Serra Leoa
Serra Leoa
Assim chamada por causa da silhueta que desenhava a serra, avistada desde o mar, e se assemelhava a algo parecido com a cabeça de uma leoa (foi pelo menos o que achou o português que a batizou, Pedro de Sintra), a Serra Leoa é considerada um dos países mais tolerantes em termos de liberdade religiosa de todo o mundo. Foi, no entanto, notícia durante demasiado tempo por causa da guerrilha travada por rebeldes que recrutavam crianças-soldado e semearam o terror durante as conquistas de terras diamantíferas. A paz voltou, mas as más notícias continuaram recentemente, por causa do mortífero surto de Ébola que se instalou no país. Praias de areia fina banhadas pelo Atlântico, floresta tropical a abrigar espécies ameaçadas de extinção, como o macaco colobus preto-e-branco e os tímidos hipopótamos pigmeus. E estradas de cor vermelha a serpentear as montanhas deste país inundado de sol. E ilhas paradisíacas, de nomes mais do que sugestivos, como as Ilhas Tartaruga e as Ilhas Banana. Por fim, a Serra Leoa tem, também, aqueles que são considerados os melhores parques naturais de vida selvagem de toda a África Ocidental.
Pesquisar hotéis na Serra LeoaAlugar carro na Serra LeoaFazer seguro de viagem
Visitar Serra Leoa: guia prático
Factos sobre a Serra Leoa
- Capital da Serra Leoa: Freetown
- População: 7 milhões de habitantes
- Língua oficial: Inglês
- Fuso horário na Serra Leoa: GMT
- Código telefónico internacional: +232
Fronteiras terrestres: Guiné-Conacri, Liberia
Melhor época para viajar para a Serra Leoa
Com um clima tropical onde dominam as temperaturas amenas e a forte humidade, com duas estações distintas, o início da estação seca na Serra Leoa costuma verificar-se a partir de novembro, quando os ventos são suaves, e dura até junho. Em abril, as temperaturas diurnas rondam os 32 graus em média e nunca caem abaixo dos 24 à noite. A partir de julho, começam as chuvas que dão lugar a tempestades costeiras algo espetaculares.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para a Serra Leoa ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar na Serra Leoa
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para a Serra Leoa.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar na Serra Leoa
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem na Serra Leoa.
- (sem destinos até ao momento)
Alugar carro na Serra Leoa
Caso necessite de alugar um carro na Serra Leoa, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar na Serra Leoa
Dinheiro
Moeda: Leone (SLL). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Há muitas caixas automáticas em Freetown mas a maior parte não está vinculada ao sistema internacional. A exceção são as caixas do Rokel Commercial Bank. As do aeroporto de Lungi também funcionam com cartões internacionais. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: A loja de duty free no aeroporto aceita os cartões das principais redes internacionais. Fora disso, os cartões da rede Visa são aceites em alguns supermercados, restaurantes e hotéis.
Internet e dados móveis na Serra Leoa
A forma mais prática de ter acesso à internet na Serra Leoa é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).