Alma de Viajante

Blog de Viagens de Filipe Morato Gomes

  • Destinos A-Z
  • Portugal
  • Brasil
  • Europa
  • América
  • África
  • Ásia
  • Oceânia
Blog de viagens » Europa » Portugal » Chaves

Onde comer pastéis de Chaves (em Chaves)

Por Filipe Morato Gomes | Gastronomia Chaves Europa Portugal
Atualizado em 6.08.2022 | Tempo de leitura: 3 minutos

Melhores pastéis de Chaves: pastelaria Maria
Provando um pastel de Chaves na Pastelaria Maria, por muitos considerados os melhores pastéis de Chaves da cidade

Os pastéis de Chaves estão para a cidade de Chaves como as frigideiras estão para Braga ou as queijadas para Sintra. Dito de outra forma, é obrigatório provar os pastéis quando visitar Chaves, nem que seja na primeira vez. A questão é, onde?

Eu provei pastéis de Chaves em três pastelarias que me foram recomendadas, e em todas os pastéis me pareceram bem confecionados. Pelo menos, souberam-me muito bem; e isso é que verdadeiramente importa. Eis os locais onde me deliciei com um pastel de Chaves.

Pastelarias onde comi pastéis de Chaves

Pastelaria Maria, Chaves
Entrada da Pastelaria Maria, a Mariazinha

Pastelaria Maria

Vários flavienses me disseram que a Mariazinha, nome pelo qual se referem à Pastelaria Maria, fazia os melhores pastéis de Chaves da cidade, razão mais que suficiente para lá passar. À primeira tentativa, não havia pastéis quentinhos (como devem ser comidos). Estavam “a sair”; ou seja, demorariam uns 15 minutos, pelo que fui andando para visitar outras coisas no centro histórico de Chaves e provar os pastéis de Chaves da Mil Doce. Acabei por só voltar à Pastelaria Maria no dia seguinte, à hora de almoço.

Quando regressei à Maria, a porta estava fechada. A fachada é lindíssima e colorida, mas eu estava ali pelos pastéis. Arrisquei bater à porta e apareceu uma senhora para a abrir. De forma muito simpática, desculpou-se dizendo que estavam a almoçar.

A Pastelaria Maria é um espaço muito pequeno, no Largo do Município, bem perto da Torre de Menagem. Devido à hora, não havia pastéis a sair, pelo que acabei por comer um pastel morno, de que gostei muito.

Gostei da massa e não me pareceu demasiado gorduroso. Aprovado, Mariazinha!

Pastelaria Mil Doce

A pastelaria Mil Doce é um café com uma pequena esplanada para aproveitar as tardes soalheiras de Chaves. Não me pareceu ter tanto caráter como a Maria, mas o serviço foi eficiente e o pastel pareceu-me de excelente qualidade. Saí satisfeito.

Pastelaria D Chaves

Mesmo antes de deixar a cidade, parei numa pastelaria para comprar pastéis de Chaves e levar para casa. Chamava-se D Chaves, e levei meia dúzia de pastéis. Como é natural, comi-os frios e posso dizer que não ficam nada a dever à mais famosa Pastelaria Maria. Gostei especialmente do tempero da carne, que me pareceu mais apurado e criativo. Quando aqueci um deles, no entanto, pareceu-me um pouco gorduroso para o meu gosto.

Note que estes podem não ser os melhores pastéis de Chaves da cidade. Foram, isso sim, as pastelarias onde provei o pastel e recomendo.

Guia prático

Onde ficar em Chaves

Eu fiquei alojado no magnífico Hotel Forte de São Francisco, e posso recomendar sem reservas. É bem localizado, com quartos excelentes, pequeno-almoço variado e saboroso, e preço aceitável. Outras alternativas recomendáveis são o Hotel Katia e o Hotel Aquae Flavia; ou ainda, um pouco mais barato, um pouco mais baratos, a Ester Guesthouse.

Se pretende algo mais especial (e caro), não deixe de experimentar o Vidago Palace Hotel; fica a 20km de Chaves, mas é um hotel de charme extraordinário. Alternativamente, utilize o link abaixo para conhecer todos os hotéis flavienses.

Pesquisar hotéis em Chaves

Seguro de viagem

A IATI Seguros tem um excelente seguro de viagem, que cobre COVID-19, não tem limite de idade e permite seguros multiviagem (incluindo viagens de longa duração) para qualquer destino do mundo. Para mim, são atualmente os melhores e mais completos seguros de viagem do mercado. Eu recomendo o IATI Estrela, que é o seguro que costumo fazer nas minhas viagens.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

Saiba mais sobre: Gastronomia Chaves Europa Portugal

Planeie a sua próxima viagem

A melhor forma de ajudar o Alma de Viajante a manter-se sem anúncios e continuar a inspirar e a dar dicas de viagens gratuitamente é usando os links disponibilizados neste artigo para fazer as suas reservas. Nomeadamente:

Reserve um hotel em Chaves e aproveite as promoções do booking (é onde eu faço a maioria das minhas reservas).

Se precisa de viatura própria, alugue um carro na Discovercars. Passei a recomendá-la desde que descobri que têm preços bem mais baixos do que a Rental Cars.

E não se esqueça de fazer um seguro de viagem na IATI Seguros (tem 5% de desconto usando este link). Eu nunca viajo sem seguro.

Livro grátis

Junte-se a +25.000 viajantes e receba por email uma newsletter (em português) com muita inspiração e dicas para viajar mais e melhor. E ainda lhe ofereço o livro Alma de Viajante, há muito esgotado nas livrarias, com as crónicas da minha primeira volta ao mundo.

Sucesso! Por favor verifique o seu email para confirmar a subscrição.

There was an error submitting your subscription. Please try again.

Powered by ConvertKit

« A Igreja da Misericórdia de Chaves e seus azulejos
O que fazer em Coimbra, as dicas da Luiza Antunes »

Comentários

  1. Vera Dantas

    Olá Filipe! Realmente em Chaves é que se comem bons pastéis de Chaves 🙂 Mas também em Boticas: da última vez que lá estive comi uns deliciosos num cafézinho, cujo nome não me lembro… Gostei tanto que perguntei à sra. se vendia os pastéis com a massa ainda congelada, porque a minha sogra é de Chaves e quando lá vai traz sempre assim, para levar ao forno em casa. OIha, quentinhos no forno, que maravilha! Agora, quando não se vai lá, pode-se sempre aproveitar uma das várias Lojas dos Pastéis de Chaves – no Porto e em Gaia, como conto e mostro aqui.
    Beijinho!

    Responder
  2. Jorge santos

    Tanto a notícia inicial como este comentário não deixam qualquer indicação instrutiva para quem as ler. Em todo o lado se fazem pastéis de Chaves sem se saber a que horas ir procurar. Mesmo à hora do almoço poderão as confeitarias estarem fechadas. Em Boticas há um sítio genial mas não se sabe como se chama. O melhor é andar no Porto ou em Gaia a perguntar onde existem os melhores pastéis de Chaves. O melhor é passar pela cidade e ir comer tapas à Galiza.

    Responder
    • Filipe Morato Gomes

      Caro Jorge, o Alma de Viajante não é um guia turístico, apenas um blog de viagens onde partilho as minhas experiências e tento ajudar as pessoas a viajarem mais e melhor. Se o artigo sobre os pastéis de Chaves que experimentei não lhe foi útil, lamento – com toda a certeza encontrará facilmente os horários dos cafés e restaurantes que pretender visitar.

      Responder
  3. Telma

    Os Pastéis da D. Maria são sem dúvida os melhores. Para a próxima não hesite em trazer congelados para casa, é o que faço sempre quando vou a Chaves para trazer até à “Berdadeira Capital do Nuorte”. Não há como comer pastéis acabados de fazer. Aquecidos já não tem aquela mística… Não se pode é fazer contas às calorias.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Em caso de dúvida, leia a política de comentários do blog.

Sobre o autor

Filipe Morato Gomes, blogger de viagens

Olá! O meu nome é Filipe Morato Gomes, vivo em Matosinhos, Portugal, sou blogger de viagens, co-autor do projeto Hotelandia e Presidente da ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses.

Tenho 51 anos e muita experiência de viagem acumulada. Já dei duas voltas ao mundo, fiz dezenas de viagens independentes e fui líder de viagens de aventura.

Mais recentemente, abracei um novo desafio chamado Rostos da Aldeia, onde se contam histórias positivas sobre as aldeias de Portugal e quem nelas habita.

SEGUIR NO INSTAGRAM

Assine a newsletter e receba o livro da minha primeira volta ao mundo gratuitamente (está esgotado nas livrarias).

Destinos em destaque

  • Japão
  • México
  • República Dominicana
  • Zanzibar
  • Puglia
  • Sardenha
  • Malta
  • Maiorca
  • Menorca
  • Lanzarote
  • Tenerife

Chaves

Reserve um hotel em Chaves ao melhor preço.

Faça um seguro de viagem com proteção Covid-19 (5% de desconto usando este link).

Alugue um carro para a sua próxima viagem.

Sobre

Alma de Viajante é um blog de viagens sob o mote “Viajar. Partilhar. Inspirar.”, onde partilho de forma pessoal e intimista as minhas viagens pelo mundo. O objetivo é “descomplicar” e inspirar mais gente a viajar como forma de enriquecimento pessoal. Há também guias, roteiros e dicas para o ajudar a viajar. Note que sou um blogger de viagens, não um operador turístico. Saiba mais sobre o Alma de Viajante.

Política editorial

Alma de Viajante é um blog completamente independente. Nenhum eventual parceiro tem qualquer influência no conteúdo editorial publicado e só recomendo aquilo que uso nas minhas viagens. Conheça a minha política editorial e comercial. Este blog contém links de afiliados.

Contactos · Na imprensa · Prémios

Explore o blog

  • Comece aqui
  • Artigos de viagens
  • Planear viagens
  • Trekking
  • Notícias
  • Blogging

Grandes viagens

  • Volta ao Mundo
  • Diário da Pikitim
  • Do Cairo a Teerão

Os meus convidados

  • Portugueses pelo Mundo
  • Viagens na Minha Terra

Redes sociais

Mais de 250.000 pessoas viajam com Alma de Viajante nas principais redes sociais. Junte-se a esta comunidade de amantes de viagens, assine a newsletter e inspire-se com as minhas aventuras em destinos de todo o mundo.

Blog de viagens fundador da ABVP

ABVP - Associação de Bloggers de Viagem Portugueses

Copyright © 2023 Alma de Viajante · Um blog de viagens com roteiros, dicas e muita inspiração para viajar mais e melhor · Jornalismo de viagens