Sudão
Sudão
Até 2011, o Sudão era o maior país da África e do Mundo árabe – mas depois o Sudão do Sul tornou-se independente através de um referendo, e agora o Sudão “caiu” para o terceiro lugar. Andou nas noticias por causa do genocídio do Darfur, considerado uma das maiores tragédias humanitárias de sempre.
Há poucos turistas a aventurarem-se numa visita ao Sudão, mas os que já o fizeram costumam sair de lá a elogiar os antigos templos, monumentos e túmulos – e a curiosidade de o Sudão ter mais pirâmides que o próprio Egito.
Mais. O Sudão tem alguns dos melhores pontos de mergulho do mundo (ao longo da sua quase inexplorada costa do Mar Vermelho), dunas cor de damasco e montanhas com florestas verdes. A capital, Khartoum, foi construída no ponto de encontro dos Nilos e, contra todas as expectativas, não é uma cidade subdesenvolvida, antes uma metrópole vibrante, com museus e arranha-céus.
Pesquisar hotéis no SudãoAlugar carro no SudãoFazer seguro de viagem
Visitar Sudão: guia prático
Factos sobre o Sudão
- Capital do Sudão: Cartum
- População: 43 milhões
- Língua oficial: Árabe e Inglês
- Fuso horário no Sudão: GMT +3
- Código telefónico internacional: +249
Fronteiras terrestres: Chade, Egito, Eritreia, Etiópia, Líbia, República Centro-Africana, Sudão do Sul
Melhor época para viajar para o Sudão
A melhor altura para viajar no Sudão é no inverno, entre novembro e fevereiro, quando a temperatura é perfeita e os céus estão azuis e limpos. Em novembro decorre em Cartum o Festival de Cinema Europeu. Vale a pena, também, a corrida de camelos organizada em Kassala e que tem anualmente lugar entre os meses de setembro e outubro.
Como chegar
Veja como comprar voos baratos para o Sudão ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.
Seguro para viajar no Sudão
Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para o Sudão.
Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)
O que visitar no Sudão
Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem no Sudão.
- (sem destinos até ao momento)
Alugar carro no Sudão
Caso necessite de alugar um carro no Sudão, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.
Pesquisar carros para alugar no Sudão
Dinheiro
Moeda: Dinar Sudanês (SDG). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.
ATM: Existem algumas máquinas, mas só funcionam com as redes locais. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.
Cartões de crédito: Não são aceites nem nos hotéis, nem nos bancos.
Internet e dados móveis no Sudão
A forma mais prática de ter acesso à internet no Sudão é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).