Destino: Ásia » Indonésia » Java

Java

Gamelão na ilha de Java
Tocando gamelão ym Yogyakarta, na ilha de Java

Visitar Java: guia prático

Se está a pensar viajar para Java, eis algumas dicas úteis para planear a sua viagem.

HOTÉIS | No que toca à hospedagem, recomendo sempre que possível que reserve com antecedência. Para conhecer a oferta hoteleira de qualidade, pode pesquisar hotéis em Java a partir deste link, onde encontrará as melhores opções de alojamento e respetivos preços.

Pesquisar hotéis em Java

O QUE FAZER E VISITAR | Veja abaixo os artigos já publicados sobre Java, com dicas práticas e sugestões sobre lugares a visitar. Além disso, caso tenha pouco tempo para visitar Java por sua conta, veja as atividades, excursões e visitas guiadas disponíveis na GetYourGuide; podem ser uma enorme mais-valia para a sua viagem.

ALUGUER DE CARROS | Caso necessite de alugar um carro em Java, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar em Java

DINHEIRO | Aconselho vivamente que peça um cartão Revolut ou um cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias. Eu uso-os constantemente nas minhas viagens.

SEGURO DE VIAGEM | Não menos importante, não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir! Eu uso preferencialmente a IATI e costumo fazer o seguro IATI Estrela (usando este link tem 5% de desconto) porque, para mim, são os mais completos seguros do mercado. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Java.

INTERNET E DADOS MÓVEIS | A forma mais prática de ter acesso à internet em Java é comprar um eSIM da Holafly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Roteiros e dicas para visitar Java

Do vulcão Bromo para um aniversário em família… via Skype (#31)

Tínhamos prometido à Pikitim que iríamos tentar proporcionar-lhe um dia inesquecível no seu aniversário. Escolhemos o vulcão Bromo para a véspera, com uma paisagem arrebatadora onde a Pikitim conheceu novos amigos. E selecionámos um belo hotel com piscina para a mini-festa de aniversário, no dia seguinte, onde familiares e amigos pudessem entrar em contacto e cantar os parabéns à distância. A Pikitim disse, mais tarde, que esse foi o dia mais feliz da sua vida.
Ver artigo

Explorando os templos de Prambanan e Borobudur (#30)

Um é o maior templo hindu da ilha de Java; o outro é uma dos mais importantes edificações budistas do planeta. A Pikitim explorou ambos - Prambanan e Borobudur - com o mesmo entusiasmo. E achou as histórias de Shiva e de Buda tão interessantes como as dos duendes sapateiros ou do príncipe com orelhas de burro.
Ver artigo

Uma viagem no tempo nas aldeias de Borobudur (#29)

Andar de carroça, correr atrás de galinhas, brincar com os paus do caminho e dar de comer às cabras. A passagem da Pikitim por Borobudur, um lugar tão enigmático quanto envolvente, vai ficar ligada às coisas simples da vida numa aldeia de outros tempos. E aos dois novos amigos que a acolheram de braços abertos, Latif e Najwa - porque não é preciso falar a mesma língua para duas crianças se entenderem. Uma viagem no tempo… e um monumento surpreendente.
Ver artigo

Em Yogyakarta, no palácio do sultão (#28)

A Pikitim espantou-se com a quantidade de mulheres e filhos que um sultão podia ter, viu homens de saia com facas nas costas, adorou pintar marionetas de pele usadas no teatro de sombras e acompanhou o pai na cozinha. Tudo isto nas redondezas do kraton de Yogyakarta, o velho centro de uma agradabilíssima cidade com história… e histórias para contar. E ainda andou de carroça.
Ver artigo