrutar de Porto Santo sem ser na praia.

A caminho de Terra Chã
A caminho de Terra Chã, já perto do final do trekking
Vista para o Oceano Atlântico, Porto Santo
Vista para o Oceano Atlântico
Ilha de Porto Santo
Ilha de Porto Santo
Paisagem Porto Santo
Gostei muito da paisagem ao longo da vereda

Dicas para fazer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã (PS PR 1)

Como chegar

Não há dúvida que ter um carro alugado facilita muito a locomoção em Porto Santo, até porque os táxis podem ficar caros contando com o tempo de espera. Em último caso, pode tentar pedir boleia; há quase sempre turistas a circular. Pode trazer o carro no ferry da ilha da Madeira.

Segurança

A caminhada não é perigosa, mas tem zonas de escarpa onde um pé em falso pode ser desastroso. Recomenda-se prudência e que respeite as regras básicas de segurança em montanha:

  • Desde logo, não faça a caminhada sozinho;
  • Leve água e alguns alimentos (barras de cereais e fruta, por exemplo);
  • Leve agasalhos – o tempo é imprevisível e a zona é muito ventosa;
  • Leve um telemóvel;
  • Use calçado apropriado (a sério, nem pense fazer a Vereda do Pico Branco e Terra Chã de havaianas).

Onde dormir

Assumindo que passa mais do que um day tour a Porto Santo e não regressa imediatamente à Ilha da Madeira, não faltam opções de alojamento em Porto Santo. Recomendo vivamente a Casa do Velho Dragoeiro, mas veja abaixo que hotel mais se adequa ao seu orçamento e estilo de viagem.

Pesquisar hotéis em Porto Santo

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Trekking Viagens Europa Madeira Porto Santo Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Porto Santo e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« Onde beber a melhor poncha da Madeira (as que eu provei)
Um dia em Porto Santo (day tour a partir da Ilha da Madeira) »

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 52 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Porto Santo

Reserve um hotel em Porto Santo ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens