Chaves

Largo Camões, Chaves
Vista do Largo Camões, em Chaves

Chaves

Chaves é uma cidade portuguesa, a segunda maior do distrito de Vila Real, na região do Alto Tâmega. O município é limitado a norte por Espanha, a leste pelo município de Vinhais, a sudeste por Valpaços, a sudoeste por Vila Pouca de Aguiar e a oeste por Boticas e Montalegre.

Na época da ocupação romana, Chaves era conhecida por “Aquae Flaviae”, nome que lhe foi dado pelo Imperador Flávio Vespasiano, que reconheceu a qualidade das nascentes termais aqui situadas. As propriedades curativas destas águas, as mais quentes da Europa, que nascem com uma temperatura de cerca de 73ºC, continuam a ser apreciadas sendo o Parque Termal muito procurado.

Situada junto ao Rio Tâmega e próximo da fronteira, Chaves teve sempre importância do ponto de vista estratégico-militar, tendo resistido heroicamente à anexação a Castela no séc. XVI. Mais tarde, no séc. XIX, foi aqui que as tropas invasoras de Napoleão sofreram a sua primeira derrota em solo português. Deste passado de praça forte são exemplos o castelo e a respetiva torre de menagem, bem como o bairro medieval no interior das muralhas. Chaves é também conhecida pela sua riqueza gastronómica, em que se destacam os enchidos e o presunto.