Destino: Oceânia » Vanuatu

Vanuatu

Visitar Vanuatu: vulcão Yasur, Tanna
Vulcão Yasur em erupção na ilha de Tanna, Vanuatu

Vanuatu

Visitar Vanuatu é uma agradável surpresa, dado que o país apresenta uma incrível diversidade de paisagens, culturas e povos. Das praias imaculadas de Espírito Santo às origens do bunjee jumping na ilha Pentecostes, do cosmopolitismo da capital Port Vila, em Éfaté, aos povos indígenas de Tanna, passando pelo vulcão Yasur, pelas oportunidades de mergulhar e por ilhas belíssimas como Épiu ou Malekula, não faltam motivos para um roteiro de viagem a Vanuatu, um país verdadeiramente inspirador. Pena Vanuatu ser um destino caro, mesmo para os padrões pouco económicos do Pacífico Sul.

Pesquisar hotéis em VanuatuAlugar carro em VanuatuFazer seguro de viagem

Visitar Vanuatu: guia prático

Factos sobre Vanuatu

Bandeira de Vanuatu
  • Capital de Vanuatu: Port Vila
  • População: 307 mil
  • Língua oficial: Bislame, Inglês e Francês
  • Fuso horário: GMT +11
  • Código telefónico internacional: +678
  • Fronteiras terrestres: não tem

Melhor época para viajar para Vanuatu

E estação seca, que começa em maio e vai até outubro, revela o arquipélago de Vanuatu no seu melhor: há festivais e concursos, há festa nas praias. Para grandes caminhadas é melhor escolher os períodos mais “frescos”, entre junho e agosto. A época das chuvas vai de novembro até abril e traz muita humidade, grandes chuvadas, altas temperaturas e muitos mosquitos. E, às vezes, ciclones (entre dezembro e março).

Como chegar

Veja como comprar voos baratos para Vanuatu ou pesquise diretamente no Skyscanner ou Google Flights. Para evitar problemas, compre sempre diretamente na companhia aérea - não use agências como a eDreams, Gotogate e similares. Fica a dica.

Seguro para viajar em Vanuatu

Não se esqueça de fazer um seguro de viagem - porque mais vale prevenir. Eu faço sempre na IATI porque, para mim, são os melhores seguros do mercado. Faça o seguro da IATI com 5% de desconto - mas, seja este ou outro, não viaje sem seguro. Pela sua saúde. E a opção de Cancelamento dá uma proteção extra para qualquer imprevisto antes de viajar para Vanuatu.

Fazer seguro na IATI (com 5% de desconto)

O que visitar em Vanuatu

Quanto ao turismo, entre férias tranquilas, viagens urbanas e de aventura, estes são alguns dos melhores destinos para incluir num roteiro de viagem em Vanuatu.

Alugar carro em Vanuatu

Caso necessite de alugar um carro em Vanuatu, use a DiscoverCars. É a empresa que utilizo atualmente para pesquisar carros e, para mim, é a melhor do mercado. Escolha a opção Full Coverage.

Pesquisar carros para alugar em Vanuatu

Dinheiro

  • Moeda: Vatu (VUV). Veja o câmbio atual no conversor de moedas.

  • ATM: Existem na capital, Port Vila, e em algumas cidades secundárias da turística ilha Efaté. Não é possível encontrá-los em todas as ilhas - em Tanna, por exemplo, não existem. Considere a utilização de um cartão Revolut ou cartão Wise para poupar dinheiro nas comissões bancárias.

  • Cartões de crédito: Podem ser usados em alguns hotéis na capital e para levantamentos em alguns bancos mas é comum serem cobradas taxas muito elevadas.

Internet e dados móveis em Vanuatu

A forma mais prática de ter acesso à internet em Vanuatu é comprar um eSIM da HolaFly, um cartão virtual que pode ativar mal aterre no destino com um QR Code. Evita a necessidade de comprar um cartão telefónico local no destino e tem dados móveis ilimitados. Note que os viajantes portugueses não precisam de um eSIM nas viagens dentro da União Europeia ou no Espaço Económico Europeu (Caraíbas Francesas, Reunião, Gibraltar, Noruega, Islândia e Liechtenstein).

Posts com roteiros e dicas para visitar Vanuatu

Património Mundial da UNESCO em Vanuatu

Património Mundial no Brasil. Lista de locais classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade no Brasil.
Ver artigo

Explosões de lava no vulcão Yasur em Tanna, Vanuatu

Ilha de Tanna, Vanuatu Desde há algum tempo que nomes como Ouagadougou, Tuvalu ou Vanuatu me despertam aquela curiosidade de viajante que impele a partir. Foi por isso natural incluir o arquipélago de Vanuatu no itinerário de uma volta ao mundo em família que passaria pela região do Pacífico Sul. Era a oportunidade perfeita para ...
Ver artigo

A “roupa da Natureza” dos meninos de Tanna (#54)

As meninas vestem saias de palha; os meninos e rapazes fazem como os pais e têm uma pequena bolsa a tapar a pilinha. Não há calças nem t-shirts, mas há ritmo, muito ritmo, e palmas a receber os visitantes que se aventuram nas não-estradas de Tanna para ver como ainda se vive nas aldeias tradicionais de Vanuatu. E, claro, o vulcão Yasur.
Ver artigo

Vida simples em casa de Albert, na ilha do Survivor (#53)

Em Lelepa, uma pequena ilha do arquipélago de Vanuatu, com apenas uma aldeia e menos de 500 habitantes, não há estradas nem carros, há pouca água e quase ninguém tem electricidade. Mas há uma comunidade que vive em partilha, e dá tudo do pouco que tem. Foi lá que passamos boa parte da primeira semana em Vanuatu.
Ver artigo