Campeche

Centro histórico de Campeche
Centro histórico de Campeche, México

Campeche

Das treze cidades consideradas Património Mundial da UNESCO no México, Campeche destaca-se por um motivo importante: é a única cidade amuralhada. O sistema de defesa hexagonal, constituído por fortes e fortalezas, é motivo suficiente para planear uma viagem a este destino no sudeste do México.

Se gosta de locais arquitetónicos cheios de cor, vai achar a Calle 59 fascinante. Esta passagem pedonal vai desde a Puerta de la Tierra (a Porta da Terra) até à Puerta del Mar (a Porta do Mar), duas das quatro portas de entrada nesta cidade murada. Ao longo da rua encontram-se alguns edifícios simbólicos, como a Casa del Teniente Rey ou a Igreja de San Francisquito. Existem também restaurantes, galerias de arte, lojas e cafés com esplanadas.

Na Calle 10, no centro de artesanato Casa de las Artesanías, vende-se huipiles (roupas tradicionais usadas por mulheres indígenas) e chapéus de jipijapa (feitos de fibra retirada de uma espécie de palmeira) que são tecidos à mão. Muito perto do centro de artesanato está a Plaza Independencia, onde foi construída a Catedral de Nuestra Señora de la Purísima Concepción (Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição), que abriga o Museu de Arte Sacra.

Tudo bons motivos para visitar Campeche.